Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Principais estratégias de vendas em multicanais: tendências para competitividade

Principais estratégias de vendas em multicanais: tendências para competitividade

multicanal

Muitos empreendedores começam seus negócios com a preocupação de lucrar em curto prazo. De olho nos custos, encargos, estoque, manutenção e treinamento de equipe, o ideal é começar com uma estratégia clara para a expansão do empreendimento. Nesse contexto, cada vez mais é necessário estabelecer uma estratégia multicanal para se manter competitivo dentro mercado.

Ser multicanal é gerenciar de maneira eficiente as ferramentas de comunicação disponíveis, as mídias sociais, o comércio eletrônico (e-commerce), mobile, e-mail, além das tradicionais estratégias de marketing realizadas nas lojas físicas.

No Brasil, a adoção de multicanais ainda está amadurecendo nas empresas. Essa tendência surge a partir de mudanças no comportamento e no perfil do consumidor. Ele está mais exigente e consulta mais de um canal para realizar a compra, sendo chamado então de consumidor multitela ou multiplataforma.

Canais de venda que podem diferenciar seu negócio:

1- CanaisTradicionais: 

  • Loja física: um dos principais canais de venda em volume no varejo em nosso país. Foi com base em lojas físicas bem posicionadas que muitas gigantes do varejo se estabeleceram e ainda movimentam muito a economia.
  • Franquias: modalidade de negócio em expansão no Brasil. Essa estratégia se baseia na proposta de replicar o sucesso de determinada empresa por meio da implantação de suas melhores práticas de vendas e distribuição. É um meio seguro e eficaz de ampliação das operações e ainda proporciona a possibilidade de empreender.
  • Televendas: canal em que a loja incentiva as vendas por meio de uma central de atendimento telefônica, oferecendo produtos a clientes. É geralmente utilizado para um público-alvo mais velho que não fez ainda a transição para o e-commerce e oferece essencialmente comodidade e conveniência na compra.
  • Rede de consultores: devido a questões geográficas, o uso de uma rede de consultores no Brasil pode ser uma boa maneira de aumentar o alcance ao públicoalvo e fidelizar mais consumidores, por ser baseado em uma venda personalizada e pessoal.

 2- Canais Digitais: 

  • E-Commerce (Electronic Commerce): as vendas são realizadas a partir de plataformas eletrônicas. Tem sido o principal canal de expansão do varejo brasileiro e deve crescer muito nos próximos anos. A vantagem desse canal é a possibilidade de modelar a loja virtual da empresa para atender às especificidades do negócio e do mercado.
  • F-commerce (Facebook Commerce): ter uma loja no Facebook é uma maneira de conectar os usuários da marca pela rede social. São informados dados como quantidade de usuários, acessos e tempo que as pessoas permanecem na loja.
  • M-commerce (Mobile Commerce): aplicativos para os sistemas IOS/Android para smartphones estão crescendo de forma consistente. O ideal é ter presença nas duas plataformas, porém em caso de limitações orçamentárias deve-se procurar ter ao menos um site que possa ser acessado por um browser. É importante também fazer antes uma pesquisa para saber que tipo de sistema seu público-alvo utiliza.
  • E-Marketplace: um shopping center on-line, onde produtos de diversas empresas estão disponíveis para consumo. Muitos são direcionados para nichos de mercado, como o Fashionera Place para moda, por exemplo. Estar no e-marketplace pode ser interessante para conquistar novos clientes que acabam entrando na loja por meio do site. A porcentagem de venda cobrada pelos serviços pode ser diferente em cada plataforma.

Principais Estratégias para o sucesso nas vendas Multicanais:

  • Distribuição: Tenha um serviço de entrega rápido e de confiança, seja para seus franqueados, consultores ou clientes.
  • Faq (perguntas frequentes): Responda e atenda rapidamente perguntas, sugestões e reclamações, seja pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), por telefone ou on-line.
  • Gerenciamento de relacionamento digital: Tenha um profissional que faça as atualizações de conteúdo em todas as redes sociais, de acordo com o seu público-alvo.
  • Políticas de trocas: Tenha um equilíbrio na burocracia das trocas: as regras devem ser claras e acessíveis a todos da equipe e aos clientes, sejam off ou on-line.

Para saber mais, leia a matéria completa aqui.

You must login to add a comment.

Posts relacionados