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    Olá Kelmara, parabéns pela iniciativa de buscar informação, conhecimento sobre o empreendimento que você deseja abrir, esse é o primeiro passo! O Sebrae produziu cinco publicações sobre o Mercado de Açaí e Oportunidades de Negócios para o Mercado dos EUA. Os estudos contemplam as principais informaçLeia mais

    Olá Kelmara, parabéns pela iniciativa de buscar informação, conhecimento sobre o empreendimento que você deseja abrir, esse é o primeiro passo!

    O Sebrae produziu cinco publicações sobre o Mercado de Açaí e Oportunidades de Negócios para o Mercado dos EUA. Os estudos contemplam as principais informações sobre o mercado nacional bem como oportunidades de negócios nos EUA.

    As publicações estão segmentadas nos seguintes temas:

    1 – Boletim “Produto Nacional do Açaí” – aborda o quantitativo da produção nacional de açaí, principais regiões produtoras e perspectivas de crescimento deste setor.

    2 – Boletim “A superfruta e o perfil de consumidor nos EUA” – o destaque aqui é a superfruta açaí, por configurar oportunidade no mercado internacional para os segmentos de alimentos, bebidas e produtos do agronegócio brasileiro.

    3 – Boletim “Versões de produtos à base do Açaí”– apresenta a variedade de itens que compõem a cartela de produtos de açaí nos setores de alimentos, bebidas, cosméticos e fármacos tantos nos EUA quanto no Brasil.

    4 – Boletim “Potenciais Distribuidores para o Açaí” – aborda contas e informações de possíveis fornecedores distribuidores para o açaí brasileiro no mercado norte-americano.

    5 – Estudo Açaí – identifica as barreiras sanitárias e fitossanitárias estabelecidas pelos EUA na exportação do açaí brasileiro.

    Assim como o Açaí, os insumos vegetais apresentam várias restrições, barreiras, normas técnicas, etc. de acordo com o mercado alvo, nesse sentido é preciso conhecer as regras sanitárias de cada um no mercado americano.

    Para abertura de uma empresa nos Estados Unidos, nossa sugestão é entrar em contato com o Small Business Development Centers (SBDC) da Califórnia, onde eles poderão te orientar quanto as legislações e condições locais.

    A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.

    Pode contar conosco para montar seu plano de negócios, além disso você também pode utilizar o Sebrae Canvas que vai te orientar como desenvolver sua ideia de negócio.

    Conte com o SEBRAE para te ajudar nessa jornada!!

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  2. Resposta foi editada

    Olá Nil.... parabéns pela iniciativa de buscar conhecimento para iniciar seu negócio pautado na exportação. Existem muitas oportunidades em várias partes do mundo, mas que exigirão um planejamento adequado! A primeira tarefa de uma empresa que pretende se engajar no processo de exportação é refletirLeia mais

    Olá Nil…. parabéns pela iniciativa de buscar conhecimento para iniciar seu negócio pautado na exportação. Existem muitas oportunidades em várias partes do mundo, mas que exigirão um planejamento adequado!
    A primeira tarefa de uma empresa que pretende se engajar no processo de exportação é refletir sobre os possíveis resultados decorrentes da decisão de exportar.
    Nessa fase de planejamento é preciso ter respostas para as seguintes perguntas: Por que exportar? O que exportar? Como exportar? Para onde exportar?
    O ideal é que a exportação seja implementada pela empresa de forma sustentável e passe a fazer parte de seu planejamento estratégico e modelo de negócio. Por exemplo, basear seu projeto de exportação em situações conjunturais específicas (crise no mercado interno, câmbio favorável etc.) podem servir de estímulo, mas é preciso ter em mente que esses cenários podem mudar.
    Ao trabalhar um projeto de exportação a empresa deve:
    • conscientizar e envolver sua força de trabalho no processo, é importante que sejam realizados esforços para que a cultura exportadora seja incorporada à empresa visando um processo sustentável e de médio longo prazo.
    • conhecer o consumidor final do produto, nesse sentido conversar com o importador para conhecer melhor o país dele, Informações estatísticas, normas técnicas, tratamento tarifário, acordos comerciais que existem entre o Brasil e o país alvo, são exemplos de questionamentos que irão nortear sua decisão, além entender todas as certificações de adequação do produto para acessar aquele mercado.
    • dimensionar sua escala de produção, visando a demanda a ser atendida, observando os cuidados com embalagens e transportes
    • a questão do capital de giro também é muito importante porque as modalidades de pagamento e logística são mais complexas, o que aumenta o prazo do ciclo de produção, venda e recebimento do pagamento.
    • investir em operações de pós-venda uma vez as operações de comércio internacional podem precisar de assistência ao consumidor e são mais demoradas.
    O Café
    De acordo com a Norma de Qualidade Recomendável e Boas Práticas de Fabricação de Cafés Torrados em Grão e Cafés Torrados e Moídos, da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), cafés com qualidade recomendável são aqueles constituídos de cafés arábica puros ou combinados com robusta/conillon, que atendam aos requisitos de qualidade global e aspecto segmentação do Programa de Qualidade do Café (PQC). Os cafés podem ser torrados em grão ou torrados e moídos. A partir dos critérios previstos na norma, adotou-se a seguinte classificação conforme o tipo de café:
    • Tradicionais: qualidade recomendável para uso do Símbolo da Qualidade Tradicional Abic, constituídos de cafés arábica, robusta/conillon ou blendados, conforme o PQC.
    • Superiores: qualidade recomendável para uso do Símbolo da Qualidade Superior Abic, constituídos de cafés arábica ou blendados com café robusta/conillon, que atendam aos requisitos característicos e de qualidade global da bebida, conforme o PQC.
    • Gourmet: qualidade recomendável para uso do Símbolo da Qualidade Gourmet Abic, constituídos de café 100% arábica de origem única ou blendados, que atendam aos requisitos característicos e de qualidade global da bebida, conforme o PQC.
     Características Produto
    Para que os cafés façam parte da classificação proposta, é fundamental que a qualificação seja comprovada, desde a origem, com base na matéria-prima utilizada. Assim, aqueles com Qualidade Recomendável Geral (QRG) devem ser compostos por grãos de café de tipos variáveis e quantidade de defeitos variáveis conforme segmentação do PQC.
    Neste caso, deve-se adotar a classificação a seguir:
    • Tradicionais: são constituídos por grãos de café tipo 8 COB ou melhores, com máximo de 20% em peso de grãos com defeitos pretos, verdes e ardidos, admitindo-se a utilização de grãos de safras passadas de cafés verde-claros com qualquer bebida. Recomenda-se evitar a presença de grãos pretos-verdes ou fermentados.
    • Superiores: são formados por grãos de café tipo 6 COB ou melhores, com máximo de 10% em peso de grãos com defeitos pretos, verdes e ardidos, admitindo-se a utilização de grãos de safras passadas de cafés verde-claros com qualquer bebida. Recomenda-se evitar a presença de grãos pretos-verdes ou fermentados.
    • Gourmet: são os constituídos por grãos de café arábica tipo 2 a tipo 4 COB, com ausência de grãos com defeitos pretos, verdes e ardidos, pretos-verdes e fermentados.
    Conte com a ajuda do SEBRAE – Exportar: sua empresa também pode
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  3. Oi Cecilia, Primeiramente, um abatedouro de suínos necessita de instalações e equipamentos específicos que organizem a produção e que garantam a total higiene. Os órgãos de fiscalização sanitária realizam visitas aos abatedouros suínos para verificar se as normas vigentes estão sendo todas cumpridasLeia mais

    Oi Cecilia,

    Primeiramente, um abatedouro de suínos necessita de instalações e equipamentos específicos que organizem a produção e que garantam a total higiene. Os órgãos de fiscalização sanitária realizam visitas aos abatedouros suínos para verificar se as normas vigentes estão sendo todas cumpridas, então é de suma importância que esteja tudo nos conformes para evitar multas e assegurar a saúde das pessoas que irão consumir sua carne suína.

    O processo é composto por várias etapas:

    Recepção: Os porcos são transportados em caminhões até o abatedouro de suínos e através de rampas vão para os locais de recepção. É de suma importância o processo de inspeção dos animais, que devem estar separados por lote de acordo com a procedência, outro ponto importante é a questão do stress sofrido pelo animal que pode influenciar a qualidade da carne.

    Insensibilização: Existe a necessidade de se promover a inconsciência dos suínos antes do abate, no Brasil isso é geralmente feito através de choque elétrico de alta voltagem e baixa amperagem.

    Sangria – essa é uma etapa que precisa ser ágil. Após a insensibilização, o processo deve acontecer, em segundos, seccionando os grandes vasos ou por punção direta no coração com retirada do sangue para reaproveitamento.

    Escaldagem e Depilação: essa etapa é feita em tanques metálicos com renovação de água constantes, para facilitar a remoção de pelos, unhas, cascos e retirada de partes sujas do couro. A etapa de depilação, remoção dos pelos, é realizada em máquinas específicas, que provoca impacto com o couro dos suínos, fazendo a remoção dos pelos por atrito.

    Evisceração: A carcaça é aberta desde o pescoço até a região inguinal. É chamado de evisceração e a abertura deve acontecer com auxílio de utensílios cortantes, como uma faca. O objetivo é retirar as vísceras (órgãos) dos suínos.

    Corte, toalete, pesagem e refrigeração: A maneira ideal de serragem da carcaça é a forma longitudinal, após a retirada da cabeça. É serrada ao meio pela coluna vertebral para remover a medula. As carcaças são limpas com facas e encaminhadas para refrigeração com temperaturas ideais para que sejam conservadas.

    Por fim… é um processo que exige muitos cuidados, principalmente relacionados a sanidade, destinação de resíduos, etc. então procure ajuda profissional para pensar no modelo do seu negócio!

    Lembre-se que apesar do principal produto do suíno estar vinculado à alimentação, existem outros produtos como o couro que serve de insumo na indústria da moda e da decoração, gerando novas oportunidades de mercado.

    Conte com o SEBRAE para te ajudar!!

    http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Para%20sua%20empresa/Publicações/Suinocultura.pdf

    http://www.abcs.org.br/manual-de-cortes

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    MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa juLeia mais

    MEI significa Microeemprendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo. Quando você se cadastra como um, você passa a ter CNPJ, ou seja, tem facilidades com a abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.Você pode se registrar em uma ocupação principal e até 15 secundárias, o seu caso se enquadra como: PROFESSOR(A) PARTICULAR  INDEPENDENTE 8599-6/99

    Conte com o SEBRAE para te ajudar!!

     

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  5. Olá... Igualmente a qualquer outra empresa esta atividade possui custos significativos de operação. Em razão disso, o você deve buscar, constantemente, reduzi-los a fim de melhorar a eficácia do desempenho de suas atividades. Por exemplo: os custos variáveis, custos fixos e despesas comerciais. Se fLeia mais

    Olá…

    Igualmente a qualquer outra empresa esta atividade possui custos significativos de operação. Em razão disso, o você deve buscar, constantemente, reduzi-los a fim de melhorar a eficácia do desempenho de suas atividades. Por exemplo: os custos variáveis, custos fixos e despesas comerciais.

    Se faz necessário, em consequência da sua estrutura de custos, uma revisão conforme o seu Plano de Negócios, vendo onde é possível realzar ajustes de operação.

    Outro ponto é a agregação de valor, que por definição é incluir inovações e diferenciais visando o aumento das chances de o cliente escolher seus produtos e serviços em relação a outros concorrentes.

    Empresas de frete, para atender as necessidades dos clientes oferecem diversos tipos de entrega, mas os que conseguem agregar valor e diversificar suas áreas de atuação conseguem maior abrangência no mercado.

    Veja algumas dicas para agregar valor ao seu negócio:

    • Materiais lacrados: coloque-se no lugar do cliente, imagine ver suas coisas soltas dentro de um caminhão, é péssimo não acha? Agora imagine tudo organizado dentro de caixas, que podem ser de papelão ou retornáveis.
    • Embalagens anti-odor: Poucas embalagens deste tipo podem fazer a diferença para separar produtos de limpeza dos alimentos em mudanças residenciais ou comerciais.
    • Compartilhamento de clientes: Sabemos que é difícil encontrar dois clientes com mesmo destino, mas é uma possibilidade, se conseguir seus custos reduzem e seu lucro aumenta.
    • Veiculo limpo e motorista com uniforme: Isso é uma regra fundamental para toda empresa de transporte, independente do tamanho ou produto a ser transportado.
    • Superar as expectativas: Procure chegar no horário marcado, acondicione os produtos com segurança, seja profissional em todos os momentos desde a coleta até a descaga.

    O diferencial a ser oferecido e que irá agregar valor ao negócio é fator determinante na preferência do cliente, chegando ao ponto de o consumidor estar disposto a pagar mais pelo serviço, em relação aos oferecidos por outras empresas.

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  6. Oi Gabriela... Parabéns pela iniciativa de empreender!! Promover um alinhamento entre os seus colaboradores e as metas da sua empresa é fundamental para que os processos fluam de forma harmoniosa e os objetivos sejam alcançados. Se alguma engrenagem estiver fora do lugar, pode atrapalhar o processoLeia mais

    Oi Gabriela…

    Parabéns pela iniciativa de empreender!!

    Promover um alinhamento entre os seus colaboradores e as metas da sua empresa é fundamental para que os processos fluam de forma harmoniosa e os objetivos sejam alcançados. Se alguma engrenagem estiver fora do lugar, pode atrapalhar o processo todo.

    E para você poder orquestrar todo o trabalho feito dentro do seu empreendimento, criamos uma série de vídeos em que é possível saber mais sobre como alcançar o sucesso no mercado.

    Conta com o SEBRAE!!

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/organize-os-processos-da-sua-empresa-e-atinja-as-suas-metas,640c08cd17c90710VgnVCM1000004c00210aRCRD

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  7. Tatiana, Os APLs – Arranjos Produtivos Locais – são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico, exemplo: Apucarana/PR, que tem uma especialização em Bonés ou Teófilo Otoni/MG em Gemas e Jóias. As empresas dos APLs mantêm vínculos deLeia mais

    Tatiana,

    Os APLs – Arranjos Produtivos Locais – são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico, exemplo: Apucarana/PR, que tem uma especialização em Bonés ou Teófilo Otoni/MG em Gemas e Jóias.

    As empresas dos APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como Governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa, uma ve que a demanda aparece de forma organizada e setorial.

    Já a Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. Você consegue observar vários exemplos desse modelo de negócios no setor de Agronegócios, onde existe um grande números de cooperativas: Aurora Alimentos, Cocamar, etc.

    No site do SEBRAE (www.sebrae.com.br) você poderá ter acesso ao Termo de Referência de Arranjos Produtivos Locais e também a cartilhas sobre cooperativas.

    Conte conosco!

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  8. Resposta foi editada

    Prezada Gessica A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 9236/17, que estabelece o pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600,00, a pessoas de baixa renda, incluindo MEI. Terá direito ao benefício quem preencher TODAS essas condições: – ser maior de 18 anos de iLeia mais

    Prezada Gessica

    A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 9236/17, que estabelece o pagamento de um auxílio emergencial por três meses, no valor de R$ 600,00, a pessoas de baixa renda, incluindo MEI.

    Terá direito ao benefício quem preencher TODAS essas condições:

    – ser maior de 18 anos de idade;
    – não ter emprego formal;
    – não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família;
    – possuir renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total (tudo o que a família recebe) de até três salários mínimos (R$ 3.135,00); e
    – não ter recebido rendimentos tributáveis, no ano de 2018, acima de R$ 28.559,70.

    A pessoa candidata deverá também cumprir UMA dessas condições:
    – exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI); ou
    – ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS); ou
    – ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou
    – ter cumprido o requisito de renda média até 20 de março de 2020.

    O Projeto de Lei nº 9236/17 ainda terá que ser aprovado pelo Senado para poder valer.

    Fique ligado no Sebrae para se manter atualizado. Acesse: sebrae.com.br

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