jim max
  • 0
Novo na comunidade

Relação de faturamento precisa ser listado no documento de pessoa jurídica?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. O Microempreendedor Individual não está obrigado a ter um contador e contabilidade oficial. Quando ocorre este tipo de cobrança, você poderá relacionar mês a mês e valor de cada mês digitado, coloca sua identificação e da empresa, assina e entrega no banco ou qualquer outro local desejado.

    Conforme for a cobrança do banco, poderá também apresentar a declaração de imposto de renda da pessoa jurídica.

  2. Resposta foi editada

    É importante saber fazer a relação de faturamento de pessoa jurídica. Apesar de ser algo que interessa a todos os empreendedores, nem todos sabem exatamente o quanto entra na empresa, tampouco a previsão dos próximos meses.

    Não ter essa uma visão clara do faturamento da sua empresa é muito prejudicial, pois pode levar à perda do controle financeiro. Confira o passo a passo a seguir!

    O que é relação de faturamento?

    O faturamento de uma empresa consiste na soma de valores que o negócio recebe pela venda de produtos e/ou serviços. Ou seja, é todo o dinheiro que entra.

    É importante destacar que o faturamento é diferente do lucro. Afinal, o primeiro não considera os custos.

    A relação de faturamento da pessoa jurídica é uma declaração anual referente ao regime tributário Simples Nacional. Trata-se de uma obrigação da pessoa jurídica e serve para informar a receita bruta anual, referente ao ano anterior, à Receita Federal.

    O que você precisa para fazer relação de faturamento pessoa jurídica?

    Na relação de faturamento da pessoa jurídica devem ser incluídos os valores de vendas de mercadorias ou de prestação de serviços através das notas fiscais emitidas. Vale lembrar que até mesmo quem não faturou nada no anterior precisa fazer a declaração.

    Como você precisa informar a receita bruta total do ano anterior, é hora de fazer os cálculos. Vale a pena preencher o relatório mensal de receitas, pois ele serve como uma base para o cálculo no ano seguinte e facilita a soma. O Portal do Empreendedor disponibiliza um modelo.

    Dica: se sua empresa tem menos de 12 meses de existência multiplique o faturamento médio mensal dos meses que está em funcionamento por 12.

     

    Passo a passo:

    1. Acesse o Portal do Empreendedor

    Entre no Portal do Empreendedor e clique na opção “Já sou MEI”.  Você será direcionado para a página de serviços. Aí, acesse a opção “Faça sua declaração anual de faturamento” e depois “Enviar declaração”.

    2. Informe o CNPJ

    Antes de entrar na página para fazer a declaração, você deve informar o número do CNPJ e preencher o sistema de CAPTCHA em formato de letras que aparece na tela.

    3. Informe o tipo de declaração

    Depois, você será direcionado a uma página referente ao tipo de declaração de faturamento: original ou retificadora. Selecione a opção original e marque o ano anterior. Feito isso, clique em “Continuar”.

    4. Informe o faturamento total anual

    O próximo passo é preencher o campo “Receita bruta total”, informando os valores referentes ao ano anterior. Caso você tenha preenchido mensalmente o relatório de faturamento, esse trabalho será facilitado. Caso contrário, você terá que somar os valores de cada nota fiscal emitida no período.

    5. Confirme os valores

    Verifique se os valores estão corretos e clique em “Transmitir”. Depois é só imprimir o comprovante ou salvá-lo em formato de arquivo digital.

    Importante: se a relação de faturamento de pessoa jurídica for feita com atraso, o MEI fica sujeito ao pagamento de multa de R$ 50 ou de 2% sobre o faturamento do ano anterior, para cada mês de atraso.  Existem, ainda, alguns documentos que serve para comprovar o faturamento.

    Agora que você já sabe o que é e como fazer a relação de faturamento de pessoa jurídica, acesse o site do SEBRAE para mais conteúdos de empreendedorismo.