Opções para produção de derivado de cana-de-açúcar?

Reportar
Pergunta

Por favor explique as razões pelas quais esse conteúdo merece ser revisto pela moderação do site.

Reportar
Cancelar

Estou com uma área de 19 hectares na região de Bambuí (MG) com cana de açúcar.
Gostaria de levantar custos para produzir rapadura ou cachaça e utilizar o bagaço triturado para alimentação de bovinos.
Grato pela atenção.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!
respondida 0
, , bruno thiago de carvalho 2 meses 1 Resposta 47 visualizações 0

Resposta ( 1 )

  1. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    Reportar
    Cancelar
    Essa resposta é editada.

    Boa tarde Bruno.

    1- Aguardente

    A aguardente é uma das bebidas mais antigas e tradicionais dos brasileiros. Feito a partir da cana, a planta deve estar madura, fresca e limpa para ser espremida. Após ser colhida, ela é moída e seu caldo (cerca de 70% da cana) segue para a fermentação. Em tanques conhecidos como dornas, alguns produtos para acelerar a levedura são acrescentados ao caldo, que ao fim do processo transforma o açúcar em álcool. Em seguida, o extrato passa pela destilação que separa o álcool do caldo, sendo reservado para envelhecer em barris.

    2- Melado

    O melado é indicado para auxiliar em casos de anemia e prisão do ventre, por ser rico em ferro e zinco. Geralmente produzido na região de Minas Gerais, a cana-de-açúcar é colhida e levada para processo de limpeza, a fim de tirar as impurezas do extrato. Esse caldo é levado para aquecimento em altas temperaturas, a fim de evitar a cristalização da sacarose. Após esse procedimento, o extrato é colocado em tachos para ser aquecido até o ponto desejado.

    3- Vinhaça

    A vinhaça corresponde ao resíduo pastoso e com forte odor resultante do processo de destilação fracionada da cana-de-açúcar. Exemplificada no item de Aguardente, o processo é capaz de gerar 12 litros de vinhaça por litro de aguardente. O produto é utilizado como adubo na área de plantio, diminuindo o gasto em adubos e diminuindo o uso de fertilizante no cultivo. Além disso, a vinhaça tem como vantagens a não poluição do meio ambiente, uma vez que mesmo contendo elementos pesados, os teores dos mesmo são muito baixos.

    4- Rapadura

    A rapadura é um alimento energético e muito ingerido no Nordeste brasileiro. Sua produção se dá igualmente ao melaço, entretanto, ao fim da produção ela é resfriada, modelada e acrescida de produtos como  amendoim, coco, mamão, abóbora, leite, dentre outros.

    5- Óleo Fúsel

    O chamado óleo fúsel é um subproduto da fermentação alcoólica a partir da cana-de-açúcar. Ele é o único derivado não usado na agricultura e sim, para diversas utilidades. Esse óleo pode ser usado em alimentos, fragrâncias, cosméticos ou até solvente para tintas e vernizes.

     
    CONFIRA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DERIVADOS DA CANA-DE-AÇÚCAR.

Deixe uma resposta