1. Caro Matheus, Entendi que o seu problema atual não consiste em ter uma loja física, mas sim ter um espaço para guardar as mercadorias para pronta entrega. Você está com um e-commerce a pouco tempo e a grande vantagem do e-commerce para quem está começando é que você não precisa investir tanto capitaLeia mais

    Caro Matheus,

    Entendi que o seu problema atual não consiste em ter uma loja física, mas sim ter um espaço para guardar as mercadorias para pronta entrega. Você está com um e-commerce a pouco tempo e a grande vantagem do e-commerce para quem está começando é que você não precisa investir tanto capital em um ponto físico.

    Pelo seu relato, entendo que você anuncia produtos, mas não possui em estoque, dependendo de importação, o que eleva o prazo de entrega do produto ao cliente, além dos riscos inerentes à todo processo de importação. No seu caso, o ideal é você ter um estoque para os produtos de maior giro, de maneira que consiga despachar e entregar para o cliente no menor prazo possível. Imagino que isso não seria um problema para ti porque mencionas que conhece bem o público e seus interesses.

    Eu não recomendaria investir inicialmente em uma loja física. Avalie essa possibilidade após 01 ou 02 anos de operação no e-commerce. Agora, talvez valha a pena pensar em ter um espaço na sua residência para estocar algumas mercadorias. Se não tiver espaço na sua casa, estude e analise a possibilidade de alugar uma sala comercial. Nesse caso a localização não faz muita diferença e você terá um custo fixo muito menor do que uma loja física. Atenção: dependendo do tipo de produto que vende esteja atento às normas de armazenagem e segurança!

    Se você não tiver capital para investir nesse estoque, pesquise linhas de capital de giro com as menores taxas e, se possível, com prazos de carência para pagamento inicial das parcelas. O colega Weverton te deu uma dica interessante que contém um mapeamento do Sebrae das linhas de crédito anunciadas pelas Instituições Financeiras no período da pandemia da Covid-19. Nesse documento você poderá comparar taxas, prazos entre outras condições.

    Recomendo que você não invista um valor alto no estoque. Procure investir um valor compatível com a capacidade de pagamento da empresa e com o giro do seu estoque. Se conseguir uma linha com prazo de carência, talvez você consiga vender todas as mercadorias antes de começar a pagar a dívida. Com isso poderá adquirir novas mercadorias e, quem sabe até pagar o 2º pedido à vista e ampliar o estoque.

    Esse “casamento” da gestão do estoque com o fluxo de caixa é fundamental no seu e-commerce. Caso sinta necessidade recomendo os cursos online abaixo do Sebrae que te darão mais conhecimento para fazer uma gestão eficaz.

    Mantendo o estoque em dia.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/mantendo-o-estoque-em-dia,12a0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Fluxo de caixa para pessoa jurídica.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/fluxo-de-caixa-para-pessoa-juridica,9770b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como controlar o fluxo de caixa.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-controlar-o-fluxo-de-caixa,45b0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Estratégia de vendas para comércio eletrônico.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/estrategias-de-vendas-para-comercio-eletronico,81d0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Espero ter ajudado! Abraços e bons negócios!

    Ver menos
  2. Olá Willian, Primeiro quero dizer que você não é o único empresário em dificuldades. Diversos empreendedores estão em situação semelhante ou pior do que a sua. A pandemia do coronavírus traz a perda de vidas e um impacto econômico cruel. A economia de diversos países está sentindo os efeitos e não éLeia mais

    Olá Willian,

    Primeiro quero dizer que você não é o único empresário em dificuldades. Diversos empreendedores estão em situação semelhante ou pior do que a sua. A pandemia do coronavírus traz a perda de vidas e um impacto econômico cruel. A economia de diversos países está sentindo os efeitos e não é diferente no Brasil.

    No seu caso, é recomendável negociar com o antigo dono uma solução que seja boa para ambos. Se você afirma que o negócio vinha tendo sucesso e você estava honrando a dívida, é admissível que o antigo dono entenda que devido a pandemia houve uma queda significativa de receitas do negócio e, em consequência, a perde de capacidade de pagamento da dívida.

    Nessa negociação, caso o antigo dono aceite adiar as parcelas de sua dívida, você precisa avaliar se o negócio terá condição de voltar a ter o faturamento anterior para honrar a dívida no futuro. Lembre-se que você terá parcelas acumuladas para pagar. Avalie bem as possibilidades. Talvez uma solução boa para ambos seja a dissolução do negócio. Você devolve a boate mediante a devolução pelo antigo dono do que já pagou.

    Recomendamos que você contrate um advogado para mediar essa negociação e formalizar os termos do acordo.

    Ver menos
  3. Olá Celso, Para solicitar um empréstimo você precisa buscar uma instituição financeira e abrir uma conta corrente em nome da empresa. Se você já possui conta corrente na pessoa jurídica (empresa) em algum banco, recomendamos que primeiro entre com contato com o Gerente de sua conta e veja quais linhLeia mais

    Olá Celso,

    Para solicitar um empréstimo você precisa buscar uma instituição financeira e abrir uma conta corrente em nome da empresa. Se você já possui conta corrente na pessoa jurídica (empresa) em algum banco, recomendamos que primeiro entre com contato com o Gerente de sua conta e veja quais linhas de crédito estão disponível no seu banco para seu perfil de cliente.

    Se você for MEI (Microempreendedor Individual), o portal do empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) tem o serviço denominado CREDMEI, onde você poderá contratar diversos produtos e serviços financeiros em bancos previamente credenciados na plataforma.

    O Sebrae firmou uma parceria recentemente com a Caixa Econômica Federal, onde os empreendedores poderão contar uma uma linha de crédito em condições especiais. Saiba mais em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/creditoassistido

    É importante destacar que o Sebrae não empresta recursos. Isso é competência das instituições financeiras, que são autorizadas pelo Banco Central. Mas o Sebrae pode ser um avalista da operação de crédito, como no caso da parceria firmada com a Caixa Econômica Federal.

    Ver menos
  4. Olá! De fato, as instituições financeiras costumam exigir um tempo mínimo de operação da empresa e relacionamento bancário de 12 meses. Entretanto, muitas instituições financeiras estão flexibilizando algumas regras durante esse período de pandemia. Sugiro que procure a instituição financeira com aLeia mais

    Olá!

    De fato, as instituições financeiras costumam exigir um tempo mínimo de operação da empresa e relacionamento bancário de 12 meses. Entretanto, muitas instituições financeiras estão flexibilizando algumas regras durante esse período de pandemia. Sugiro que procure a instituição financeira com a qual possui relacionamento bancário e verifique se existem linhas de crédito em condições diferenciadas. Se você tiver registro do faturamento da sua empresa desde quando iniciou, apresente ao banco e procure negociar com o gerente de sua conta.

    Esteja também atento ao que outras instituições financeiras oferecem, pois pode haver alguma linha que atenda a sua necessidade.

    O Sebrae preparou uma coletânea de linhas de crédito anunciadas pelas instituições financeiras para pequenos negócios. O documento está disponível para download em:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/principais-linhas-de-credito-para-enfrentar-a-crise,a1dcf72136c21710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Ver menos
  5. Olá Caio! Vi no seu perfil que você é de Bragança, Estado do Pará, certo? Creio que você saiba que o Fundo Esperança é um programa de microcrédito do governo do Pará, em parceria com o Banpará e o Sebrae/PA. Cabe ao Banpará operacionalizar a linha de crédito e ao Sebrae/PA realizar a orientação e asLeia mais

    Olá Caio!

    Vi no seu perfil que você é de Bragança, Estado do Pará, certo?

    Creio que você saiba que o Fundo Esperança é um programa de microcrédito do governo do Pará, em parceria com o Banpará e o Sebrae/PA. Cabe ao Banpará operacionalizar a linha de crédito e ao Sebrae/PA realizar a orientação e assessoria técnica em gestão para o melhor uso dos recursos por parte dos empreendedores.

    Em função do aumento recente da procura por empréstimos devido a crise, o Fundo atingiu o seu limite máximo de contratações.

    No site do Fundo (https://fundoesperanca.pa.gov.br/ ) há um telefone de contato: (91) 3289-7550. Recomendamos que você tente um contado com esse número para saber se haverá abertura para novas solicitações após realizadas as análise das que estão em fila de processamento.

    Ver menos
  6. Caro Ricardo, O Fundo Esperança é um programa de microcrédito do Governo do Estado do Pará, no qual o SEBRAE/PA atual na preparação e orientação técnica dos empreendedores. Os recursos e a linha de crédito é operacionalizada pelo Banpará. Comunicado no site do Programa https://fundoesperanca.pa.gov.Leia mais

    Caro Ricardo,

    O Fundo Esperança é um programa de microcrédito do Governo do Estado do Pará, no qual o SEBRAE/PA atual na preparação e orientação técnica dos empreendedores. Os recursos e a linha de crédito é operacionalizada pelo Banpará.

    Comunicado no site do Programa https://fundoesperanca.pa.gov.br/ informa que o Fundo atingiu o limite de solicitações devido à grande procura pelos empreendedores do Estado do Pará.

    Eles disponibilizaram o telefone (91) 3289-7550 para informações adicionais.

    Ver menos
  7. Resposta foi editada

    Olá Kátia! Vi no seu perfil que você é de Belém/PA. Imagino então que você saiba que o f undo esperança é um programa de microcrédito do governo do Pará. Em comunicado no site do fundo, consta que eles não estão mais aceitando novos pedidos em função do aumento da demanda e do limite de recursos doLeia mais

    Olá Kátia! Vi no seu perfil que você é de Belém/PA. Imagino então que você saiba que o f undo esperança é um programa de microcrédito do governo do Pará. Em comunicado no site do fundo, consta que eles não estão mais aceitando novos pedidos em função do aumento da demanda e do limite de recursos do Fundo para as operações de crédito. O comunicado no site diz ainda:

    “Todos receberão as ligações que fazem parte do processo de seleção. Mais de 100 especialistas estão escalados para fazer esse contato, o mais breve possível.” 

    Se na data do seu cadastro eles ainda estavam aceitando os pedidos, é bem provável que você seja contactada. No site deles há também um telefone de contato: (91) 3289-7550. Recomendamos que você tente um contado com esse número para saber se seu cadastro/pedido está na fila de análise.

    Outras informações em: https://fundoesperanca.pa.gov.br/

    Ver menos
  8. Olá, Está em estudo pelo governo oferecer linha de crédito em condições especiais para MEI e micro empresas. Na página específica do  portal Sebrae atualizamos as novidades e notícias mais relevantes sobre o assunto. Confira a seção "Finanças e acesso a crédito". www.sebrae.com.br/coronavírus EntretLeia mais

    Olá,

    Está em estudo pelo governo oferecer linha de crédito em condições especiais para MEI e micro empresas. Na página específica do  portal Sebrae atualizamos as novidades e notícias mais relevantes sobre o assunto. Confira a seção “Finanças e acesso a crédito”. http://www.sebrae.com.br/coronavírus

    Entretanto diversas instituições financeiras, independente de medidas do governo,  estão ajustando suas linhas de crédito ou criando linhas em condições especiais.

    Ver menos
  9. A medida anunciada pelo governo inclui as Pequenas Empresas com faturamento anual a partir de R$ 360 mil e será feita através de contrato específico entre as empresas e as instituições financeira. A empresa deve contatar a instituição financeira com a qual possui relacionamento bancário para fecharLeia mais

    A medida anunciada pelo governo inclui as Pequenas Empresas com faturamento anual a partir de R$ 360 mil e será feita através de contrato específico entre as empresas e as instituições financeira.

    A empresa deve contatar a instituição financeira com a qual possui relacionamento bancário para fechar o contrato de empréstimo. O dinheiro vai direto para a conta do funcionário. A empresa fica com a dívida da operação de empréstimo.

    É importante ressaltar que instituições financeiras estão adaptando seus processos internos para oferecer essa linha. Contate o gerente e procure saber quando essa linha de crédito estará operacional.

    Importante:

    • O dinheiro será exclusivo para folha de pagamento; 
    • A empresa terá 6 meses de carência e 36 meses para pagar o empréstimo; 
    • Os juros serão de 3,75% ao ano. 
    • As empresas que contratarem essa linha de crédito não poderão demitir funcionários pelo período de dois meses. 

     

     

    Ver menos