Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

Como identificar meus concorrentes?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. A concorrência pode ser definida de forma ampla como todas as empresas
    formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento. Portanto, para ser considerada concorrente,
    uma empresa precisa cumprir as duas condições: possuir produtos e serviços
    que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e
    serviços são orientados e ter como foco o mesmo perfil de clientela.
    Uma empresa pode fabricar ou vender produtos muito parecidos com os seus
    e não ser um concorrente direto. Basta que ela posicione seus produtos para
    um público-alvo de outra faixa etária ou renda, por exemplo. Por outro lado,
    mesmo produtos e serviços muito distintos podem ser concorrentes, desde
    que atendam a mesma necessidade, por exemplo: restaurantes, lanchonetes
    e padarias, que em muitas situações oferecem opções diferentes de refeições
    para um mesmo tipo de clientes.
    Para identificar os concorrentes, é necessário realizar uma pesquisa de mercado que pode iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade. Em cidades
    ou bairros onde existam associações comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de empresas associadas, facilitando a busca
    pelos concorrentes. Porém, a forma mais segura de identificar a concorrência
    é uma detalhada visita ao local do empreendimento. Deve-se percorrer rua
    por rua da região, marcando a localização dos potenciais concorrentes. em um
    mapa que poderá ser usado depois para a escolha do ponto comercial, por
    exemplo, ou mesmo para a forma de atuação