Qual o regulamento para comercializar mel de abelhas sem ferrão?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
“
No Brasil ainda não existe regulamentação federal para a comercialização de mel de abelhas sem ferrão. São inúmeras espécies e subespécies, e o mel delas é completamente diferente em suas características, procedimentos para extração e conservação. Alguns estados brasileiros, de forma independente e no âmbito de sua autonomia, elaboraram leis estaduais para a regulamentação do mel de abelhas nativas da sua região. Essa iniciativa contribui para o comércio local do mel de abelhas sem ferrão, mas não permite a comercialização interestadual.
De modo geral, o mel de abelhas sem ferrão apresenta teor de água acima de 20%. Assim, é um mel de rápida fermentação caso não seja conservado sob refrigeração. Além disso, algumas espécies de abelhas sem ferrão constroem parte de suas colmeias com terra/estrume, de tal sorte que devem ser tomados cuidados para evitar a contaminação do mel. A extração do mel com sugadores ortodônticos (sugador de dentista) é altamente recomendada por proporcionar velocidade de trabalho e limpeza do procedimento, evitando a contaminação.
“