Toda empresa tem o crescimento como um dos principais objetivos a alcançar. Para isso, muitos diretores tentam cortar custos, aumentar a receita e lançar novos produtos, mas poucos prezam por capacitar o seu cliente como estratégia para ajudar a conseguir isso.
Utilizando uma plataforma que hospeda cursos de diversos temas, como por exemplo, gestão de marketing e vendas, é possível aumentar a usabilidade do produto para os usuários. Se você quiser ver benefícios adicionais ao capacitar os clientes, continue lendo!
Por que é importante capacitar os clientes?
Quando os clientes crescem, os negócios crescem. O setor B2B reúne empresas que têm outras empresas como clientes e se dedica cada vez mais a treinar e ajudar seus clientes a alavancar seus negócios.
Investir no treinamento de clientes mostra que a empresa se preocupa com o desempenho de quem compra seu produto ou serviço.
Por exemplo, se você possui uma escola de cursos online e deseja potencializar os resultados de uma especialização em gestão de pessoas ead, oferecer capacitações para os estudantes já cadastrados pode ajudar – e muito, o seu negócio.
Isso porque, sua empresa ficará bem vista e um dos melhores tipos de marketing começará a ser feito, o de recomendação.
Afinal, se um cliente se sentiu valorizado por uma marca, é muito provável que ele indique seu trabalho para terceiros e, assim, seu trabalho começa a ganhar crédito e admiração.
Benefícios para clientes capacitados e como colocar em prática
A capacitação do cliente pode ser feita com a ajuda de um software educacional online específico. Como resultado, as empresas podem criar cursos ou módulos com base nas dificuldades percebidas pelos clientes com o sistema.
Por exemplo, se um cliente possui dificuldade com dinheiro e giro de caixa. Você pode disponibilizar para ele o melhor curso de gestão financeira e assim, solucionar um problema que ele precisa lidar.
Além disso, podemos citar outros benefícios como:
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Melhore o sucesso do cliente
Investir no sucesso do cliente é uma das estratégias que as empresas utilizam para aumentar a retenção de clientes e garantir:
- Upsells;
- Maior número de vendas;
- Atualizações com valor maior;
- Vendas mais rentáveis.
Um sistema de gestão de aprendizagem ajuda nesse sentido, pois por meio de cursos, o cliente pode entender melhor os serviços que está contratando e ver mais valor no sistema.
Como por exemplo, ter acesso a uma faculdade de vendas ao fechar negócio no ramo do empreendedorismo com sua corporação.
Dessa forma, o cliente não ficará dependente da empresa na hora de fazer aulas para o produto, como usar softwares contratados.
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Conteúdo de treinamento personalizado
Outro benefício do suporte ao cliente é que esse conteúdo pode ser criado de acordo com a necessidade de cada usuário. Assim, antes de criar um módulo de treinamento, os gestores devem obter o máximo de informações possível sobre o cliente e suas necessidades para criar algo pessoal e útil.
Além disso, é importante fornecer feedback após a experiência para executar implementações que agreguem valor ao conteúdo.
Afinal, desta maneira é mais fácil de saber se seria melhor oferecer uma capacitação ead gestão financeira ou de marketing, por exemplo.
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Integração dinâmica
O treinamento também permite que a integração seja mais dinâmica e simples. Quando um cliente aluga um sistema, é necessário criar treinamentos, disponibilizar manuais e contar com profissionais para auxiliar na implementação.
Portanto, treinamentos online podem ser criados especificamente para esse processo, reduzindo o tempo necessário para essa fase inicial.
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Use uma abordagem diferente
Ao utilizar uma plataforma SaaS ou software, é possível criar todo tipo de conteúdo e fornecer acesso a funcionalidades do sistema ou aplicativo de forma simples, pois toda a infraestrutura está hospedada na nuvem.
Portanto, os professores são livres para usar métodos diferentes para facilitar o aprendizado. Ele pode usar gamificação, vídeos, infográficos, questionários e outros métodos. Por outro lado, os usuários poderão acessar todos os recursos da plataforma de forma simplificada.
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Capacitar os clientes ajudará a reduzir a rotatividade
A educação online também é importante para reduzir a rotatividade da empresa. De fato, existem muitas razões pelas quais os clientes saem de um negócio, mas não entender o sistema ou ver o valor nele é uma delas. Por isso é tão importante ter treinamento para que os clientes entendam a importância do seu produto para o crescimento da empresa.
Portanto, podemos concluir que ao apoiar seus clientes com educação online, você aumentará suas chances de fidelização e, consequentemente, sua receita.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
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