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Roberto Campos Ribeiro
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Quais as características de um bom atendente?

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  1. Boa tarde Roberto. O consumidor nunca deve sair da empresa com a impressão de que foi mal atendido. Um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade.

    As principais características do bom vendedor:

    1- Ter entusiasmo em vender;

    2- Manter impecável a apresentação pessoal;

    3- Ser persistente;

    4- Possuir boa memória;

    5- Falar fluente e claramente;

    6- Ter ambição;

    7- Ter tato;

    8- Vestir a camisa da empresa;

    9- Manter o autocontrole;

    10- Falar a verdade.

    Os sete passos fundamentais da boa venda:

    1- Conhecer a mercadoria;

    2- Criar uma abordagem inicial positiva;

    3- Descobrir a real necessidade do cliente;

    4- Apresentar os benefícios do produto vendido e, somente após isso, apresentar as  características dele;

    5- Superar as objeções apresentadas pelo consumidor;

    6- Fechar a venda quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente;

    7- Realizar venda adicional, alertando o consumidor sobre algo que possível ou eventualmente ele tenha se esquecido de pedir.

    11 dicas para atender bem:

    1- Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes;

    2- Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome;

    3- Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade.Há pessoas que aguardam por dois minutos e depois são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente;

    4- Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado;

    5- Faça com que o cliente se sinta bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja;

    6- Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada;

    7- Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”;

    8- Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”;

    9- Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações;

    10- Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação;

    11- Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.

     

    Confira as características do bom vendedor e saiba como vender melhor.

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