Público alvo, ou público consumidor, são pessoas que se interessam ou podem vir a se interessar por produtos ou serviços ofertados pela sua empresa, fazendo com que a dinâmica de compra e venda seja direcionada para um grupo específico de possíveis clientes.
SEO (Search Engine Optimization), é uma estratégia de otimização de motores de busca que vai auxiliar no processo de ranqueamento de uma página a partir da busca por determinada palavra-chave. Isso ajuda no processo de organização de conteúdo e também quem é o público mais relevante para consumir um filtro prensa, por exemplo.
Vantagens do SEO
Elevação do número de acessos
O SEO é uma ferramenta do marketing digital que visa melhorar a entrega de conteúdo para pessoas que se interessem pelo assunto abordado, produtos, serviços e afins. Desta forma, esse mecanismo vai facilitar a relação entre usuário e plataforma, proporcionando que ele tenha um acesso mais rápido a conteúdos que vão conversar com o seu campo de interesse.
Posicionamento relevante
Com um bom número de acessos, fazer com que a relação de confiança entre usuário e vendedor seja estabelecida é um importante passo para fidelizar esse cliente. Quanto melhor posicionado o seu site for, mais relevante ele vai ser para os buscadores que estão procurando produtos ou serviços semelhantes ao seu.
Número de contatos e cadastros
Além de captar os melhores clientes, com o SEO é possível fazer com que mesmo aqueles que não possam oficializar a compra naquele momento, possam ter chance de obter novas chances de consumir e fidelizar este usuário por meio de cadastros ou ressalva de contatos em sua plataforma.
Por que apostar em um público-alvo?
Com o desenvolvimento de sites e outras plataformas, atingir pessoas que estejam procurando empresas de calibração, por exemplo, ficou mais fácil com a utilização da captação de um público específico que os motores de busca fazem com o auxílio dos algoritmos analisados dessas redes.
Mas por que investir em um público-alvo? Simples! A demanda por um produto faz com que empresas que produzam tenham mais aderência no mercado, fazendo com que essa plataforma tenha mais visitas por inúmeros motivos, como:
- Conteúdo de qualidade;
- Um posicionamento relevante;
- Confiabilidade;
- Boa comunicação;
- Estabelecimento de um bom relacionamento com o cliente;
- Produtos de qualidade.
Essas e outras vantagens são relativas a utilização do SEO quando se tem uma boa campanha voltada para um público específico, que demanda tempo e análises profundas de dados para o seu firmamento. Contudo, quando se vê a transparência dessas informações – semelhante a displays em acrílico -, fica mais fácil alavancar sua demanda de produção.
Por isso, saber como vender é importante, mas saber para quem vender encurta vários processos de estratégias de divulgação. As campanhas de marketing podem ser direcionadas com facilidade para um grupo consumidor, previamente interessado, e que, muito provavelmente, vão aderir aos produtos ofertados.
Dessa forma, a modernização das empresas deve ser voltada, também, para as estratégias de vendas, que com o auxílio do SEO e definição desse público-alvo, é cada vez mais necessária no ramo empresarial atualmente.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.