1. Olá, Babi! Obrigada pela sua mensagem! Primeiramente, parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo. É um passo corajoso e decisivo! Vou dividir minha resposta em duas partes: planejamento e estratégia para comércio online. A) SOBRE PLANEJAMENTO PARA SEU NEGÓCIO: Entendo que você já tem o espíLeia mais

    Olá, Babi! Obrigada pela sua mensagem!

    Primeiramente, parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo. É um passo corajoso e decisivo! Vou dividir minha resposta em duas partes: planejamento e estratégia para comércio online.

    A) SOBRE PLANEJAMENTO PARA SEU NEGÓCIO:

    Entendo que você já tem o espírito empreendedor desenvolvido, e precisa somente organizar a estrutura de seu negócio, desde o princípio. Para isso, é importante que você siga esses passos abaixo:

    1. Confirme seu perfil empreendedor e organize o Plano de Negócios

    Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando no link, você aprenderá a fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.

    2. Reúna informações sobre o negócio

    Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:

    • Mercado
    • Finanças
    • Marketing
    • Localização do empreendimento

    Para isso, saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.

    3. Organize-se

    A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. Ao conheçer o mercado você conseguirá construir o plano de negócios e definir estratégias para posicionar corretamente a sua empresa.

    4. Obtenha crédito

    Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Você terá auxílio com os seguintes tópicos:

    • Fornecedores e os prazos de pagamento.
    • Financiamentos e análise das necessidades.
    • Renegociação de pagamento de empréstimos.
    • Qual o melhor financiamento para o seu negócio.
    • Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito.

    5. Coloque a mão na massa

    A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Nessa página você encontrará informações e dicas sobre como registrar marcas e patentes e os seguintes materiais:

     

    B) SOBRE A LOJA VIRTUAL:

    Aqui nesse link você encontrará um conteúdo que te auxiliará a montar uma loja virtual de sucesso: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-planejamento-da-loja-virtual-de-sucesso,b57d55a4873c4410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Existem muitas formas de atuação de vendas na rede, que não precisam de um desenvolvimento próprio, como uma loja virtual que, em geral, pode ser mais custoso. Você pode optar por fazer uma loja no Facebook ou no Instagram, que já são plataformas que permitem o contato comercial com seus clientes. Adicionalmente a isso, você pode optar por estar em marketplaces já consagrados, ou fazer venda direta, por meio de WhatsApp, por exemplo.

    Acabamos de fazer um conteúdo sobre canais de vendas online, pensando exatamente nos pequenos de negócios de moda que antes não atuavam no mundo digital.

    Seguem os links para o conteúdo:

    Como vender no Instagram e WhatsApp

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/e-ai-vamos-falar-de-moda-como-vender-no-instagram-e-whatsapp,2e325c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como vender em marketplaces

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/e-ai-vamos-falar-de-moda-como-vender-online-atraves-de-marketplace,24425c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    Além desse conteúdo, em nosso Portal você terá acesso a mais de 100 cursos gratuitos online sobre o tema (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline). Deixo aqui algumas sugestões como primeiros passos:

    Planeje-se para o comércio eletrônico

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/planeje-se-para-o-comercio-eletronico,9d80b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como vender pela internet na crise do coronavírus

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-pela-internet-na-crise-do-coronavirus,344dd9b9ff251710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Estratégias de vendas para comércio eletrônico

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/estrategias-de-vendas-para-comercio-eletronico,81d0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Marketing Digital para Empreendedor

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-o-empreendedor,f870b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    Lembre-se de que o mundo digital é um novo mercado, que tem sua própria dinâmica. Estudar e planejar bem são essenciais para o sucesso do seu negócio!

    Conte com o Sebrae em sua caminhada por meio de nossos canais digitais (portal e redes sociais) e remoto (0800 570 0800)!

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  2. Olá, João Carlos! Obrigada pela sua mensagem! A sua atuação como empresário deve ser em duas frentes: redução de custos e garantia de vendas. Aproveite esse momento para revisitar as suas contas e priorize o que é urgente para a sobrevivência da empresa. Também não se esqueça de conhecer as medidasLeia mais

    Olá, João Carlos! Obrigada pela sua mensagem!

    A sua atuação como empresário deve ser em duas frentes: redução de custos e garantia de vendas. Aproveite esse momento para revisitar as suas contas e priorize o que é urgente para a sobrevivência da empresa. Também não se esqueça de conhecer as medidas de crédito e trabalhistas disponibilizadas pelo governo para os pequenos negócios nesse período de crise.

    Nesse link abaixo você encontrará a última versão da Coletânea de Linhas de Crédito para enfrentar a crise que o Sebrae preparou direcionado para os pequenos negócios. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/principais-linhas-de-credito-para-enfrentar-a-crise,a1dcf72136c21710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Além disso, há uma série de conteúdos em nosso portal, com cursos online gratuitos, dedicados ao combate à crise que o coronavírus nos impôs. Entre em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus

    Seguem algumas dicas de atuação:

    1. Esteja atento a possibilidades de acesso a mercados antes não percebidos.Verifique a possibilidade de dar descontos maiores para compras feitas durante esse período e com antecedência; procure empresas para fazer vendas corporativas; incentive o consumidor final a realizar “festas à fantasia” em casa, com seus filhos e filhas, movimente suas redes sociais. Faça uma pesquisa e um brainstorm amplos sobre oportunidades de uso de fantasias e adereços para que você consiga ampliar sua visão de mercado.
    2. Faça um planejamento de como você vai efetuar vendas de online. Você pode entrar na venda direta, conhecer os formatos de venda online e decidir qual será sua atuação. Assim como no varejo tradicional você precisa escolher um bom ponto para sua loja, também no mundo digital você precisa entender como se comportam as plataformas. Você vai optar por vendar via redes sociais? Estará também em marketplaces? Vai ter um site próprio que permita e-commerce ou vai atuar com redes sociais? Vou inserir aqui um link para nosso curso sobre vendas online para que você possa se familiarizar: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-pela-internet,d7e0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD
    3. Prepare-se para o pós-crise. Em algum momento, a crise vai passar e teremos que seguir com a reinvenção de nossos negócios, pois é provável que o mercado volte em etapas e com um consumidor com comportamentos mudados. Estar conectado com o propósito da sua empresa e com seu público é essencial nesse momento, para que você não se perca! Tenha um planejamento detalhado dessa atuação pós-crise.
    4. Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em diferentes canais online e remoto: redes sociais, Portal Sebrae e telefone 0800-570-0800. Estamos sempre disponíveis para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

    Abraços!

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  3. Olá, Diego! Obrigada pela sua mensagem! Consultamos nosso gestor da carteira de indústria no Sebrae CE, Ivan Moreira, e temos a seguinte listagem, feita em parceria com o Sindicato de indústrias têxteis  Empresas associadas Sindroupas - Confecções Masculinas  Deixo aqui também o contato do gestor, cLeia mais

    Olá, Diego! Obrigada pela sua mensagem!

    Consultamos nosso gestor da carteira de indústria no Sebrae CE, Ivan Moreira, e temos a seguinte listagem, feita em parceria com o Sindicato de indústrias têxteis  Empresas associadas Sindroupas – Confecções Masculinas 

    Deixo aqui também o contato do gestor, caso venha a ter novas dúvidas: joseivan@ce.sebrae.com.br

    Por fim, caso ainda tenha outras dúvidas, entre em contato conosco pelo Fale com Sebrae (chat pelo portal) ou pelo nossa Central de Relacionamento em 0800-570-0800 e saiba quais são as iniciativas disponíveis em sua localidade, que podem atender melhor seus desafios como empreendedor.

    Conte com o Sebrae em sua caminhada. Estamos disponíveis em redes sociais, portal e telefone, para acompanhar sua jornada de empreendedorismo!

    Abraços!

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  4. Resposta foi editada

    Olá, Heloisa! Obrigada pela sua mensagem! O sistema de franquias atrai diversos tipos de empreendedores, que vão desde os inexperientes que estão em busca de um negócio com menos risco. Até empresários arrojados e com vivência de mercado que querem diversificar a sua atuação e até mesmo tornar a suaLeia mais

    Olá, Heloisa! Obrigada pela sua mensagem!

    O sistema de franquias atrai diversos tipos de empreendedores, que vão desde os inexperientes que estão em busca de um negócio com menos risco. Até empresários arrojados e com vivência de mercado que querem diversificar a sua atuação e até mesmo tornar a sua empresa uma franqueadora.

    1- Escolha o segmento certo para você

    Não escolha a franquia no impulso, ou por que determinado segmento está em alta. Ter afinidade com o segmento que vai atuar facilita o aprendizado e aumenta a motivação. Além disso, tomar decisões conhecendo a preferência do público pode trazer mais chances de acerto na estratégia comercial.

    2- Converse com os franqueadores

    Pesquise, mande e-mails, ligue e saiba tudo sobre a franquia que você pretende escolher. Uma dica importante é conversar com outros franqueados e também conhecer todos os custos como: taxa de franquia, taxa de royalties e de publicidade.

    3- Conheça o mercado

    Faça uma análise do mercado que pretende atuar, conheça o público-alvo, qual a melhor localização e, principalmente, seus concorrentes.

    4- Avalie os riscos

    Por menor que seja, investir em franquias tem seus riscos, então esteja preparado para caso algo não saia como esperado. Avalie muito bem todas as clausulas do contrato, faça uma análise financeira profunda e veja se terá fôlego para fazer o investimento necessário para iniciar a operação, e também para se manter caso tenha algum problema.

    5- Dedique-se ao máximo

    Aquela velha máxima ainda persiste: “O olho do dono que engorda o gado”. Dedique-se integralmente ao seu negócio, esteja à frente das decisões e mantenha sua equipe motivada. Comporte-se como um líder.

     

    Especificamente sobre redes de consertos de roupas, elas são uma opção de franquia de baixo custo, mas é importante avaliar outros itens, além do custo da franquia, antes de iniciar seu empreendimento. Veja nosso conteúdo sobre quais passos seguir antes de abrir uma franquia: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-analisar-e-avaliar-antes-de-adquirir-uma-franquia,41cdf925817b3410VgnVCM2000003c74010aRCRD

    Essas redes normalmente oferecem serviços que contemplam desde a feitura de uma barra de calça até a transformação completa de uma peça em outra. Com a ajuda desses profissionais, é possível transformar calças em bolsas, camisetas em tops, short em saias e muito mais. Muitas franquias ainda recebem também encomendas de roupas sob medida ou trabalham com entregas expressas para quem precisa do serviço e não pode esperar.

    É importante que você faça um estudo sobre as franquias de costura disponíveis no mercado e avalie seus principais diferenciais e faixas de investimento. Nosso parceiro ABF (Associação Brasileira de Franchising) é a entidade setorial que congrega mais de 80% das franquias nacionais. Por meio de seu portal, você poderá conhecer franquias interessantes do segmento: https://www.abf.com.br

    A maioria dessas franquias exige o aluguel de um espaço físico para o que o cliente possa ir até a loja solicitar o serviço e, depois, fazer a retirada da sua peça, e isso deve ser considerado na hora de avaliar as despesas geradas pela franquia.

    O ideal nesse caso é que esse ponto comercial para uma franquia de costura seja em um local de grande circulação de pessoas e fácil de ser encontrado, como dentro de um shopping ou em uma grande avenida.

    Há também franquias que oferecem a possibilidade do franqueado trabalhar em regime home office. Nessa modalidade, ele realiza o trabalho em um pequeno espaço em casa e pode receber e despachar as peças por correio ou pessoalmente com o consumidor. Aqui, o investimento em estrutura pode ser menor, mas, por outro lado, o franqueado pode enfrentar mais dificuldade em divulgar seus serviços e ser encontrado pelo consumidor.

    O maquinário para operação é bem específico, e a maioria das franquias já oferecem a estrutura básica dentro do preço pago pelo franqueado. É muito importante saber quais são esses equipamentos e em que tipo de trabalhos eles podem ser empregados.

    Por fim, caso ainda tenha outras dúvidas, entre em contato conosco pelo Fale com Sebrae (chat pelo portal) ou pelo nossa Central de Relacionamento em 0800-570-0800 e saiba quais são as iniciativas disponíveis em sua localidade, que podem atender melhor seus desafios como empreendedora.

    Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em redes sociais, portal e telefone, para acompanhar sua jornada de empreendedorismo!

    Abraços!

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  5. Resposta foi editada

    Olá, Kátia! Obrigada pela sua mensagem. Não há uma medida do Governo Federal específica para empresas de representação comercial têxtil. Há uma série de iniciativas lançadas pelos Governos Federal e estaduais, que vão ao encontro do combate à crise econômica imposta pela pandemia. Em nosso portal htLeia mais

    Olá, Kátia! Obrigada pela sua mensagem.

    Não há uma medida do Governo Federal específica para empresas de representação comercial têxtil. Há uma série de iniciativas lançadas pelos Governos Federal e estaduais, que vão ao encontro do combate à crise econômica imposta pela pandemia.

    Em nosso portal https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus temos uma seleção de conteúdos específicos sobre esse momento difícil que estamos passando, com as variadas frentes de combate como: manutenção do emprego, prorrogação de pagamento de impostos, acesso a crédito, etc. Existem conteúdos extensos e bastante didáticos sobre cada uma das medidas lançadas e sancionadas pelo Governo Federal.

    Para medidas estaduais e municipais, é importante que você busque informações diretamente com o Sebrae de sua localidade, por meio do chat (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco) ou da Central de Relacionamento (0800-570-0800).

    Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em redes sociais, portal e telefone, para acompanhar sua jornada de empreendedorismo!

    Abraços!

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  6. Olá, Natália! Obrigada pela sua mensagem! Os modelos de sapatos para bebês e crianças seguem as tendências das passarelas e do mercado de moda geral. A preocupação vai além da qualidade do material usado e o conforto para os pés dos pequenos. Os pais querem seus filhos usando o que há de mais modernLeia mais

    Olá, Natália! Obrigada pela sua mensagem!

    Os modelos de sapatos para bebês e crianças seguem as tendências das passarelas e do mercado de moda geral. A preocupação vai além da qualidade do material usado e o conforto para os pés dos pequenos. Os pais querem seus filhos usando o que há de mais moderno e atual.

    Ao mesmo tempo, as tendências precisam se atentar às características do uso do calçado por parte do público infantil, e permitir toda sua movimentação e desenvolvimento livres.

    Como principais macrotendências para calçados temos:

    Outono-Inverno 2020: pelos sintéticos, lãs, nobuck e verniz são uns dos materiais em evidência. Detalhes de fivelas, pompons, tags e fechos diferenciados dão o toque especial. Estampas de animais estão de volta e padronagens como, xadrez e grafismos.

    Primavera-Verão 2020/2021: estampas florais, foco em cores vibrantes, tons cítricos, materiais como madeira e acrílico. Aposte também em itens metalizados, que prometem permanecer no cenário.

    É importante evitar calçados com salto, pois a criança ainda não está segura com a sua pisada. A estrutura óssea do pé só estará formada até, mais ou menos, 12 anos de idade para os meninos e 10 anos de idade para as meninas. A sola deve ser reta e firme o suficiente para conferir estabilidade na passada. Aumentar a altura do calcanhar pode provocar modificações permanentes no padrão de caminhar, e causar dano à estrutura física geral da criança.

    Aproveite e entre em contato conosco pelo Fale com Sebrae (chat pelo portal) ou pelo nossa Central de Relacionamento em 0800-570-0800 e saiba quais são as iniciativas disponíveis em sua localidade, que podem atender melhor seus desafios como empreendedora.

    Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em redes sociais, portal e telefone, para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

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  7. Olá, Elisa! Não sei se compreendi exatamente seu questionamento, mas se você está em busca de conhecer o consumidor apropriado para seu produtos, temos alguns conteúdos importantes em nosso portal que poderão te auxiliar. Entender o comportamento do consumidor e como adaptar o negócio podem garantirLeia mais

    Olá, Elisa!

    Não sei se compreendi exatamente seu questionamento, mas se você está em busca de conhecer o consumidor apropriado para seu produtos, temos alguns conteúdos importantes em nosso portal que poderão te auxiliar. Entender o comportamento do consumidor e como adaptar o negócio podem garantir destaque diante dos concorrentes!

    Veja Como entender consumidores e planejar estratégias mais inteligentes nesse link abaixo:

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/entenda-o-comportamento-dos-consumidores,4c73ce6326c0a410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Entre em contato conosco pelo Fale com Sebrae (chat pelo portal) ou pelo nosso 0800-570-0800 para entender quais são as iniciativas disponíveis em sua localidade, que podem atender melhor seu desafio. Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em redes sociais, portal e telefone, para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

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  8. Olá, Ana! Obrigada pela sua mensagem! No momento, as iniciativas e projetos do Sebrae não estão com atuação presencial e passam por uma adequação para formatos digitais em vários estados, devido à pandemia do coronavírus. Peço, por favor, que entre em contato conosco diretamente pelo 0800-570-0800 oLeia mais

    Olá, Ana! Obrigada pela sua mensagem!

    No momento, as iniciativas e projetos do Sebrae não estão com atuação presencial e passam por uma adequação para formatos digitais em vários estados, devido à pandemia do coronavírus.

    Peço, por favor, que entre em contato conosco diretamente pelo 0800-570-0800 ou pelo chat, via nosso Portal http://www.sebrae.com.br  (clique em “Fale com o Sebrae”), para que possamos encaminhá-la ao Sebrae do seu estado e informá-la dos produtos, projetos e soluções disponíveis para o seu segmento.

    Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos sempre disponíveis para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

    Abraços!

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  9. Olá, Silvania! Obrigada pela sua mensagem. É um momento novo para todo o cenário todos, inclusive para o consumidor. De pronto, temos o curso “Como Vender Mais e Melhor” que atende diretamente a seu anseio e compartilharei no link abaixo. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/comLeia mais

    Olá, Silvania! Obrigada pela sua mensagem.

    É um momento novo para todo o cenário todos, inclusive para o consumidor. De pronto, temos o curso “Como Vender Mais e Melhor” que atende diretamente a seu anseio e compartilharei no link abaixo.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-mais-e-melhor,cdb0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    A sua atuação como empresária deve ser em duas frentes: redução de custos e garantia de vendas. Aproveite esse momento para revisitar as suas contas e priorize o que é urgente para a sobrevivência da empresa. Também não se esqueça de conhecer as medidas de crédito e trabalhistas disponibilizadas pelo governo para os pequenos negócios nesse período de crise.

    1. Esteja atenta a possibilidades de acesso a mercados antes não percebidos. Verifique a possibilidade de dar descontos maiores para compras feitas durante esse período e com antecedência; procure empresas para fazer vendas corporativas; incentive o consumidor final a perceber seu produto como uma boa e acessível lembrança (toalhinhas de lavado, por exemplo). Faça uma pesquisa e um brainstorm amplos sobre oportunidades de uso de toalhas para que você consiga ampliar sua visão de mercado.
    2. Faça um planejamento de como você vai efetuar vendas de online. Você precisa conhecer os formatos de venda online e decidir qual será sua atuação. Assim como no varejo tradicional você precisa escolher um bom ponto para sua loja, também no mundo digital você precisa entender como se comportam as plataformas. Você vai optar por vendar via redes sociais? Estará também em marketplaces? Vai ter um site próprio que permita e-commerce ou vai atuar com redes sociais? Vou inserir aqui um link para nosso curso sobre vendas online para que você possa se familiarizar: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-pela-internet,d7e0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD
    3. Prepare-se para o pós-crise. Em algum momento, a crise vai passar e teremos que seguir com a reinvenção de nossos negócios, pois é provável que o mercado volte em etapas e com um consumidor com comportamentos mudados. Estar conectada com o propósito da sua empresa e com seu público é essencial nesse momento, para que você não se perca! Tenha um planejamento detalhado dessa atuação pós-crise.
    4. Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em diferentes canais online e remoto: redes sociais, portal Sebrae e telefone 0800-570-0800. Estamos sempre disponíveis para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

    Abraços!

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  10. Olá! Obrigada pela sua mensagem! O Sebrae possui várias soluções para o MEI, que poderão ser acessadas em nosso portal! Você encontrará diversas informações que ajudarão aos Microempreendores Individuais (MEI) na gestão de seus negócios. Acesse ao link abaixo e conheça as soluções que preparamos parLeia mais

    Olá! Obrigada pela sua mensagem!

    O Sebrae possui várias soluções para o MEI, que poderão ser acessadas em nosso portal!

    Você encontrará diversas informações que ajudarão aos Microempreendores Individuais (MEI) na gestão de seus negócios. Acesse ao link abaixo e conheça as soluções que preparamos para você:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-que-e-ser-mei,e0ba13074c0a3410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Como uma das formas de combate à crise imposta pelo coronavírus, estamos com várias frentes de desenvolvimento de conteúdos, soluções, parcerias de acesso a mercados, publicação de pesquisas e boletins setoriais, etc., iniciativas essas que poderão ser acompanhadas diretamente pelo link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus

    Além dessas páginas com conteúdos diversos, temos também nossa página de cursos online gratuitos, que segue abaixo:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

    Alguns estados estão com consultorias online sendo ministradas. É importante que você entre em contato pelo Fale com Sebrae (chat pelo portal) ou pelo nosso 0800-570-0800 para entender quais são as iniciativas disponíveis em sua localidade.

    Por fim, conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em diferentes canais online e remoto: redes sociais, portal e telefone. Estamos sempre disponíveis para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

    Abraços!

     

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  11. Olá, Eliane! Obrigada pela sua mensagem! É um momento novo para todos, inclusive para o consumidor. De pronto, sua atuação como empresária deve ser em duas frentes: redução de custos e garantia de vendas. Aproveite esse momento para revisitar as suas contas e priorize o que é urgente para a sobrevivLeia mais

    Olá, Eliane! Obrigada pela sua mensagem!

    É um momento novo para todos, inclusive para o consumidor. De pronto, sua atuação como empresária deve ser em duas frentes: redução de custos e garantia de vendas. Aproveite esse momento para revisitar as suas contas e priorize o que é urgente para a sobrevivência da empresa. Também não se esqueça de conhecer as medidas de crédito e trabalhistas disponibilizadas pelo governo para os pequenos negócios nesse período de crise.

    Sobre a conversão do aluguel dos vestidos, você como empresária precisa entender o momento das pessoas e não insistir agressivamente em uma venda, pois pode gerar antipatia com sua marca. As pessoas estão menos abertas ao consumo não essencial, e com o cancelamento de muitos eventos, roupas de festa em geral foram incluídas nessa categoria. Ao mesmo tempo, não há porque ficar paralisada diante do cenário imposto, por isso, seguem algumas dicas:

    1. RELACIONE-SE COM SUA CLIENTE. Aposte no fortalecimento do relacionamento com sua clientela, e aproxime-se da necessidade delas. Isso será importante inclusive para que você possa fazer uma indicação mais assertiva do produto ideal para cada uma delas. Torna a sua venda bem mais segura!
    2. FAÇA USO INTENSIVO DAS REDES SOCIAIS, MAS COM INTELIGÊNCIA. Você pode se aproximar das clientes por meio das redes sociais. priorize principalmente o WhatsApp, pois permite contato direto e Instagram, pois é uma rede bastante visual, aderente com seu produto. Invista seu tempo conhecendo suas potenciais clientes, enviando dicas de conteúdos sobre qualquer coisa relacionada a casamento. O evento pode ter sido adiado, mas, com certeza, as pessoas ainda vão casar e sonho permanece bastante vivo na mente da noiva. Você não precisa encher suas clientes de mensagens, mas a máxima de “quem não é visto, não é lembrado” é real para qualquer relacionamento. Se você ainda tem uma atuação via redes sociais, é hora de você se inserir no mundo digital, pois essa modalidade de atuação não poderá ser ignorada no pós-pandemia. Além disso, uma atuação no mundo digital te permite realizar vendas para todo o Brasil, ampliando muito sua possibilidade de faturamento. Selecionei aqui dois cursos que poderão te auxiliar: ” Como vender pela internet na crise” e “Marketing Digital para Empreendedor”. São cursos rápidos e gratuitos, não se preocupe! Seguem os links abaixo:                             https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-pela-internet-na-crise-do-coronavirus,344dd9b9ff251710VgnVCM1000004c00210aRCRD           https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-o-empreendedor,f870b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD
    3. ESTEJA ATENTA A POSSIBILIDADES DE ACESSO A MERCADO ANTES NÃO PERCEBIDAS. Verifique também a possibilidade de dar descontos maiores para alugueis fechados durante esse período, e até avalie se seria interessante e viável para seu negócio fazer vouchers de valores menores, que possam ser compartilhados. Talvez a noiva não tenha condições de arcar sozinha com o valor do aluguel do sonhado vestido, mas compartilhando o valor, ela consegue realizar seu sonho, e você consegue aumentar seu ticket médio.
    4. PREPARE-SE PARA O PÓS-CRISE. Em algum momento, a crise vai passar e teremos que seguir com a reinvenção de nossos negócios, pois é provável que o mercado volte em etapas e com um consumidor com comportamentos mudados. Estar conectada com o propósito da sua empresa e com seu público é essencial nesse momento, para que você não se perca! Tenha um planejamento detalhado dessa atuação pós-crise.

    Esse também é um bom momento para você rever sua atuação e se capacitar como empresária, para que esteja ainda mais preparada quando a crise passar (ela vai passar!). Visite nossos conteúdos e nossos cursos online. Compartilho no link abaixo um de nossos cursos online campeões: “Como Vender Mais e Melhor” que atende também a seu anseio.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-mais-e-melhor,cdb0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Por fim, conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em diferentes canais online e remoto: redes sociais, portal e telefone. Estamos sempre disponíveis para acompanhar sua jornada de empreendedorismo.

    Abraços!

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  12. Olá, Elaine! Obrigada pela sua mensagem! Primeiramente, parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo. É um passo corajoso e decisivo! Vou dividir minha resposta em duas partes: planejamento e estratégia para comércio online. A) SOBRE PLANEJAMENTO PARA SEU NEGÓCIO: Entendo que você já tem o esLeia mais

    Olá, Elaine! Obrigada pela sua mensagem!

    Primeiramente, parabéns por optar pela jornada do empreendedorismo. É um passo corajoso e decisivo! Vou dividir minha resposta em duas partes: planejamento e estratégia para comércio online.

    A) SOBRE PLANEJAMENTO PARA SEU NEGÓCIO:

    Entendo que você já tem o espírito empreendedor desenvolvido, e precisa somente organizar a estrutura de seu negócio, desde o princípio. Para isso, é importante que você siga esses passos abaixo:

    1. Confirme seu perfil empreendedor e organize o Plano de Negócios

    Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Clicando no link, você aprenderá a fazer o documento, que serve como um mapa para sua empresa chegar ao sucesso.

    2. Reúna informações sobre o negócio

    Em seguida, você precisa coletar informações para dar subsídio consistente à criação da empresa, pesquisando dados sobre:

    • Mercado
    • Finanças
    • Marketing
    • Localização do empreendimento

    Para isso, saiba detalhadamente quais informações obter e como fazer o levantamento.

    3. Organize-se

    A quarta iniciativa é organizar as informações coletadas. Ao conheçer o mercadovocê conseguirá construir o plano de negócios e definir estratégias para posicionar corretamente a sua empresa.

    4. Obtenha crédito

    Para obter crédito, você pode precisar de dicas de gestão de dinheiro e de como conseguir auxílios financeiros para as suas necessidades profissionais. Você terá auxílio com os seguintes tópicos:

    • Fornecedores e os prazos de pagamento.
    • Financiamentos e análise das necessidades.
    • Renegociação de pagamento de empréstimos.
    • Qual o melhor financiamento para o seu negócio.
    • Que garantias a empresa deve apresentar para obter crédito.

    5. Coloque a mão na massa

    A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento. Nessa página você encontrará informações e dicas sobre como registrar marcas e patentes e os seguintes materiais:

     

    B) SOBRE A LOJA VIRTUAL:

    Existem muitas formas de atuação de vendas na rede, que não precisam de um desenvolvimento próprio, como uma loja virtual que, em geral, pode ser mais custoso. Você pode optar por fazer uma loja no Facebook ou no Instagram, que já são plataformas que permitem o contato comercial com seus clientes. Adicionalmente a isso, você pode optar por estar em marketplaces já consagrados, ou fazer venda direta, por meio de WhatsApp, por exemplo.

    Acabamos de fazer um conteúdo sobre canais de vendas online, pensando exatamente nos pequenos de negócios de moda que antes não atuavam no mundo digital.

    Seguem os links para o conteúdo:

    Como vender no Instagram e WhatsApp

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/e-ai-vamos-falar-de-moda-como-vender-no-instagram-e-whatsapp,2e325c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como vender em marketplaces

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/e-ai-vamos-falar-de-moda-como-vender-online-atraves-de-marketplace,24425c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    Além desse conteúdo, em nosso Portal você terá acesso a mais de 100 cursos gratuitos online sobre o tema (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline). Deixo aqui algumas sugestões como primeiros passos:

    Planeje-se para o comércio eletrônico

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/planeje-se-para-o-comercio-eletronico,9d80b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como vender pela internet na crise do coronavírus

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-vender-pela-internet-na-crise-do-coronavirus,344dd9b9ff251710VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Estratégias de vendas para comércio eletrônico

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/estrategias-de-vendas-para-comercio-eletronico,81d0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Marketing Digital para Empreendedor

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/marketing-digital-para-o-empreendedor,f870b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    Lembre-se de que o mundo digital é um novo mercado, que tem sua própria dinâmica. Estudar e planejar bem são essenciais para o sucesso do seu negócio! Conte com o Sebrae em sua caminhada por meio de nossos canais digitais (portal e redes sociais) e remoto (0800 570 0800).

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