Igor Molero Galdino
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Como quantificar o mercado consumidor onde minha empresa atua?

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Meu nome é Igor, atuo no ramo de fabricação e venda de lajes pré-moldadas do tipo treliçada, e gostaria de saber como posso quantificar o mercado onde minha empresa atua?

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1 Resposta

  1. Boa tarde Igor. O sucesso de uma empresa está ligado diretamente ao lucro proporcionado para seus sócios e para obter este lucro precisamos vender, sejam produtos ou serviços. Consequentemente, para atingir um alto volume de vendas é preciso entrar em um segmento em que a procura pelos nossos produtos seja elevada, além da capacidade atendida pelas empresas atuais ou pelo menos que as empresas atuais estejam trabalhando na capacidade máxima.

    Para dimensionar o tamanho do mercado em que sua empresa está inserida: 

    1- Número de consumidores da sua região atendida;

    2- Número de concorrentes da sua região atendida;

    3- Consumo médio por cliente da empresa.

    1- O número de consumidores da sua região de atuação

    A área de atuação da empresa são todas as pessoas e empresas estabelecidas no bairro, de onde as pessoas ligam ou vão pessoalmente até a farmácia comprar. Caso você tenha dificuldade para delimitar sua área de atuação converse com seus clientes e pergunte onde moram, e anote em um papel. Outra forma seria verificar os endereços dos clientes nos cadastros da sua empresa.

    Após definida a área de atuação você deverá contar o número de residências e empresas da região. Caso a área seja muito grande você pode contar algumas quadras e multiplicar pelo número de quadras da região atendida. Você pode usar o serviço do Google Mapas, basta digitar o CEP da sua empresa e você terá o mapa da sua região.

    2- O número de concorrentes da sua região de atuação

    Os seus concorrentes são todas as empresas que vendam produtos semelhantes ou substitutos aos da sua empresa na mesma área de atuação. No mesmo mapa que você utilizou para contar o número de residências (clientes potenciais), marque com um X onde estão localizados seus concorrentes e conte quantos são.

    Clientes potenciais são os clientes que podem vir a comprar da sua empresa. Para descobrir qual a quantidade de clientes comprarão da sua empresa você deve dividir o número de residências pela quantidade de concorrentes, incluindo sua empresa.

    3- O consumo médio por cliente ou residência

    Para descobrir o consumo médio por cliente, basta dividir o valor total das vendas do mês pelo número de clientes. Caso você não tenha como apurar este número pelo seu sistema de nota fiscal ou mesmo de gerenciamento, anote no computador ou em um caderno mesmo todos os valores das compras de cada cliente. Ao final do mês some todas as compras e divida pelo número de clientes. O valor encontrado é o consumo médio por cliente.

    Fonte: https://casadaconsultoria.com.br/como-mensurar-tamanho-mercado-consumidor/