1. Este é o fator de maior importância para o sucesso de qualquer empreendimento: o amplo conhecimento sobre a atividade escolhida, obtida através do contato direto com os mercados (fornecedores, concorrentes e consumidores), como também sobre as características específicas, operacionais e funcionais dLeia mais

    Este é o fator de maior importância para o sucesso de qualquer empreendimento: o amplo conhecimento sobre a atividade escolhida, obtida através do
    contato direto com os mercados (fornecedores, concorrentes e consumidores), como também sobre as características específicas, operacionais e funcionais do negócio.
    As informações podem ser colhidas pessoalmente
    com fornecedores, futuros concorrentes, ou ainda,
    pesquisando-se na Internet (em sites empresariais),
    na literatura, nos Escritórios Regionais, nos Postos
    de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE-SP,
    ou no site: http://www.sebraesp.com.br e na Casa do Contabilista de Ribeirão Preto.
    O importante é que esta procura não envolva apenas uma fonte, mas sempre
    um conjunto delas

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  2. Para calcular o prazo de retorno, o empreendedor deve inicialmente reconhecer o total do capital a ser investido. Assim, para obter o Capital Inicial, some o total de investimento realizado com o imobilizado (móveis, equipamentos, imóvel, etc.), capital de giro próprio ou de terceiros, os custos fixLeia mais

    Para calcular o prazo de retorno, o empreendedor deve inicialmente reconhecer o total do capital a ser investido. Assim, para obter o Capital Inicial, some
    o total de investimento realizado com o imobilizado (móveis, equipamentos,
    imóvel, etc.), capital de giro próprio ou de terceiros, os custos fixos e o estoque
    necessário para iniciar o negócio.
    Após isto, realiza-se a elaboração dos seguintes demonstrativos:
    1. O Demonstrativo de Resultados, para se conhecer o Lucro Líquido do
    futuro empreendimento.
    2. Fluxo de Caixa mensal, para no mínimo três anos (36 meses).
    Após obter as informações, é possível realizar os cálculos para a obtenção do retorno do investimento.
    Cálculo: dividir o investimento total, inclusive o capital
    de giro e o valor do estoque inicial, pelo lucro líquido
    mensal. O resultado desta divisão indica o retorno do
    investimento, porém, não considera a evolução do negócio ao longo do tempo.
    Existe uma máxima conhecida no mundo dos empreendimentos: “Um negócio
    lucrativo nem sempre é rentável”. Mas, o que isto quer dizer na verdade?

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  3. A concorrência pode ser definida de forma ampla como todas as empresas formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento. Portanto, para ser considerada concorrente, uma empresa precisa cumprir as duas condições: possuir produtos e serviços que atendaLeia mais

    A concorrência pode ser definida de forma ampla como todas as empresas
    formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento. Portanto, para ser considerada concorrente,
    uma empresa precisa cumprir as duas condições: possuir produtos e serviços
    que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e
    serviços são orientados e ter como foco o mesmo perfil de clientela.
    Uma empresa pode fabricar ou vender produtos muito parecidos com os seus
    e não ser um concorrente direto. Basta que ela posicione seus produtos para
    um público-alvo de outra faixa etária ou renda, por exemplo. Por outro lado,
    mesmo produtos e serviços muito distintos podem ser concorrentes, desde
    que atendam a mesma necessidade, por exemplo: restaurantes, lanchonetes
    e padarias, que em muitas situações oferecem opções diferentes de refeições
    para um mesmo tipo de clientes.
    Para identificar os concorrentes, é necessário realizar uma pesquisa de mercado que pode iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade. Em cidades
    ou bairros onde existam associações comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de empresas associadas, facilitando a busca
    pelos concorrentes. Porém, a forma mais segura de identificar a concorrência
    é uma detalhada visita ao local do empreendimento. Deve-se percorrer rua
    por rua da região, marcando a localização dos potenciais concorrentes. em um
    mapa que poderá ser usado depois para a escolha do ponto comercial, por
    exemplo, ou mesmo para a forma de atuação

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  4. Para analisar os concorrentes, o empresário deve avaliar os pontos fortes e fracos dos seguintes parâmetros: - Produto: qualidade, desempenho, embalagem, etc. - Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines, etc. - Preço: valor, formas de pagamento, prazos, financiamenLeia mais

    Para analisar os concorrentes, o empresário deve avaliar os pontos fortes e
    fracos dos seguintes parâmetros:
    – Produto: qualidade, desempenho, embalagem, etc.
    – Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines, etc.
    – Preço: valor, formas de pagamento, prazos,
    financiamento, etc.
    – Divulgação: intensidade, meios utilizados, freqüência, etc.
    – Força de vendas: quantidade e qualidade dos vendedores e pessoal de
    atendimento.
    – Logística: capacidade de armazenamento, distribuição, frota, etc.
    – Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado

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  5. Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer. Diferenciais competitivos somente têm valor,Leia mais

    Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior
    aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos
    que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.
    Diferenciais competitivos somente têm valor, quando o mercado consumidor
    percebe estas vantagens. Por isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa
    também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais desconhecidos, não
    aumentam as vendas

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  6. A resposta esperada, para esta pergunta, poderia ser: - O quanto antes melhor! Porém, na verdade, não existe um prazo de retorno ideal para um empreendimento. Existe sim um limite de aporte de capital por parte do empreendedor, que dependerá exclusivamente das suas possibilidades financeiras, ou deLeia mais

    A resposta esperada, para esta pergunta, poderia ser:
    – O quanto antes melhor!
    Porém, na verdade, não existe um prazo de retorno ideal para um empreendimento. Existe sim um limite de aporte de capital por parte do empreendedor,
    que dependerá exclusivamente das suas possibilidades financeiras, ou de um
    investidor, que poderá ser um sócio, ou outra pessoa ou instituição que acredita no potencial da futura empresa.
    Enquanto a empresa não conseguir obter um saldo suficiente para cobrir as
    despesas, ou se este valor for muito pequeno, o empreendedor terá que realizar constantes subsídios financeiros, o que poderá esgotar as suas reservas
    financeiras ao longo do tempo, afetando não somente o negócio, como também a sua vida pessoal.
    Portanto, mantenha total controle sobre o fluxo de caixa, pois este instrumento poderá avisar, com a antecedência necessária, as oscilações financeiras

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  7. Uma oportunidade de negócio existe quando a oferta de um produto ou serviço encontra-se com a necessidade ou desejo de alguém disposto a pagar por eles. Portanto, antes de tudo, o empreendedor deve estar convencido da ortante caracterizar a oportunidade através de uma imersão no mercado e nas caractLeia mais

    Uma oportunidade de negócio existe quando a oferta de um produto ou serviço encontra-se com a necessidade ou desejo de alguém disposto a pagar
    por eles. Portanto, antes de tudo, o empreendedor deve estar convencido da ortante caracterizar a oportunidade através de uma imersão no mercado e
    nas características do tipo de negócio que ele pretende desenvolver.
    Vamos exemplificar: um empreendedor teve a idéia de montar uma sorveteria
    em uma cidade do interior de São Paulo, principalmente porque percebeu
    que os dias de calor estão cada vez mais constantes, e que ele próprio gostava
    de um bom sorvete.
    Todavia, sabendo que seu sentimento pessoal não era suficiente para caracterizar a oportunidade, procurou, primeiramente, identificar na cidade os
    locais nos quais estavam localizadas as principais sorveterias. Para conseguir
    essas informações procurou diversas fontes e descobriu que em um bairro de
    grande densidade populacional e poder aquisitivo médio, não havia nenhuma sorveteria. Imaginou então que talvez fosse menos arriscado iniciar um
    novo negócio distante de concorrentes. Decidiu, então, concentrar sua ação
    de levantamento de informações do bairro. Todos os dias, ele se dirigia para
    lá e conversando com algum morador…. Em uma dessas conversas, conheceu
    um líder de uma associação de moradores, que facilitou o acesso do empreendedor a uma reunião, na qual ele pôde até distribuir um questionário de
    perguntas sobre a opinião das pessoas em relação ao negócio.
    O resultado: ele se convenceu de que sua idéia inicial significava um negócio
    em potencial. Podia então abrir a empresa? Não, ele sabia também que deveria
    verificar a viabilidade do negócio e que mesmo uma boa oportunidade, pode
    não ser viável. O plano de negócios é uma ferramenta interessante para esta
    análise.

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  8. A escolha de um bom ponto comercial é fundamental para o sucesso do seu negócio,sejam indústria, comércio ou serviço. Inicialmente, faça um bom planejamento do seu futuro negócio para saber que tipo de imóvel será necessário para a sua atividade. Negocie o valor do aluguel, data de pagamento, prazoLeia mais

    A escolha de um bom ponto comercial é fundamental para o sucesso do seu
    negócio,sejam indústria, comércio ou serviço.
    Inicialmente, faça um bom planejamento do seu futuro negócio para saber
    que tipo de imóvel será necessário para a sua atividade. Negocie o valor do
    aluguel, data de pagamento, prazo de locação e demais cláusulas com o locador, na forma e condições compatíveis com o empreendimento, considerando o tempo de retorno do investimento.

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  9. O empresário deve seguir os seguintes procedimentos, conforme instruções do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – www.inpi.gov.br: - Realizar o depósito da marca junto ao INPI, preenchendo os formulários oficiais, seguindo as normas e as regras da instituição, quanto aos valores dasLeia mais

    O empresário deve seguir os seguintes procedimentos, conforme instruções
    do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial – http://www.inpi.gov.br:
    – Realizar o depósito da marca junto ao INPI, preenchendo os formulários
    oficiais, seguindo as normas e as regras da instituição, quanto aos valores
    das taxas, datas e outras obrigações.
    – Aguardar o exame formal da marca.
    – Solicitar a publicação do pedido para manifestação.
    – Aguardar a publicação do deferimento do prazo para o pagamento da taxa.
    – Aguardar a concessão do registro pela entidade.

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  10. Ao admitir um empregado, o empregador deverá solicitar a entrega dos seguintes documentos: - Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS: deverá ser solicitada ao empregado para realização das anotações devidas e devolvida no prazo de 48 horas, contra-recibo; recomenda-se a emissão de protocoloLeia mais

    Ao admitir um empregado, o empregador deverá solicitar a entrega dos seguintes documentos:
    – Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS: deverá ser solicitada ao
    empregado para realização das anotações devidas e devolvida no prazo
    de 48 horas, contra-recibo; recomenda-se a emissão de protocolo de entrega, quando o funcionário fornece a CTPS ao empregador, assim como
    na ocasião em que o empregador devolve o documento ao trabalhador;
    – Certificado Militar: prova de quitação com o serviço militar (para os maiores de 18 anos);
    – Certidão de Casamento e de Nascimento: objetivam a verificação de dados, concessão do salário-família e abatimento dos dependentes para
    efeito do Imposto de Renda;
    – Declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda na fonte;
    – Atestado Médico Admissional: é obrigatório, devendo ser pago pelo
    empregador, que ficará responsável pela guarda do comprovante do
    custeio de todos os exames ou consultas realizadas com o empregado
    (Art.168 da CLT);
    – Declaração de rejeição ou de requisição do vale transporte;
    – Outros documentos/informações: Cédula de Identidade, CPF, cartão PIS
    (Programa de Integração Social), comprovante de endereço e de escolaridade e fotografias para prontuário.
    Após recebida a documentação, o empregador deverá:
    – Anotar na CTPS a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houve

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  11. A empresa que tem necessidade de fazer estoque para poder realizar melhor as suas vendas deve ter a atenção redobrada, no mínimo em relação a dois fatores: • Não podem faltar produtos. • Não podem sobrar produtos em demasia. Essa é a essência dos estoques nas empresas: o suprimento da quantidade deLeia mais

    A empresa que tem necessidade de fazer estoque para poder realizar melhor as
    suas vendas deve ter a atenção redobrada, no mínimo em relação a dois fatores:
    • Não podem faltar produtos.
    • Não podem sobrar produtos em demasia.
    Essa é a essência dos estoques nas empresas: o suprimento da quantidade de
    produtos que o mercado, entenda-se cliente, deseja adquirir de imediato.
    Portanto, é mais eficiente, ter a quantidade ideal da demanda, quando se tem
    planejamento, ou seja, quando o empresário estabelece as seguintes metas:
    • Previsão de vendas para os vários períodos do ano.
    • Previsão de compras necessárias para atender as expectativas de vendas.
    • Previsão do estoque mínimo – que estará representando o estoque de segurança – e que leva em consideração, entre
    outras questões, o tempo que a empresa
    tem que esperar para receber as compras
    realizadas e quando é o caso, também o
    tempo de produção.
    O planejamento de vendas e de compras, também deve indicar as ações de venda que devem
    ser implementadas para garantirem que o que foi
    previsto de fato aconteça. Não dá para planejar e
    apenas ficar esperando acontecer

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  12. A forma de contratação de empregados no Brasil está, a cada dia, mais diversificada. Uma das formas de contratação com a qual nos deparamos freqüentemente, principalmente nos grandes centros urbanos, é aquela conhecida como “terceirização de mão-de-obra” ou “contratação de serviços terceirizados”. ELeia mais

    A forma de contratação de empregados no Brasil está, a cada dia, mais diversificada. Uma das formas de contratação com a qual nos deparamos freqüentemente, principalmente nos grandes centros urbanos, é aquela conhecida como
    “terceirização de mão-de-obra” ou “contratação de serviços terceirizados”.
    Essa forma de contratação contribui com o decréscimo do índice de desemprego, proporcionando um maior número de vagas no mercado de trabalho,
    sendo, por conseguinte, benéfica para os trabalhadores. Ela possibilita, ainda, a
    redução nos custos provenientes dos encargos previdenciários e trabalhistas.
    A terceirização da mão-de-obra exige, porém, certos cuidados, que deverão
    ser tomados pela empresa tomadora dos serviços, no ato da contratação da
    empresa fornecedora da mão-de-obra.

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