Marlon Ferreira
  • 0
Novo na comunidade

O que priorizar para pagar nesse momento?

  • 0

Boa tarde!!

Temos uma empresa de Ração Pet e aves ornamentais, e estamos sofrendo com este tempo de Pandemia. Não temos capital de giro, no momento, temos alguns empréstimos em bancos, boletos para pagar, além de clientes em atraso e com dificuldades para pagar. Devido esta situação, gostaria de saber o que poderíamos priorizar para pagar durante este tempo em que vivemos? Obrigado.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa noite Marlon, tive essa mesma dúvida que você, mas a diferença foi que me questionei quarta feira passada 18/03, então deixarei aqui algumas medidas que tomei de urgência para baixar custos fixos, variáveis e priorizar o capital de giro:

    • Optei em não pagar o simples do mês de fevereiro (Por minha conta em risco, lembrando que ainda era dia 18/03 e para os próximos 3 meses o governo já adiou para Novembro e Dezembro)
    • Emiti um relatório de todos boletos em aberto com fornecedores e independente do valor ou quantidade de boletos eu negociei o reparcelamento de todos para 30/60/90/120
    • Dívidas com banco (Tenho só um BNDES que optei em esperar pois tenho quase certeza que irão adiar ou congelar) mas caso não aconteça, sugiro a minha segunda opção que é; Escolher o que precisa deixar em dia e quantos meses vc precisa não pagar essas parcelas, tirar um capital de giro no valor total, escolher o prazo onde a parcela fique baixa, visando o menor dos juros e pedir o maior tempo de carência possível para a primeira parcela, e adiantar as parcelas escolhidas.
    • No meu caso, prevendo a baixa ou até mesmo a paralisação total, dividi a minha equipe eu duas (cada uma com 3 pessoas) dei férias para quem realmente já estava programado em seguida, deixei um carro da empresa disponível para um responsável de cada equipe buscar os demais, ordenei que intercalasse uma equipe por dia por um turno só, assim eu cortei VT/VR economizando mais de 4mil reais e reduzi tbm os riscos de aglomeração na própria empresa.
    • Sendo assim de imediato, já negociei o aluguel, tendo em vista que baixei as portas temporariamente e coloquei meu adm home office, a empresa ficou 100% fechada apenas com um modem de internet ligado (- Aluguel – Luz – Agua – Segurança)
    • Fora isso pausei o que podia de projetos de implantação que estavam em andamento, cancelei serviços de marketing assim como outros que vai de cada empresa.
    • Optei em não pagar a ultima parcela dos IPVA dos veículos da empresa
    • Parcelei pelo menos as faturas do próximo vencimento dos cartões de créditos da empresa

    Bom, tive uma redução gigante nos custos que teria entre 18/03 a 30/04, visando em manter o máximo de caixa disponível para uma urgência, pois uma vez que se paga essas contas, não temos a opção de pedir de volta, mas se deixar de pagar (negociar) e a situação melhorar, temos a opção de voltar atrás e quitar as mesmas.

    Lembrando que sua empresa se encaixa em vendas online ou somente tele entrega, podendo montar uma estratégia de vendas e tele com menos funcionários e mais vendas.

    Espero ter ajudado e acredito que passaremos por essa crise, saindo forte e preparados para qualquer crise isolada em nosso setor!

    Grande abraço!