1. Boa tarde Alessandra. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais. A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócioLeia mais

    Boa tarde Alessandra. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.

    A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

    1- Defina o objetivo da pesquisa

    O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

    2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

    São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

    3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa

    Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

    4- Elabore um roteiro básico de perguntas

    Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

    5- Elabore o questionário

    Inclua as perguntas já testadas e validadas.

    6- Aplique o questionário

    Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

    7- Reúna os resultados

    Depois de reunidos, analise as respostas.

    Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.

    Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.

    Curso gratuito Análise de negócio – pesquisa de mercado.

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  2. Boa tarde Andre, dê uma olhada nesses materiais do Sebrae sobre lucro líquido: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/BA/Anexos/Guia%20definitivo%20para%20tornar%20seu%20neg%c3%b3cio%20mais%20lucrativo.pdf https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/calculo-da-lucratividade-doLeia mais

  3. Resposta foi editada

    Boa tarde Flaviana, entre em contato com o Suporte da Caixa: 3004 1104- Capitais e regiões metropolitanas; 0800 726 0104​​​- Demais regiões; Suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outros; Para suporte empresarial e convênios, o atendimento oLeia mais

    Boa tarde Flaviana, entre em contato com o Suporte da Caixa:

    3004 1104- Capitais e regiões metropolitanas;

    0800 726 0104​​​- Demais regiões;

    Suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outros;

    Para suporte empresarial e convênios, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 22h e aos sábados de 07h às 13h, exceto em feriados nacionais;

    Para suporte a empresas, Estados e Municípios, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 20h, exceto em feriados nacionais;

    Para produtos disponíveis em horário integral como site da CAIXA, internet Banking, entre outros, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados;

    A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular.

    Faça uma reclamação junto à Ouvidoria da Caixa, por meio do site abaixo:

    http://fale-conosco.caixa.gov.br/wps/portal/faleconosco

    O segundo item que vai achar, ao baixar a tela será o campo “Reclamações”. Observe que há várias opções com os produtos e serviços. Acesse ao link do auxílio e veja se no conteúdo elaborado pela Caixa há alguma informação que lhe ajude. Se não houver, você vai no link “Registre sua reclamação” e exponha o problema que está enfrentando. Seja bem clara na explicação!

    Auxílio Emergencial: Calendários e outras informações;

    Aplicativo CAIXA Tem: Desbloqueio

    FGTS: Saque Emergencial e Saque Aniversário

    Pausa Habitacional: Informações sobre a pausa e canais de atendimento

    FIES: Pausa e Parcelamento

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  4. Boa tarde Ronaldo. Como MEI, os Cuteleiros terão assegurados os benefícios previdenciários, mantendo em dia suas obrigações como MEI (pagamento mensal do boleto DAS e declaração anual de faturamento DASN). Além disso podem contratar um funcionário registrado, prestar serviço a empresas emitindo notaLeia mais

    Boa tarde Ronaldo. Como MEI, os Cuteleiros terão assegurados os benefícios previdenciários, mantendo em dia suas obrigações como MEI (pagamento mensal do boleto DAS e declaração anual de faturamento DASN).
    Além disso podem contratar um funcionário registrado, prestar serviço a empresas emitindo nota fiscal e ter maior acesso a crédito. CNAE 2541-1/00.

    Quais as atividades permitidas no MEI?

    Fonte: https://www.dicasmei.com.br/profissoes/2541-1–fabricante-de-artigos-de-cutelaria-independente.html

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  5. Boa tarde Everton. As épocas de crises trazem muitas incertezas, mas também oportunidades. No entanto, o empreendedor deve ter em mente um plano de negócios bem elaborado, um estudo do mercado onde pretende atuar e o seu segmento de atuação. Se você tiver reservas suficientes para adquirir estoque eLeia mais

    Boa tarde Everton. As épocas de crises trazem muitas incertezas, mas também oportunidades. No entanto, o empreendedor deve ter em mente um plano de negócios bem elaborado, um estudo do mercado onde pretende atuar e o seu segmento de atuação.

    Se você tiver reservas suficientes para adquirir estoque e enfrentar um período de recuperação da economia que será um processo mais demorado, você terá boas chances de ter sucesso: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

    Importante também saber escolher seus fornecedores, pois terá  garantia de sempre ter produtos para seu estoque, bem como condições de compra mais adequada ao seu capital de giro: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/como-comprar-bem-e-de-bons-fornecedores,0101b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Já pensou em implementar um serviço de entrega no seu negócio? O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento, desde restaurantes até pet shops, passando por lavanderias e farmácias.

    Implemente um serviço de delivery na sua empresa para driblar a crise

    6 passos para abrir seu novo negócio.

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  6. Boa tarde Clovis, conheça as etapas de emissão da nota fiscal eletrônica: 1ª Etapa: Pedido de compra de mercadorias ou pagamento de serviços de transporte e comunicação; 2ª Etapa: Em seguida, efetua a venda e emita a nota com envio para a Secretaria da Fazenda do estado e Receita Federal; 3ª Etapa:Leia mais

    Boa tarde Clovis, conheça as etapas de emissão da nota fiscal eletrônica:

    1ª Etapa: Pedido de compra de mercadorias ou pagamento de serviços de transporte e comunicação;

    2ª Etapa: Em seguida, efetua a venda e emita a nota com envio para a Secretaria da Fazenda do estado e Receita Federal;

    3ª Etapa: Autenticação, validação e registro da transação pela Secretaria da Fazenda estado e Receita Federal;

    4ª Etapa: Envio automática da nota em formato .XML e o DANFE, documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica via internet ao vendedor da mercadoria ou serviços de transporte e comunicação;

    5ª Etapa: Nesta etapa, a mercadoria deve ser acompanhada do DANFE no deslocamento ou transporte;

    6ª Etapa: O cliente recebe o DANFE ou cupom fiscal no caso de mercadorias compradas em loja física e a Nota Fiscal Eletrônica por e-mail. Após o pagamento, no caso de transações virtuais, o cliente recebe a nota por e-mail, sendo a mercadoria encaminhada para entrega acompanhada do DANFE;

    7ª Etapa: A etapa final ocorre quando o vendedor das mercadorias ou serviços de transporte e comunicação emite os relatórios fiscais de fechamento de caixa. Mais informações estão disponíveis no Portal do Sebrae. 

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  7. Boa tarde Laiz, não obrigatório ter um CNPJ para criar uma loja virtual. Apesar de não ser obrigatório é recomendável ter um CNPJ, para poder comercializar os seus produtos, já que alguns fornecedores só vendem se o comprador tiver um CNPJ. Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/preciso-tLeia mais

    Boa tarde Laiz, não obrigatório ter um CNPJ para criar uma loja virtual. Apesar de não ser obrigatório é recomendável ter um CNPJ, para poder comercializar os seus produtos, já que alguns fornecedores só vendem se o comprador tiver um CNPJ.

    Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/preciso-ter-um-cnpj-para-abrir-uma-loja-virtual-como-faco/#:~:text=%C3%89%20obrigat%C3%B3rio%20ter%20um%20CNPJ,o%20comprador%20tiver%20um%20CNPJ.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/6-passos-para-a-formalizacao-do-mei,ee64d4361e3c8410VgnVCM2000003c74010aRCRD

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  8. Boa tarde Jana, você está se referindo à devolução de parcelas? Se sim, você deve devolver somente o que recebeu. Caso os problemas persistam, sugerimos que faça uma reclamação na Ouvidoria: https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    Boa tarde Jana, você está se referindo à devolução de parcelas? Se sim, você deve devolver somente o que recebeu. Caso os problemas persistam, sugerimos que faça uma reclamação na Ouvidoria:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

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  9. Boa tarde Jonas. Os microempreendedores individuais (MEI) relataram que ainda não tiveram acesso ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional, referente ao período de apuração do ano-calendário 2021. De acordo com informações do Comitê Gestor do Simples Nacional, isso acontece porque o programa gLeia mais

    Boa tarde Jonas. Os microempreendedores individuais (MEI) relataram que ainda não tiveram acesso ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional, referente ao período de apuração do ano-calendário 2021.

    De acordo com informações do Comitê Gestor do Simples Nacional, isso acontece porque o programa gerador do documento conhecido como PGMEI, está sendo ajustado para o cálculo da contribuição mensal do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O recolhimento precisa ser alterado visto que houve o reajuste no salário mínimo nacional estabelecido para 2021, que será de R$1.100. O novo valor está vigente desde o dia 1º de janeiro, razão pela qual o PGMEI não permitirá a emissão de DAS.

    A orientação é de que o MEI aguarde a conclusão do ajuste que deve ocorrer nos próximos dias. Vale lembrar que esse procedimento de atualização dos dados não atrasará o pagamento do DAS do período de apuração 01/2021, visto que seu vencimento acontecerá apenas no dia 22 de fevereiro.

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  10. Boa tarde Bianca. Sugerimos que entre em contato com a Caixa, pois somente ela poderá lhe explicar o que está havendo: 3004 1104- Capitais e regiões metropolitanas; 0800 726 0104​​​- Demais regiões; Suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outLeia mais

    Boa tarde Bianca. Sugerimos que entre em contato com a Caixa, pois somente ela poderá lhe explicar o que está havendo:

    3004 1104- Capitais e regiões metropolitanas;

    0800 726 0104​​​- Demais regiões;

    Suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outros;

    Para suporte empresarial e convênios, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 22h e aos sábados de 07h às 13h, exceto em feriados nacionais;

    Para suporte a empresas, Estados e Municípios, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 20h, exceto em feriados nacionais;

    Para produtos disponíveis em horário integral como site da CAIXA, internet Banking, entre outros, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados;

    A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular.

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  11. Boa tarde Kawany. Mesmo em tempos de crise, existem algumas técnicas básicas para driblar ou melhorar a tão temida escassez de novos alunos. 1. Reconquiste clientes antigos A primeira dica é trazer de volta os clientes antigos. Afinal, eles já demonstraram interesse e experimentaram os serviços da aLeia mais

    Boa tarde Kawany. Mesmo em tempos de crise, existem algumas técnicas básicas para driblar ou melhorar a tão temida escassez de novos alunos.

    1. Reconquiste clientes antigos

    A primeira dica é trazer de volta os clientes antigos. Afinal, eles já demonstraram interesse e experimentaram os serviços da academia, porém, por algum motivo, não renovaram o plano.

    A palavra de ordem desse tópico é: reconquiste-os! Prepare campanhas de remarketing e entre em contato com essas pessoas, de preferência via e-mail — para não parecer invasivo. Para aumentar o interesse do antigo aluno, você pode oferecer um desconto na matrícula ou acesso à alguma aula, por exemplo.

    2. Faça campanhas para amigos dos alunos

    Outra tática essencial para quem deseja aprender como atrair clientes em tempos de crise é incentivar os alunos atuais a chamar outros amigos para fazer parte da academia. Algumas sugestões são:
    descontos para grupos acima de uma determinada quantidade de pessoas, desconto ou brinde para quem indica um amigo — que converte a matrícula, Gympass para que clientes em potencial possam conhecer a academia.

    3. Alie-se ao Marketing Digital

    A eficiência do Marketing Digital, quando conta com estratégias bem desenvolvidas, é inegável. Afinal, trata-se de uma das maiores ferramentas de relacionamento com a possibilidade de segmentação ao público-alvo. Aposte nas redes sociais (Facebook e Instagram) e em blogposts com assuntos interessantes para a persona e invista em mídia — conforme o orçamento.

    Fonte: https://listenx.com.br/blog/gestao-de-academia-como-atrair-clientes-em-tempos-de-crise/

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  12. Boa tarde Hevila. Sugerimos que entre em contato com a Caixa, pois somente ela poderá lhe explicar o que está havendo: 3004 1104- Capitais e regiões metropolitanas; 0800 726 0104​​​- Demais regiões; Suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outLeia mais

    Boa tarde Hevila. Sugerimos que entre em contato com a Caixa, pois somente ela poderá lhe explicar o que está havendo:

    3004 1104- Capitais e regiões metropolitanas;

    0800 726 0104​​​- Demais regiões;

    Suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outros;

    Para suporte empresarial e convênios, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 22h e aos sábados de 07h às 13h, exceto em feriados nacionais;

    Para suporte a empresas, Estados e Municípios, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 20h, exceto em feriados nacionais;

    Para produtos disponíveis em horário integral como site da CAIXA, internet Banking, entre outros, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados;

    A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular.

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