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Qual a relação entre o departamento de marketing e o departamento comercial?

Qual a relação entre o departamento de marketing e o departamento comercial?

Marketing é um meio muito emergente dentro do setor empresarial, o que implica diretamente no setor comercial de uma empresa, fazendo com que se tornem uma dupla poderosa no que diz respeito ao processo de vendas, principalmente, como a de um compressor de ar pistão. Sendo assim, esses setores estão intrinsecamente ligados, afinal, ambos colaboram para esse crescimento mútuo. 

Diante disso, evidencia-se a necessidade desses dois departamentos estarem sempre em conexão e concordância de ideias, pois faz com que a divulgação destes possa ser muito mais proveitosa, levando em consideração todo o processo de vendas de uma empresa. Além disso, com a junção desses dois departamentos, fica muito mais fácil a conversão de leads qualificados.

Dessa maneira, fica claro que esses departamentos devem ser focados tanto na captação quanto na conversão de clientes, a fim de garantir uma boa performance de mercado, promovendo um mercado mais fértil para que a sua empresa possa criar raízes no meio do empreendedorismo. Quer saber mais sobre essa dupla poderosa? Prossiga com a leitura.

O que faz o departamento de marketing?

Sendo responsável por uma das técnicas que mais tem tomado conta do mercado atual, o departamento de marketing faz com que seja possível para uma empresa de compressor de ar odontológico, por exemplo, tenha um excelente desenvolvimento com o seu público de interesse, promovendo uma vontade de consumir genuína e que vá trazer bons resultados. 

Ainda assim, é um setor que tem uma roupagem diferenciada e que vai trabalhar com técnicas voltadas, principalmente, para a persuasão e atração do cliente para o produto, o que indica que  uma campanha de marketing vai fazer uma ponte direta com uma comunicação mais direcionada para o seu grupo de interesse.

O que faz o departamento comercial?

O departamento comercial vai fazer com que seja possível ter uma relação melhor com o usuário, a fim de proporcionar um meio mais agradável para que ele possa voltar a consumir com a sua empresa e também que ele possa ter um pós-venda excelente. 

Esse setor vai tentar entender as necessidades de mercado que esse usuário precisa e, assim, repassar isso para a equipe de marketing – transformando esses dados em campanhas direcionadas para esse público-alvo. Além disso, esse setor tem uma função essencial para a prospecção de clientes, incluindo o pós-venda.

Por onde devo começar: Comercial ou Marketing? 

Essa pergunta é muito frequente, ainda mais em PME’s (Pequenas e Médias empresas), pois estão começando seu negócio e, normalmente, o dinheiro é mais restrito. Assim, saber como administrar de forma eficiente esse valor que está sendo direcionado é importantíssimo para o crescimento do seu empreendimento. 

Para que uma empresa tenha sucesso, é necessário saber como ela é vista no mercado, se os seus serviços e produtos estão sendo direcionados para os clientes corretos, e, se sim, saber quanto de retorno recebe; tanto positivo quanto negativo. Então, é aí que entra a área de marketing.

Marketing: custo ou investimento? 

O marketing é considerado uma área administrativa da empresa, ou seja, seus gastos não estão diretamente ligados ao produto ou serviço ofertado pela mesma. Sendo assim, o marketing para as empresas não é considerado um custo, mas sim um investimento para o seu comércio.

Cada dia mais, as empresas estão vendo a grande importância e necessidade de uma equipe de marketing bem qualificada e engajada, pois através dela que o negócio será cada vez mais reconhecido no mercado. Sendo assim, um grande benefício para as empresas. Por isso, investir em treinamentos e cursos é muito importante, pois assim a equipe e o seu empreendimento crescem. 

União indispensável

Para garantir que uma mangueira de incêndio, por exemplo, possa ter uma boa atuação de mercado, cabe ao departamento de marketing cuidar para que ela tenha uma boa atuação no seu segmento e fazer com que os clientes entendam que aquela mangueira não é apenas um produto, mas uma experiência inovadora de mercado. 

Para o departamento comercial, fica incubida a missão de entender e verificar como aquele produtos foi recebido pelo usuário, além de garantir que ele possa ter um bom desempenho para ele. Além disso, cuida para que aquele cliente possa se sentir bem atendido e voltar a consumir, de preferência, indicar a sua empresa para outras pessoas. 

Sendo assim, a relação desses departamentos deve ser essencial, fazendo com que seja possível ter um bom relacionamento com o cliente e ter uma boa atuação no mercado, proporcionando excelentes resultados para o seu negócio. 

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

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