Falar sobre marketing digital para iniciantes é um tema que me agrada muito, pois na maioria das vezes esta é a porta de entrada para futuros profissionais ou então desperta as empresas para a importância do marketing online nos dias de hoje.
Com mais de dez anos de experiência no ensino de marketing digital, como cofundador e instrutor da Academia do Marketing, já vi muitos olhos brilharem, na medida em que as pessoas começam a se interessar pelas técnicas e ferramentas do marketing online.
Muito embora o marketing digital seja uma imposição do mercado hoje em dia, tanto para profissionais quanto para empresas, muita gente ainda encontra algumas barreiras na hora de começar a entender seus conceitos básicos, ferramentas e estratégias, como Play Premiado.
O que é Marketing Digital
Nada mais coerente, quando o assunto é marketing digital para iniciantes, do que começarmos definindo exatamente o que é marketing digital. Segundo a Wikipédia, o marketing digital pode ser definido como:
“Ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”
O marketing digital está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia, e é por isso mesmo que vem se tornando um mercado de trabalho gigantesco e uma imposição para empresas de todos os portes.
As dimensões do Marketing Digital
O marketing digital trabalha em diversas frentes, utilizando diversos canais para a divulgação de produtos e serviços. Podemos divulgar empresas por meio de diversas estratégias de marketing digital, específicas para cada dimensão.
O marketing digital para iniciantes por vezes fica confuso, porque as pessoas simplesmente não sabem por onde começar e as vezes até desistem por causa disso.
Para dar a você uma orientação inicial, podemos classificar o marketing online em três dimensões amplas:
- Marketing de busca e duas subdivisões
- Marketing nas mídias sociais
- Marketing de conteúdo
Vejamos então o que cada uma dessas dimensões engloba e quando são utilizadas.
Marketing de Busca
Nossa primeira dica em termos de marketing digital para iniciantes é simplesmente ser encontrado, ou seja, estar presente em buscas realizadas na Internet, principalmente nos grandes mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
A esta exposição, chamamos de Marketing de Busca, ou seja, estratégias para conseguir o máximo de exposição nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google e outros mecanismos de busca.
O Marketing de Busca é dividido em suas estratégias específicas:
- SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca
- Links Patrocinados – Anúncios nas páginas de respostas de pesquisas
Cada uma dessas estratégias tem uma função específica e técnicas próprias como veremos logo abaixo. Para saber mais detalhes sobre essa dimensão, sugiro que você leia o nosso artigo O Que é Marketing de Busca.
Zabare