Quem procura pelos serviços de hotelaria frequentemente espera uma estadia acima da média. Não basta apenas criar uma sensação de casa; o hotel que deseja fidelizar seus clientes e ganhar mais espaço no mercado precisa criar uma experiência surpreendente, para além do conforto de uma boa noite de sono.
Para tal, existem diversas opções de serviços e amenidades que podem ser utilizados no estabelecimento para uma boa experiência do consumidor. A combinação certa de serviços pode garantir o aumento no número de clientes e impactar diretamente na receita do estabelecimento.
O ideal é fazer uma pesquisa minuciosa, considerando os hábitos e o perfil dos seus clientes. Afinal, diferentes pessoas priorizam diferentes aspectos da sua estadia. Com essa pesquisa em mãos, vale considerar os seguintes serviços como base:
Reservas online
Na era digital, grande parte das atividades diárias como compras, trabalho e comunicação é realizada online. Para não ficar de fora e se adaptar às mudanças dos hábitos do consumidor, o hotel pode oferecer a opção de reservas online.
O serviço pode acelerar processos administrativos e criar uma facilidade cativante e chamativa para os clientes. Junto desse serviço também pode ser oferecido um atendimento de qualidade via WhatsApp e outros canais digitais de comunicação.
Itens de higiene e comida facilitada
Banho e alimentação são pilares da experiência do hóspede. Um banheiro limpo com layout confortável e toalhas limpas é o básico, mas a experiência pode ser potencializada pela oferta de banheiros full resource.
O conceito envolve a disponibilização de diversos itens de higiene pessoal como shampoo, cremes, barbeadores, cotonetes, preservativos e outros. O segredo está em construir kits voltados para amplas funções realizadas no banheiro, pensando a partir de um orçamento capaz de proporcionar a escolha de itens de qualidade. Neste serviço, a parceria com marcas conhecidas pode gerar credibilidade e sensação de tratamento VIP.
Da mesma maneira, um frigobar com ampla gama de alimentos disponíveis cria um conforto importantíssimo. Muitos hóspedes podem ter problemas em solicitar serviços e pedir alimentos. Ter uma série de bebidas, frutas e lanches à mão facilita o dia do hóspede e cria a sensação de cuidado personalizado.
Gestão de tempo
Muitas vezes, o hóspede pode ter problemas em fazer o check-in ou o check-out na hora estimada. Isso acontece principalmente quando a estadia faz parte de uma viagem de negócios. Para proporcionar conforto e ajudar o cliente a gerir melhor o seu tempo, o hotel pode desenvolver políticas internas que possibilitem a realização de early check-ins e late check-outs.
Mais ainda: os serviços de transfer podem fazer grande diferença. O transporte oferecido pelo hotel pode ser estabelecido a partir da parceria com locadoras de automóveis e facilita a vida de executivos e afins.
Da mesma maneira, espaços dedicados para a realização de atividades profissionais são muito valorizados. A elaboração de suítes com espaço home office ou de espaços compartilhados com máquinas próprias e internet de qualidade podem fazer grande diferença.
Toda estratégia, quando bem planejada, pode se tornar chave na busca pelo diferencial e pode, também, tornar o funcionamento do hotel ainda mais otimizado.
Se o estabelecimento procura, por exemplo, entender como economizar energia, a utilização de painéis solares se torna uma estratégia benéfica para o negócio e ainda contribui para um estabelecimento mais sustentável, aspecto que atrai muitos clientes.
Tudo depende do planejamento e da escolha correta de serviços e amenidades. E com uma boa execução, o resultado pode ser observado em pouco tempo.