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Qual a diferença entre vendas inbound e outbound?

Qual a diferença entre vendas inbound e outbound?

As constantes mudanças e evoluções no segmento da tecnologia têm desempenhado papel fundamental nas mudanças também do comportamento dos consumidores e por isso que empresas de todos os portes e segmentos estão buscando cada vez mais alternativas para se adaptarem aos cenários.

Quando se fala em vendas, há duas formas distintas de agir que surgiram justamente das evoluções que o próprio marketing sofreu ao longo do tempo. Elas são: Inbound e Outbound.

Se você nunca ouviu falar nessas nomenclaturas, fique tranquilo pois muito provavelmente você já teve contato com elas de forma prática. Elaboramos este artigo justamente para que você possa compreender as principais diferenças entre as duas estratégias.

Outbound

Sem sombra de dúvidas uma das formas mais antigas de se realizar vendas é uma estratégia outbound. A famosa venda porta a porta, onde o vendedor vai até a residência das pessoas para oferecer qualquer tipo de produto, como detergente concentrado, é um ótimo exemplo de venda outbound.

Ou seja, essa estratégia consiste em abordar as pessoas independente de terem demonstrado algum interesse pelo seu produto ou serviço. É uma venda ativa e se trouxermos para a realidade do mundo atual, corresponderia a uma oferta feita para um público considerado frio.

Muitas empresas de telefonia e internet usam essa estratégia ao realizar ligações e oferecer seus serviços e como você já deve ter concluído, de modo geral, se não for bem planejada e executada esse tipo de abordagem pode custar muito caro e não gerar resultados positivos.

Isso acontece porque a maioria das pessoas não gosta de ser contactada para ouvir falar de laudo avcb um serviço pelo qual não tem interesse e não está procurando naquele momento.

Inbound

No inbound a estratégia utilizada é exatamente o inverso e consiste em criar conteúdos que gerem interesse no consumidor para fazer com que ele busque sua empresa pelos seus produtos ou serviços de forma ativa.

Neste caso, os clientes para os quais serão apresentadas as ofertas são leads qualificados, pois já demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço de alguma forma.

Um exemplo disso é uma empresa que atua no segmento de manutenção de bomba centrífuga, e utiliza a base de contatos cadastrados no site para realizar ações de vendas. Afinal, se a pessoa se cadastrou no site da empresa, significa que ela tem algum nível de interesse no seu serviço.

Vantagens e desvantagens

Cada uma das estratégias apresenta seus pontos positivos e negativos e é importante salientar que elas podem funcionar muito bem se utilizadas de forma complementar, afinal, o outbound pode não ser a melhor estratégia para de fato realizar vendas, porém pode trazer resultados muito positivos na captação de leads.

Isso significa que ao utilizar outbound com o objetivo de fazer as pessoas conhecerem sua empresa e as soluções que ela oferece tende a ser muito mais eficiente do que para finalizar vendas, afinal, é um contato frio, não está interessado, pelo menos não ainda.

Por outro lado, utilizar a estratégia de inbound implica no investimento de tempo e recursos para se criar conteúdos que atraiam a atenção dos potenciais consumidores gerando neles o interesse de seguir acompanhando sua empresa até o ponto em que de fato realizam uma compra.

Porém é exatamente este investimento que torna as vendas por inbound mais assertivas e por consequência com melhores resultados.

O mais importante, agora que você entende as diferenças, é avaliar o seu modelo de negócio e identificar de que forma pode incluir estas estratégias nas rotinas da empresa para potencializar as vendas.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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