1. Olá Camila. Tudo bem? Como prospectar clientes Saber prospectar clientes pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio. É muito difícil conseguir um grande volume de novos clientes, sem que seja feito um profundo estudo de mercado da sua empresa. É necessário saber quais são seus clientes, eLeia mais

    Olá Camila. Tudo bem?

    Como prospectar clientes

    Saber prospectar clientes pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio.

    É muito difícil conseguir um grande volume de novos clientes, sem que seja feito um profundo estudo de mercado da sua empresa. É necessário saber quais são seus clientes, e vender soluções para os problemas deles. Precisa-se buscar as necessidades do mercado. Tudo isso exige atitudes como comunicação entre a empresa e clientes, além de estratégias de marketing.

    Algumas empresas enviam mensagens para possíveis clientes de forma massiva. Acontece que se a mensagem não gerar vendas e não for canalizada para pessoas dispostas a comprar produtos e serviços, ela não resulta em um bom retorno.

    Sempre que possível, contrate profissionais do ramo, eles podem ajudar a conseguir boas estratégias para prospectar clientes. Leve em conta que as vendas mudam de acordo com o mercado, Mesmo em tempos de crise, algumas marcas continuam crescendo, mesmo atuando em um ramo momentaneamente desfavorável. Confira algumas dicas:

    Perfil

    Defina seu perfil de acordo com o que você oferece para seus clientes. É preciso planejar bem, para acertar o público alvo suscetível a comprar a sua mercadoria.

    Nesse perfil inclua as necessidades dos clientes e a maneira que você pretende agir para solucioná-las.

    Comece a agir

    Depois de detalhar características de sua empresa e aquilo que ela oferece, é hora de montar listas com dados de possíveis clientes. Para contatos de qualidade, você pode fazer a captação de leads. Um bom jeito de fazer isso, é oferecendo em troca promoções ou entrega de informações.

    Faça o planejamento pensando em estratégias, meios e abordagem com o cliente. Mande mensagens que sejam a cara da sua empresa e daquilo que ela fornece. Não adianta nada oferecer algo que não seja atrativo ou semelhante à imagem dos clientes que se deseja conquistar. É preciso traçar metas, objetivos e prazos para cada ação que for feita.

    Preze pela qualidade

    Sempre faça a inclusão de possíveis clientes pela qualidade deles e não pela quantidade. Ao atingir o grupo errado, a mensagem que poderia ser efetiva acaba virando apenas spam. Muitas empresas erram ao optar por direcionar seus esforços para todos os lados. Além de perder tempo com tal atitude, perde-se também o dinheiro que poderia estar sendo investido de forma correta.

    Crie personas

    Caso sinta-se perdido em relação aos clientes que deseja atingir, crie pelo menos 3 personas. Crie-as como se fossem 3 tipos ideais de clientes, mas com personalidades diferenciadas entre si. Por exemplo: Uma academia vai abrir e existem 3 tipos de clientes que ela deseja ter – um homem que busca ficar musculoso, uma mulher que quer perder peso e outra cliente fitness. Dê nomes para cada uma das personalidades, defina gênero, idade, objetivos e metas. Trace o trajeto do cliente até chegar no uso do serviço ou produto fornecido por sua empresa.

    O Sebrae, no seu curso Guia de Marketing para pequenos Negócios, ajuda você a criar as suas personas. Matricule-se gratuitamente.

    Não entre no piloto automático

    É preciso conhecer todos os produtos e serviços que sua empresa oferece. Ao fazer isso, alguns vendedores podem acabar agindo de modo automático, focando sempre no mesmo discurso.

    A emoção é um elemento crucial para que a venda seja efetuada. Por esse motivo, deve-se levar em consideração que cada cliente precisará satisfazer sua necessidade de modo diferente. Com um atendimento diferenciado, é possível prospectar cada vez mais clientes.

    Utilize sempre argumentos diferentes e não esqueça de detalhar os produtos ao invés de descrevê-los de maneira geral. Tenha cuidado com as descrições minuciosas, é nos detalhes que se faz toda a diferença.

    Não tenha medo de mudar

    A mudança é crucial quando se trata de produtos e serviços. Com novas notícias, informações e estilos de vida o cliente muda suas necessidades. O mercado precisa estar preparado pra supri-las.

    Por exemplo: uma empresa oferece cápsulas de óleo de coco para emagrecimento, um produto que foi visto como saudável por muito tempo. Mas depois de algumas pesquisas, o óleo não se mostra muito eficaz para esse fim. Ao mesmo tempo, cientistas mostram que o chá verde é um ótimo aliado à queima de gordura. Nesse caso, a empresa que vendia o óleo de coco pode começar a produzir cápsulas de chá verde para não cessar as vendas.

    Não pare de buscar clientes

    Além de fidelizar os compradores, é importante continuar criando clientes novos. Um número maior de vendas de uma empresa reflete diretamente no crescimento da mesma.

    Uma forma de conseguir novos contatos é utilizando a internet para fornecer conteúdos frequentes, aproximando o comprador e a empresa e atraindo mais pessoas interessada no ramo. Procure atingir também os clientes da concorrência e, conseguir novos contatos através daquelas pessoas que já compram com você.

    Participe de feiras, congresso, palestras e outros eventos relacionados à sua empresa, para ter visibilidade e atrair o público.

    Fidelize

    Algumas empresas costumam criar promoções variadas e muito atrativas para atrair novos clientes. O problema aparece elas esquecem de beneficiar aqueles que já compram a mais tempo. Não adianta nada ficar acolhendo novos compradores, se eles não voltarem a comprar.

    Além disso, precisa-se de muito menos recursos para fidelizar do que para conquistar um novo cliente. Assim, além de manter um bom fluxo de vendas, a fidelização ajuda na diminuição de custo.

    Mantenha os vendedores animados

    Os vendedores de uma empresa lidam diretamente com os clientes, são como a ponte do serviço e produto até o comprador. É preciso treinar toda a equipe para que possam fornecer um atendimento de qualidade. O maior motivo pra desistir de uma compra é ser mal atendido.

    Os vendedores devem saber as utilidades e características para tudo que é fornecido. Um sistema de bonificação pode ajudar a manter os funcionários motivados.

    Prospecção de clientes setor B2B

    A sigla “B2” vem do termo em inglês “business to business”. Trata-se de um tipo de negócio que envolve a venda entre duas empresas. Sendo assim, a comunicação é feita para vender para outra empresa e não necessariamente uma pessoa física.

    Boca a boca importa muito

    Se torne referência de mercado. Um dos maiores motivos encontrado no comércio B2B para uma venda ser efetuada é a indicação de outra empresa. Mesmo na era digital, o método boca a boca é uma ferramenta importante e eficaz. Cerca de 84% dos compradores levam em consideração a opinião de outros.

    Um serviço diferenciado agrega na experiência do consumidor. Para conseguir outras indicações, é preciso que tudo ocorra da forma correta e que haja destaque perante os concorrentes.

    Um comentário negativo costuma impactar muito mais do que os positivos. Um cliente não satisfeito pode afetar e fazer com que outras pessoas criem uma imagem negativa e deixem de comprar, mesmo sem conhecer a sua empresa.

    Tenha uma vantagem competitiva

    Analise qual o ponto mais forte de sua marca do ponto de vista dos seus clientes. Faça com que essa característica se sobressaia perante seus concorrentes, fazendo dela seu diferencial.

    A vantagem competitiva gera conteúdo para aproximar a empresa de seus possíveis compradores. É possível fazer até promoções com a característica em destaque. Foque no seu ponto forte e descubra maneiras de utilizá-lo.

    Use as redes sociais

    Engana-se quem pensa que as mídias sociais servem apenas para pessoas físicas. Marcas que negociam com outras marcas também precisam estar nas redes sociais. O mais recomendado nesse caso, é o uso Linkedin. Mas, isso não é uma regra, é preciso analisar em quais redes os seus clientes se encontram.

    Otimize seus perfis para que seus clientes possam encontra-lo de maneira fácil. Ofereça conteúdos gratuitos e relevantes que possam despertar a atenção dos seus clientes. Quanto mais eles interagirem com suas páginas, melhor para sua marca.

    Fale com o responsável

    Efetue uma excelente pesquisa de mercado para saber quais empresas podem se tornar seus clientes e ficarem na mira de estratégias e publicidade. Saiba exatamente quem é seu público alvo, para então se comunicar com eles.
    É preciso que esses clientes saibam da necessidade de obter aquilo que sua empresa vende. Deve-se fazer o contato diretamente com o responsável pela decisão de compra dentro da empresa. A melhor apresentação não resultará em compra se estiver falando com a pessoa errada.

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  2. Olá Gilson. Tudo bem? Aqui tem um pouco do processo produtivo de uma consultoria. O processo produtivo de uma empresa de prestação de serviços de consultoria virtual é bastante simples, principalmente pelo fato de os serviços serem ofertados na internet. O diferencial será dado pela característica dLeia mais

    Olá Gilson. Tudo bem?

    Aqui tem um pouco do processo produtivo de uma consultoria.

    O processo produtivo de uma empresa de prestação de serviços de consultoria virtual é bastante simples, principalmente pelo fato de os serviços serem ofertados na internet. O diferencial será dado pela característica do serviço contratado, se de longo prazo, se pontual, se apenas uma consulta específica.

    Para serviços mais complexos, de longa duração, a primeira ação é checar as solicitações e analisar, dando parecer sobre o escopo do trabalho e o esforço necessário para sua realização. Com base nessas informações, são elaborados os orçamentos e enviados aos clientes. Após negociações sobre preço e serviços,ocorre a contratação. A partir desse momento devem ser elaborados os contratos de prestação de serviços e iniciado o trabalho contratado. Após entrega e aceite formal do cliente, finaliza-se o serviço.

    No caso de serviços pontuais, com dúvidas específicas, a empresa pode disponibilizar serviços on-line, como “produtos de balcão” do tipo planilhas financeiras pré-elaboradas. Para tanto, poderão ser disponibilizados no próprio portal da empresa serviços de auto-atendimento, no qual o processo produtivo é automático. Há ainda a possibilidade de a empresa disponibilizar produtos do tipo banco de respostas sobre assuntos de gestão empresarial. Contudo, esses tipos de atuação deverão ser executados somente após estudo cuidadoso da sua viabilidade, pois há alto custo fixo com elaboração e manutenção do sítio na internet.

    Para ter mais informações acesse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-empresa-de-consultoria-virtual,ad197a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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  3. Olá, Marcos. Tudo bem? Para estes casos, a recomendação é contatar o Ministério da Cidadania a respeito de quaisquer problemas referentes à devolução do Auxílio Emergencial. Outra opção é  acessar o portal e-CAC da Receita Federal, acionar o chat, selecionar a  opção “Pagamentos, Parcelamentos e RegLeia mais

    Olá, Marcos. Tudo bem?

    Para estes casos, a recomendação é contatar o Ministério da Cidadania a respeito de quaisquer problemas referentes à devolução do Auxílio Emergencial. Outra opção é  acessar o portal e-CAC da Receita Federal, acionar o chat, selecionar a  opção “Pagamentos, Parcelamentos e Regularizações” e a sub-opção “Regularizar Débitos de Imposto de Renda (IRPF)”. Assim, um fiscal da receita poderá analisar a situação e prover retorno cabido.

    Fonte: UOL

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  4. Olá Marcos. Tudo bem? O primeiro passo para uma boa gestão financeira é a organização. Isso mesmo: você precisa ter os números de sua empresa registrados, anotando todo o dinheiro que entra e sai do caixa. É justamente aí que começa o planejamento financeiro do negócio. As planilhas são ótimos recurLeia mais

    Olá Marcos. Tudo bem?

    O primeiro passo para uma boa gestão financeira é a organização. Isso mesmo: você precisa ter os números de sua empresa registrados, anotando todo o dinheiro que entra e sai do caixa. É justamente aí que começa o planejamento financeiro do negócio.

    As planilhas são ótimos recursos para manter o controle e organização do negócio. O portal Sebrae oferece alguns modelos que podem ajudar a te guiar. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/advertising/planilhas-para-encarar-sua-gestao-sem-medo,85e44e64c093d510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    Como organizar as finanças do meu negócio

    A palavra de ordem aqui é:controle! Comece com o lançamento exato de todas as suas despesas, receitas, estoques e caixa no seu sistema informatizado de gestão. Se a sua empresa não dispõe de um sistema, não tem problema: anote todas as suas vendas, separe suas contas em pastasou use planilhas, o importante é registrar.

    Separe e anote também despesas fixas como água, luz, telefone, aluguel, entre outras, além do valor das suas retiradas mensais.

    Essa fase de organização engloba também separar as contas pessoais das contas da empresa. Só assim você conseguirá medir o que de fato sua empresa está gerando de custos e o quanto cada um, incluindo suas retiradas, representam na receita total.

    Controles financeiros

    Quanto vendi este mês? Quanto preciso comprar de produtos para repor o meu estoque? Quanto minha empresa está lucrando? Quanto vai sobrar no meu caixa no final do mês? Estas são algumas perguntas que o microempreendedor faz no seu dia a dia.

    Se, ao analisar os números do negócio, você perceber que suas receitas não estão cobrindo suas despesas, é hora de pensar em ações a serem tomadas. Preciso de outra estratégia de venda? Tenho que reduzir meu custo fixo? Estou separando minhas contas pessoais e as da minha empresa? Para onde está indo o dinheiro do meu negócio?

    Só quem faz um controle financeiro bem feito tem como saber se está tendo lucro ou prejuízo no negócio. E lembre-se: quem não tem controle do pouco não terá do muito. E se você quer que sua empresa cresça, cuide de controlar suas finanças.

    Existem várias ferramentas e processos que você pode lançar mão para fazer a gestão financeira do negócio.  São os chamados controles financeiros. Para quem é MEI, os controles mais recomendados são:

    Controle diário de caixa e bancos

    Essa ferramenta ajuda você a monitorar as entradas e saídas de dinheiro da empresa e a controlar os períodos em que esse fluxo acontece. Esse controle ajuda a evitar problemas comuns como, por exemplo, não ter dinheiro em caixa na hora de fazer algum pagamento.

    Já o controle bancário é o registro de todas as entradas e saídas de valores na conta bancária da empresa, permitindo o controle atualizado do seu saldo.

    Controle de contas a receber

    Possibilita que você identifique:

    • Montante dos valores a receber;
    • Clientes com atrasos nos pagamentos;
    • Como programar suas cobranças.

    Controle de contas a pagar

    Permite que você fique permanentemente informado sobre:

    • Contas vencidas e a vencer;
    • Como estabelecer prioridades de pagamento;
    • Montante dos valores a pagar.

    Fique atento! É por meio destes dois controles que você poderá perceber se está havendo um desencontro entre o prazo de pagamento dos fornecedores com os recebimentos dos clientes.

    Controle de estoque

    O estoque tem um papel importante para o sucesso do negócio, ainda mais em época de crise. Nesse momento de retração econômica, é preciso estar atento às mercadorias, para descobrir se haverá uma queda no giro do estoque e qual será o comportamento de compra dos clientes, para adaptar a empresa aos novos hábitos de compras das pessoas.

    Uma boa gestão de estoque passa por equilibrar compras, armazenagem e entregas, controlando as entradas e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria.

    Fluxo de caixa

    O fluxo de caixa é uma espécie de controle central das finanças de um negócio e principal instrumento na tomada de decisão. Esta ferramenta tem a finalidade de apurar o saldo disponível em seu negócio, para que haja sempre capital de giro na empresa.

    Ao elaborar um fluxo de caixa, você terá uma visão de futuro próximo, ou seja, uma ideia de como a situação financeira estará nos próximos dias, semanas ou meses.

    Em um fluxo de caixa devem estar registrados todos os recebimentos e todos os pagamentos previstos para o dia, a semana e até para o mês, caso essas compras e pagamentos sejam parcelados. Por ser um controle de longo prazo, o ideal é que você utilize pelo menos uma planilha, de onde será possível extrair relatórios que te ajudem na tomada de decisão.

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  5. Olá Scarleth. Tudo bem? Alguns passos importantes para definir seu público-alvo: 1. Conheça seu mercado Entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo para identificar seu público-alvo. E a pesquisa de mercado não envolve somente as características de um nicho, mas também fatoresLeia mais

    Olá Scarleth. Tudo bem?

    Alguns passos importantes para definir seu público-alvo:

    1. Conheça seu mercado

    Entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo para identificar seu público-alvo. E a pesquisa de mercado não envolve somente as características de um nicho, mas também fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa.

    E, além disso, é preciso pesquisar sobre seus concorrentes.

    Pesquise como a concorrência atua, como são seus produtos, os diferenciais, como é a forma de atendimento ao público, quais canais de comunicação utilizam, a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.

    Para analisar o mercado, comporte-se não só como empresa, mas também como consumidor. Você pode fazer experiências de compra nos concorrentes para identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, procurando por oportunidades não aproveitadas.

    2. Saiba qual é o problema que o seu negócio soluciona

    Toda empresa tem o objetivo de solucionar os problemas e as necessidades de seus clientes através de um produto ou um serviço. É por isso que as pessoas compram, certo? Então, pergunte-se:

    • Qual o problema que meu negócio promete resolver?
    • Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto resolve?

    3. Pesquise muito

    É nessa etapa que entram as pesquisas e coletas de dados. Elas são fundamentais para que você obtenha características precisas do seu público-alvo, pois trabalhar somente “no chute” e na dedução não funciona no marketing.

    Você pode fazer suas pesquisas através de questionários e formulários online. Use questões de múltipla escolha, escala de notas e “sim ou não” para tornar a sua pesquisa mais dinâmica e conseguir resultados mais eficientes.

    4- Segmente o público

    Entenda seu público a partir de alguns critérios como, demográficos, geográficos, geração, características psicológicas, estilo de vida, etc.

    5. Use algumas ferramentas digitais

    O Google Analytics é ótimo para cruzar dados com as pesquisas. Mas além dele, você pode usar também o Google Trends para visualizar o que está sendo mais pesquisado no momento e os dados demográficos sobre quem pesquisa esses assuntos.

    E a coisa não para por aí: o Google Think Insights também pode ser usado para analisar o seu público-alvo. Em primeiro lugar, é só selecionar a indústria que corresponde ao seu nicho e o país. Então, a ferramenta vai disponibilizar um gráfico que vai repensar suas campanhas de acordo com o perfil de seus clientes.

    Fontes: Dinamize e Insideout.

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  6. Olá Mel, tudo bem? O processo de abertura é o mesmo para empresas individuais e sociedades. Para dividir a sociedade, basta escolher o tipo societário na hora de abrir o CNPJ. No caso de vocês uma opção é a Sociedade Limitada, onde a participação de cada um pode ser acordado no Contrato Social da emLeia mais

    Olá Mel, tudo bem?

    O processo de abertura é o mesmo para empresas individuais e sociedades.

    Para dividir a sociedade, basta escolher o tipo societário na hora de abrir o CNPJ.

    No caso de vocês uma opção é a Sociedade Limitada, onde a participação de cada um pode ser acordado no Contrato Social da empresa.

    Ltda – Sociedade Empresária Limitada

    Como o nome já sugere, esse tipo de empresa deve conter dois ou mais sócios. Cada sócio se responsabiliza pela parte financeira e administrativa, de acordo com o capital investido, que é indicado no contrato social da empresa.

    A empresa possui um CNPJ no qual são vinculadas as dívidas que ela pode vir a ter, mas os bens dos sócios e patrimônio são atrelados a sua pessoa física, não tendo envolvimento uma questão financeira com a outra. Quanto maior a porcentagem na empresa, maior serão as responsabilidades, visto que ambos são proporcionais.

    Para saber mais sobre os tipos de formalização de uma empresa acesse: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/categorias-de-formalizacao-de-empresas,4a0dca91c761e610VgnVCM1000004c00210aRCRD

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