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Principais Tendências de Marketing de Conteúdo para 2022

Principais Tendências de Marketing de Conteúdo para 2022

O mundo do marketing digital está em constante evolução, e isso não seria diferente em 2022.

As tendências de marketing de conteúdo no marketing digital para este ano estão voltadas para a experiência de usuário e novos recursos que se popularizaram nos últimos dois anos.

Quer conhecer as tendências de marketing de conteúdo para este ano? Então continue lendo este post para ver as principais!

Por que o marketing de conteúdo é importante?

A experiência do usuário tem sido cada vez mais o ponto de atenção na hora de criar uma estratégia de conteúdo de sucesso.

Seja você uma marca bastante popular ou uma empresa que está só começando, o marketing de conteúdo é essencial para a publicidade nas redes sociais mais usadas.

O que é marketing digital empático é a estratégia de conceituar o conteúdo através dos olhos do seu cliente ideal de uma maneira que aborde seu público-alvo como humanos e não apenas seguidores. É o conteúdo que te ajuda a interagir com eles e a criar uma conexão.

As melhores marcas do mundo estão analisando com atenção essas questões. Portanto, responda a essas perguntas e sua estratégia de conteúdo será construída em bases sólidas em 2022.

  • Quem são nossos clientes e como eles estão consumindo nosso conteúdo?
  • Que dificuldades eles estão enfrentando e por que estão recorrendo ao nosso conteúdo para obter ajuda?
  • O que os motiva a agir e como podemos encontrá-los onde estão para resolver seus problemas?

Para criar um marketing de conteúdo eficaz para sua empresa nas redes sociais pode ser muito simples!

Conteúdo interativo, vídeo em formato curto, pesquisa por voz e realidade aumentada estão entre as principais tendências de marketing de conteúdo para 2022.

Veja as dicas abaixo e saiba como melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo este ano!

Tendências de Marketing de Conteúdo

  1. Conteúdo interativo

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de criar uma experiência é criando conteúdo interativo.

Estudos recentes mostram que o conteúdo interativo sobre o conteúdo estático otimiza a experiência do público, ganhando sua atenção e mantendo os olhos em suas postagens por mais tempo.

Enquetes do Instagram Story e adesivos ou questionários que seu público pode fazer em troca de seu endereço de email são duas maneiras simples de aproveitar essa tendência hoje.

E ainda, esse estilo de conteúdo interativo serve a dois propósitos ainda maiores:

A primeira é criar aquela experiência de conteúdo que sua estratégia de conteúdo exige. A segunda é a pesquisa de mercado.

Proprietários de pequenas empresas experientes devem reter a resposta do público para personalizar novas ofertas, copywriting de vendas e ideias de conteúdo selecionadas.

Outros tipos de conteúdo interativo incluem guias animados ou infográficos, tours virtuais/360 e até mesmo a postagem de carrossel do Instagram que naturalmente leva os usuários a focar mais na postagem.

O conteúdo interativo não pára no formato do conteúdo. Você pode criar conteúdo interativo com suas palavras.

Usar narrativas em suas legendas que evocam sentimentos de inspiração, confiabilidade e liderança de pensamento incentiva o engajamento e a conexão.

É aqui que manchetes atraentes, ganchos de legenda do Instagram e fortes apelos à ação (CTAs) podem genuinamente elevar seu conteúdo.

A melhor parte é que o conteúdo interativo pode ser usado em todas as etapas da jornada do cliente para criar uma experiência de marca imersiva que, em última análise, cultiva a fidelidade à marca, captura leads e, eventualmente, conversões.

  1. Conteúdo de formato curto

Você não lerá um blog, artigo ou postagem no tráfego no Instagram que não mencione vídeos curtos como uma das principais tendências de marketing de conteúdo em 2022.

É sem dúvida a maior tendência de vídeo porque atrai espectadores e os faz parar para assistir e engajar com o vídeo, o que é ótimo para um perfil em crescimento.

Ademais no marketing digital, as plataformas de redes sociais tem feito de tudo para os vídeos ganharem mais atenção na gestão de tráfego, a exemplo do Reels no Instagram e os Shorts no YouTube. Um bom Gestor de tráfego pago pode gerenciar sua conta no instagram.

Aqui na Agência de Marketing Digital DUNA nós oferecemos em nosso pacote de gestão de Instagram a opção de um mini vídeo animado por semana.

Isso além das postagens semanais e toda a criação de conteúdo para o perfil de nossos clientes. Visite o nosso site para mais informações!

Como a estratégia de conteúdo em 2022 tem tudo a ver com a experiência do usuário, o vídeo em formato curto é mais valioso do que nunca para o seu marketing, pois mostra aos usuários no nível mais básico que você respeita o tempo deles.

Por isso, tente usar vídeos em sua estratégia de conteúdo além dos posts estáticos.

Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

Essa é definitivamente uma das grandes novidades dos últimos anos, e a tendência é de que a realidade virtual e aumentada se torne cada vez mais comum nos próximos anos.

Muitas empresas já estão começando a fazer uso desses recursos em suas campanhas de marketing digital, é claro que ainda está um pouco cedo para se jogar totalmente no mundo virtual.

Mas, é importante reconhecer o foco que esse tipo de conteúdo tem ganhado, principalmente nos últimos anos.

Como dissemos anteriormente no texto, a experiência do usuário tem sido o foco não só do marketing de conteúdo, mas também para SEO e redes sociais.

E nos próximos anos a realidade virtual e a aumentada sem dúvidas farão parte desse universo, incluindo campanhas de marketing.

Aqui vale ressaltar o Facebook que mudou de nome para Meta em 28 de outubro de 2021, popularizando o VR e AR.

Os espaços 3D no metaverso permitirão que os usuários socializem, aprendam, colaborem e joguem de maneiras que vão além do que podemos imaginar.

E embora as melhores práticas de marketing no metaverso ainda não estejam disponíveis, o melhor a fazer neste momento é se familiarizar com o novo cenário digital.

Mais tendências de marketing para 2022

Conteúdo interativo, vídeo de formato curto e AR são as principais tendências de marketing de conteúdo que melhoram a experiência do usuário, mas não são os únicos a ficar de olho este ano. Aqui estão mais alguns que serão tendências:

A pesquisa por voz será mais usada: você deve dedicar um tempo para adaptar o conteúdo à pesquisa em linguagem natural, o que significa incluir perguntas e respostas. Palavras-chave de cauda longa serão muito eficazes aqui.

Vídeo ao vivo: vídeos ao vivo sem roteiro fornecem um nível de autenticidade sem curadoria que os consumidores desejam. Então apostar nesse tipo de conteúdo pode te ajudar a ter mais sucesso em suas campanhas de marketing.

O marketing digital é um cenário em constante evolução, e é por isso que uma estratégia de conteúdo é tão importante para colocar sua mensagem no mundo de uma maneira que informe, inspire e converta clientes.

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