Scarleth Santos
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Como definir um público alvo para vendas online?

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Olá! Gostaria de ajuda em: Como definir o meu público alvo para venda de calçados online? Como fazer pesquisa de mercado em relação ao público sem ter recursos e uma região específica para montar meu negócio.

Nosso intuito é vender para todo Brasil.

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1 Resposta

  1. Olá Scarleth. Tudo bem?

    Alguns passos importantes para definir seu público-alvo:

    1. Conheça seu mercado

    Entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo para identificar seu público-alvo. E a pesquisa de mercado não envolve somente as características de um nicho, mas também fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa.

    E, além disso, é preciso pesquisar sobre seus concorrentes.

    Pesquise como a concorrência atua, como são seus produtos, os diferenciais, como é a forma de atendimento ao público, quais canais de comunicação utilizam, a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.

    Para analisar o mercado, comporte-se não só como empresa, mas também como consumidor. Você pode fazer experiências de compra nos concorrentes para identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, procurando por oportunidades não aproveitadas.

    2. Saiba qual é o problema que o seu negócio soluciona

    Toda empresa tem o objetivo de solucionar os problemas e as necessidades de seus clientes através de um produto ou um serviço. É por isso que as pessoas compram, certo? Então, pergunte-se:

    • Qual o problema que meu negócio promete resolver?
    • Qual o perfil das pessoas que possuem o problema que meu produto resolve?

    3. Pesquise muito

    É nessa etapa que entram as pesquisas e coletas de dados. Elas são fundamentais para que você obtenha características precisas do seu público-alvo, pois trabalhar somente “no chute” e na dedução não funciona no marketing.

    Você pode fazer suas pesquisas através de questionários e formulários online. Use questões de múltipla escolha, escala de notas e “sim ou não” para tornar a sua pesquisa mais dinâmica e conseguir resultados mais eficientes.

    4- Segmente o público

    Entenda seu público a partir de alguns critérios como, demográficos, geográficos, geração, características psicológicas, estilo de vida, etc.

    5. Use algumas ferramentas digitais

    O Google Analytics é ótimo para cruzar dados com as pesquisas. Mas além dele, você pode usar também o Google Trends para visualizar o que está sendo mais pesquisado no momento e os dados demográficos sobre quem pesquisa esses assuntos.

    E a coisa não para por aí: o Google Think Insights também pode ser usado para analisar o seu público-alvo. Em primeiro lugar, é só selecionar a indústria que corresponde ao seu nicho e o país. Então, a ferramenta vai disponibilizar um gráfico que vai repensar suas campanhas de acordo com o perfil de seus clientes.

    Fontes: Dinamize e Insideout.

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