Você sabe o que é o E-commerce, e quais são as vantagens de utilizar esse tipo de comércio para suas vendas?
O E-commerce, ou comércio eletrônico, refere-se a varejo e compras online, bem como transações eletrônicas. Vale lembrar que essas transações não envolvem somente a compra e venda do produto em si. É preciso considerar todas as etapas do processo como fornecedores, previsão de compras, gestão de estoque e muito mais. E esse tipo de comércio vem ganhando cada vez mais espaço..
-Como funciona um e-commerce?
Temos basicamente 4 fases:
- O marketing
- A exposição dos produtos;
- O pagamento;
- A entrega dos produtos;
–Tipos de e-commerce:
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Business to business (B2B):
A relação nessa configuração de E-commerce acontece entre corporações. Sendo assim, existe a venda de insumos de uma empresa para a outra. Algumas empresas que se encaixam nessa modalidade são: papelarias, loja de móveis para escritórios, equipamentos de proteção para construção etc.
Nesse tipo de e-commerce o volume de vendas e o faturamento tende a ser maior do que em outros modelos.
A desvantagem é que no B2B as exigências também são maiores como, por exemplo, rapidez na entrega, frete acessível, entre outras. E são essas exigências que garantem a satisfação desse tipo de cliente.
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Business to administration (B2A):
O modelo Business to Administration diz respeito a transações realizadas entre empresas e administração pública. É o caso de serviços fiscais, segurança social, serviços de empregos, documentos legais, registros etc.
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Business to consumer (B2C):
O modelo B2C – Business to Consumer – trabalha com a relação entre companhia e consumidor final. Hoje, esse é o modelo mais conhecido, pois os perfis que mais se encaixam nessa categoria são os varejistas como: loja de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos etc.
No Business to Consumer as lojas se diferenciam pelos preços competitivos, pensando que a decisão se dá de forma rápida, baseado na pesquisa de preços.
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Consumer to consumer (C2C):
Nessa configuração, o consumidor pode vender para outro consumidor, seja produtos ou serviços. É o caso de cozinheiros, freelancers, prestadores de serviço etc. São inúmeros marketplaces que disponibilizam ambiente para aqueles que procuram investir nesse modelo de negócio para ganhar uma renda extra.
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Consumer to business (C2B):
A relação dessa modalidade se dá entre o consumidor e as empresas, de maneira inversa ao B2C. Ou seja, é quando pessoas físicas fazem vendas para pessoas jurídicas. Esse modelo ainda é pouco explorado, mas tende a crescer em relação a sua praticidade e poucas exigências formais.
-Modalidades do e-commerce:
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M-Commerce: vendas a qualquer hora e em qualquer lugar
Mobile Commerce:é a transação comercial, ou venda online, que acontece por meio de dispositivos móveis como smartphone ou tablet.
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T-Commerce: do conforto de casa
Comércio de Televisão: utiliza a tecnologia junto à parte criativa de conteúdos de filmes, seriados e comerciais das mais variadas produções independentes e oferece uma nova forma de receitas financeiras para emissoras, serviços de streaming, marcas etc.
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S-Commerce: vitrine da rede social
Social Commerce: possibilita a integração da loja virtual às mídias sociais, permitindo a interação do usuário com o conteúdo que está sendo oferecido e quando um produto é compartilhado, a empresa ganha ainda mais visibilidade por meio de divulgações gratuitas.
E aí, já sabe se vale a pena para você? E em qual e-commerce você se encaixa?
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