Resposta ( 1 )

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    Como surgiu o conceito de PTM

    Este conceito surgiu em  2014,  através do livro Exponential Organizations (Organizações Exponenciais, em português), de Salim Ismail, Mike Malone e Yuri van Geest. O livro relata experiência das 100 empresas que mais cresceram no mundo e quais foram seus pontos em comum. E o Propósito Transformador Massivo foi destacado como um sentido simples e altamente ambicioso, envolvendo o indivíduo e o grupo, uma das definições de destaque que o PTM tem que ter o propósito claro de desenvolvimento e que inspire a transformação
     

    A visão e a missão foram concebidas com uma ideia genuína em mente. Só que elas foram muito mal utilizadas pelas organizações e tratadas como mero formalismo. Muitas vezes apenas copiadas e/ou lançadas pelo dono da empresa, não descrevia o impacto na vidas das pessoas, empresas, comunidades, foi quando surge a nova palavra “Proposito”, um proposta mais criativa mais profunda. Como estamos falando de cultura, temos que ter os mesmo cuidados de quando era criado missão, visão e valores de um empresa , e claro temos o alerta se a missão e a visão saíram em um processo correto, coerente, verdadeiro, participativo, já teremos uma noção próxima do propósito.

    O que estou provocando aqui e o mesmo cuidado, acontece que muitas empresas fazem uma linda declaração apenas como obrigações formais, talvez a nova palavra ajude a tirar o propósito da gaveta e torne-o algo relevante na sua organização.

    Como montar o propósito?

    Talvez não seja muito diferente de montar missão, visão e valores da forma correta, toda organização deve ter um sonho compartilhado, construir uma cultura sólida em torno de seu propósito, um bom início e no processo de seleção, buscando pessoas que estão alinhadas com esta importante descrição da empresa. Algumas dicas para montar o seu PTM

    1. Reúna um grupo selecionado de 5 a 8 membros, um grupo que forma a identidade de seu negócio, de fundadores, membros mais antigos, sócios, diretores ou quaisquer pessoas que você achar relevante na descoberta do propósito.
    2. Prepara o grupo com uma abordagem para incentivar e refletir sobre as seguintes questões. O que eu e a empresa amamos fazer? O que o mundo precisa? O que podemos fazer e ser pago por isto? O que fazemos melhor?
    1. Na sequência, individualmente todos respondem para o grupo “Qual o propósito desta empresa, qual a coisa mais incrível que esta organização pode fazer, que vale a pena toda a nossa dedicação, o que podemos contribuir para o mundo?
    2. Individualmente as pessoas escrevem de forma sucinta o que conseguiu compreender do que todos falaram.
    3. Deixando claro que não há qualquer tipo de hierarquia nesta reunião, uma das pessoas apresenta ou escreve em um quadro a sua frase de forma que todos consiga ver.
    4. A partir desse momento, todos devem ficar em silêncio;
    5. Defina para todos o tempo de 20 a 40 minutos para o encerramento da atividade
    6. Aleatoriamente, um dos participantes pode pegar o papel com a frase descrita e alterá-la. Esse participante pode riscar completamente a frase e reescrevê-la ou alterar algumas partes ou palavras, desde que torne-a mais:
      1. Inclusiva: de modo a incluir tudo que foi verbalizado na etapa anterior;
      2. Memorável: fácil de lembrar;
      3. Sucinta: curta, poucas palavras;
      4. Inspiradora;
    7. Após o tempo decorrido, termine a atividade não será feita nenhuma alteração

     

    O PTM não pode e não deve ser mais uma formalidade, deve ser a matéria de transformação da empresa.

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    José Roberto Cassiano

    http://www.talentsmanager.com.br

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