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Coronavírus- Qual a melhor forma de atingir o lojista via telefone/ WhatsApp?

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Coronavírus- Qual a melhor forma de atingir o lojista via telefone/ WhatsApp?

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1 Resposta

  1. Olá, boa tarde!

    Antes de utilizar o Whatsapp como um meio de comunicação com os clientes ou até mesmo para vendas, é recomendável avaliar primeiro alguns aspectos:

    1. Tipo de Vendas: esse é o aspecto mais importante. A principal característica do aplicativo é a agilidade na troca de mensagens. Isso pode ser positivo ou negativo, dependendo do modelo de vendas. Para vendas transacionais, por exemplo, como a negociação é mais rápida e simples, esse canal pode ser bem interessante, pois pode acelerar o processo de compras e melhorar a experiência do cliente. Nesse sentido, algumas empresas já estão utilizando a versão para negócios do aplicativo – o WhatsApp Business – para automatizar o atendimento. Então, se os logistas a que você se refere são pequenos negócios ou informais, o Whatsapp pode ser um bom canal de comunicação e vendas. Porém, se seus logistas clientes são maiores, com estrutura de compras mais complexas ou formais, é bem possível que não seja o canal mais adequado. Então, quando o processo de compra é mais complexa, é recomendável criar um funil de vendas consultivas, onde a construção de valor no relacionamento corporativo é fundamental. Ainda assim, esse canal pode servir para estreitar o relacionamento, fazer o follow-up, lembrar de uma reunião agendada e não deixar o prospect “esfriar”, mantendo-o ativo e engajado. Para isso, você pode compartilhar conteúdos úteis e trocar informações valiosas e atuais sobre o mercado, por exemplo.
    2. Permissão: outro aspecto muito importante é confirmar com cada cliente se querem falar de negócios por meio dessa ferramenta, pois ela é ainda muito utilizada para fins pessoais e muitos não gostam de misturar assuntos profissionais com pessoais neste mesmo canal. Se o relacionamento já está avançado, a melhor forma de saber se você deve ou não utilizar o WhatsApp para se comunicar com seus prospects é perguntando objetivamente. Perguntar demonstra que você também está preocupado com o que é melhor para o prospect e ele, sem dúvidas, valorizará isso.
    3. Engajamento: esse é um dos melhores sinais para avaliar se o canal está contribuindo para o relacionamento com o cliente. Ele baixou todos os materiais, solicitou contato, fez muitas perguntas, está compromissado? O envolvimento é um bom sinal e, se o aplicativo for mais fácil para ambos, vá em frente!

    Respondendo mais objetivamente a pergunta, a melhor forma é utilizar todos os recursos de vendas oferecidos pelo Whatsapp Business, como as listas de distribuição, a segmentação e marcação de clientes por meio de etiquetas (separando aqueles que estão em prospecção daqueles que estão ativos e daqueles que há muito tempo não compram e precisam ser reativados, por exemplo), o catálogo de produtos disponível na descrição do perfil da empresa na ferramenta, com todas as informações mais importantes, além de fotos bem produzidas. Outra dica importante é usar links de pagamento de plataformas confiáveis no mercado, para receber as transações das vendas. Por fim, mantenha sempre atualizada uma planilha ou sistema de relacionamento com clientes, para ajudar a entender em que momento está a relação com cada um.