Katia Fonseca
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Qual a melhor ferramenta virtual para divulgação dos meus produtos?

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Estou iniciando um negócio na área artesanal – crochê. A ideia é produzir produtos diferenciados e de bom gosto, na área de utilitários (porta-copos, bolsas etc.)

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1 Resposta

  1. Boa tarde Katia. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente.

    Usar o Facebook para Negócios é, comprovadamente, uma excelente estratégia para ampliar as conversões em vendas de sua empresa. Além de poder acompanhar tendências e novidades lançadas pela sua marca, falar sobre dúvidas e dar sugestões em tempo real, seu consumidor pode conhecer mais sobre seus produtos – e até mesmo comprar diretamente do Facebook.

    Existem duas formas, basicamente, para vender pelo Facebook: a primeira é através do conteúdo, postando fotos, descrição do produto e artigos que acompanhem um link direcionando a chamada para ação (tráfego ao seu site de vendas e até mesmo a conversão propriamente dita). A outra maneira é usar um dos aplicativos existentes no mercado que promete transformar a Fan Page em uma loja online mesmo, através da configuração de uma das abas para que as vendas sejam concretizadas na própria plataforma.

    5 dicas de como vender pelo Facebook:

    1. Aprenda mais sobre seu público-alvo

    Conhecer o perfil do seu consumidor é muito importante. Não estamos falando apenas de dados básicos como faixa etária, sexo ou classe social. Você precisa conhecer a fundo quem é o seu consumidor para ajudar a definir, também, qual audiência você deseja atingir. Isso significa analisar quais são as expectativas dele ao buscar e optar pelo seu produto, o que ele gosta de consumir – e isso não se trata apenas de produtos, mas também quais blogs ele acessa, livros que lê, preferências e outras questões relacionadas ao comportamento de uma forma geral.

    2. Invista em comunicação humanizada

    A aproximação com o cliente é crucial para gerar confiança e, consequentemente, converter e vender pelo Facebook. Promova conversas para que seus fãs possam discutir sobre os produtos que você comercializa de forma aberta. Ofereça descontos para aqueles que publicarem seus comentários sobre aquilo que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra.

    3. Implemente sua F-commerce

    Mesmo que sua loja virtual tenha um ótimo fluxo de acessos, ter os produtos à venda no Facebook garante que promoções e informações chegarão ao conhecimento do consumidor quase que imediatamente. Afinal, quase todo mundo está conectado full time ao aplicativo. Além de ser uma opção bastante viável em termos financeiros, administrar uma loja na rede social é simples e pode te ajudar a ter uma visão complementar e abrangente sobre os números de vendas. Por isso, invista em uma loja online para vender pelo Facebook.

    4. Promova os seus produtos

    Além de oferecer diversos relatórios estatísticos para que você saiba quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de engajamento dos seus clientes etc., o Facebook ainda oferece a possibilidade de fazer propaganda paga. Trata-se do Facebook Ads, uma ferramenta com a qual você pode criar campanhas altamente segmentadas para usuários da rede. Além disso, você ainda pode escolher o quanto deseja investir com a publicidade conforme o budget disponível e objetivos da campanha, já que a ferramenta possui diversos formatos de anúncios.

    5. Invista tempo no acompanhamento de métricas

    Para gerir uma rede social de forma profissional e ainda vender por meio dela, você vai precisar investir boa parte do seu tempo todos os dias. Se essa for uma tarefa impossível, a dica é contratar uma agência especializada em marketing digital que fique responsável por isso. Postar novidades, informações relevantes ao consumidor, manter o estoque atualizado – tanto fisicamente quanto nas plataformas -, as descrições criativas e o preço competitivo e atualizado sempre que algo for mudado é o básico a ser feito. Isso demanda tempo e envolvimento.

    10 dicas de como vender pelo Instagram:

    Em meio a tantos usuários, essa rede social é um ótimo espaço para campanhas direcionadas. É necessário definir e conhecer ao máximo seu público, além de ter uma boa estratégia de marketing digital. O Instagram virou uma das redes sociais preferidas para divulgar uma marca e engajar com os clientes.

    1. Faça do seu Instagram uma revista online do seu negócio

    Nada adianta criar um Instagram e ficar empurrando somente postagens sobre as vendas dos seus produtos e serviços para o seu cliente. As pessoas se conectam com histórias e estão interessadas em conteúdo. Então pense que seu instagram é uma revista com várias seções. Faça um cronograma para suas publicações diárias e utilize o hootsuite para programar suas publicações.

    2. Crie um nome de usuário

    É essencial que o nome seja facilmente reconhecido e encontrado  pelo seu cliente, é recomendado que você utilize o nome da sua empresa.

    3. Edite o seu perfil de acordo com o seu negócio

    Coloque uma foto bacana com a logomarca da sua empresa, faça uma biografia simples e direta sobre o que a sua empresa faz e leve tráfego para seus outros canais, adicione o link do seu site ou fanpage na sua biografia.

    4. Mude o seu perfil para o Instagram comercial

    O processo é simples, vá nas configurações da sua conta e clique em “Mudar para perfil comercial”, vincule a conta com a sua fanpage do Facebook e tenha acesso à plataforma de Instagram de negócios.

    5. Utilize hashtags e crie links para suas postagens

    No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags por postagem. Sabe o que isso significa? Você tem 30 oportunidades de aparecer na busca de algum usuário sobre determinado assunto. Então, é essencial você utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio.

    6. Imagem é tudo

    No Instagram imagem é tudo. Não adianta ir para o Instagram e publicar imagens de baixa qualidade, montagens mal feitas, ângulos desfavoráveis, isso só vai queimar a sua marca e fazer com que usuários percam o interesse em seguir seu perfil.

    7. Se relacione com os seus seguidores

    As pessoas que se conectam com a marca, esperam que ela estejam próximas e de alguma maneira conectadas a elas. Os usuários interagem, curtem, comentam, compartilham, replicam postagens e hashtags, portanto tire um tempo para se relacionar com seus clientes.

    8. Seja autêntico e criativo

    Utilize fotos do seu produto e composições de outros elementos para suas postagens, improvise, abuse da criatividade em ações que vão conectar as pessoas ao seu negócio.

    9. Aumente o número dos seus seguidores

    É muito comum pessoas com bastantes seguidores divulgarem perfis de terceiros utilizando-se da permuta, que nada mais é que ganhar o produto ou serviço em troca da divulgação. Em alguns casos cobra-se um valor por postagem. Então identifique as pessoas que são importantes para o seu negócio no Instagram.

    10. Crie Personas dos seus clientes

    Crie o perfil do seu cliente ideal ou a buyer persona. Coloque idade, profissão, hábitos, estilo de vida, necessidade, problemas e nomeie esse seu cliente. Crie alguns avatares dos possíveis clientes do seu negócio, o ideal é que você crie entre 3 a no máximo 5 perfis de clientes para que você não diversifique demais suas publicações e saia muito da proposta de valor do seu negócio.

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