CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Pesquisa traça o perfil do empreendedor mineiro

Gem_MGMinas Gerais tem cerca de 3,6 milhões de empreendedores em estágio inicial ou já estabelecidos em suas atividades, o equivalente a 10% da população empreendedora do Brasil. É o que aponta a pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor, de âmbito mundial, realizada pela primeira vez no contexto de um estado.

O projeto GEM em Minas é uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade – IBQP. O objetivo de fazer o recorte estadual da pesquisa é entender melhor a realidade dos empreendedores mineiros: suas motivações, os ramos de negócio mais procurados, o nível de escolaridade, renda, idade, grau de inovação e internacionalização dos empreendimentos, entre outras características de seu perfil.

A pesquisa mostra que os empreendedores mineiros correspondiam, em 2012, a 29,1% da população de 18 a 64 anos. Esta proporção, chamada de Taxa Total de Empreendedorismo (TTE), é inferior à do Brasil (30,2%) e expressivamente superior à média do conjunto dos 67 países onde é realizada (20,6%).

A Taxa de Empreendedores Iniciais (TEA), principal componente da TTE, alcançou 17,4% em 2012. Esta taxa é superior à observada no Brasil, de 15,4%. A maior iniciativa empreendedora em Minas Gerais é reflexo do melhor desempenho da economia estadual e das condições legais mais favoráveis aos negócios de pequeno porte.

O GEM-Minas também confirma a predisposição da população do estado ao empreendedorismo. Mais de 90% dos mineiros de 18 a 64 anos cogitam, como opção de carreira, iniciar o próprio negócio, e 40% sonham com essa possibilidade.

Ao analisar o recorte de gênero, verifica-se que entre os empreendedores mineiros em estágio inicial há equilíbrio entre homens (51%) e mulheres (49%). Já entre os estabelecidos essa distância aumenta um pouco, com 59% de homens e 41% de mulheres.

Com relação à escolaridade, a pesquisa constatou que 43% dos empreendedores iniciais e 31% dos empreendedores estabelecidos possuem o ensino médio completo. A taxa dos que concluíram o ensino superior já é bem mais baixa: 6% e 8%, respectivamente.

Para saber mais, acesse a íntegra da pesquisa, disponível para download (em pdf), no site do Sebrae-MG.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae