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Junior
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Como saber se um mercado está aquecido ou qual seguimento tem uma demanda maior?

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Gostaria de saber como consigo saber se um mercado está aquecido na minha cidade ou qual seguimento a uma demanda maior?

Pois ainda estou planejando abrir algo na região de Tatuí, mas não consigo visualizar o nicho.

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1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Junior. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais. A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

    Será feita a análise do macro e microambiente em diferentes aspectos, como:

    1- Fatores que geram oportunidades;

    2- Ameaças externas, bem como setoriais;

    3- Perfil dos clientes e fornecedores;

    4- Pontos fortes e fracos da concorrência;

    5- Produtos e serviços que podem ser ofertados, gerando subsídios para a elaboração do plano de marketing.

    Como fazer

    A pesquisa de mercado é um verdadeiro exercício de comportamentos empreendedores, principalmente na busca de informações, comprometimento e persistência. Não há fórmulas prontas para a busca de informações. Porém, existem técnicas sistematizadas de pesquisa e formas mais práticas de observação no dia a dia da empresa.

    O potencial empresário ou o empresário, interessado em buscar informações no mercado, poderá utilizar fontes de dados primários (aqueles que ele próprio vai encontrar, coletar) ou fontes de dados secundários, ou seja, aqueles já coletados e sistematizados por outros, como instituições de pesquisa, e disponibilizados por governos municipais, estaduais e federal e demais instituições relacionadas à área do negócio.

    As informações podem ser levantadas por meio de visitas a empreendimentos similares, presencialmente no mercado, por meio da internet ou com especialistas nos assuntos relacionados ao negócio.

    5 vantagens da pesquisa mercadológica

    1 – Conhecer o perfil do cliente

    É porque ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, entre outros) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros).

    2 – Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos

    Bom, o título já diz tudo.

    3 – Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços

    Isso é possível por meio do sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança, qualidade dos produtos e serviços. O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras ou, se for o caso, de terceirização das atividades.

    4 – Dimensionar o mercado

    Dessa forma é possível identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

    5 – Definir seu público-alvo

    Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Esse conhecimento é fundamental porque nós sabemos que os produtos existem para, em primeiro lugar, satisfazer às necessidades dos clientes.

    Nesse sentido, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

    7 passos para que a pesquisa de mercado seja eficaz

    1 – Defina o objetivo da pesquisa

    O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

    2 – Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

    São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

    3 – Defina o tamanho da amostra da pesquisa

    Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

    4 – Elabore um roteiro básico de perguntas

    Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

    5 – Elabore o questionário

    Inclua as perguntas já testadas e validadas.

    6 – Aplique o questionário

    Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

    7 – Compile os resultados

    Depois de complidaos, analise as respostas.

    4 passos para fazer Pesquisa de Mercado na Internet

    Para estudar o mercado é suficiente estudar e analisar as 4 dimensões do mercado abaixo:

    1- Do Mercado E Seus Clientes

    Entender o negócio e o perfil de seus clientes é um primeiro passo para se descobrir se tal negócio é ou não oportuno. Pode ocorrer nessa primeira etapa de levantamento de informações, a interrupção do processo de pesquisa para empreendedores em novos negócios, por motivos como: negócio saturado, negócio de investimento muito alto, clientes são incompatíveis com minha região de atuação, negócio em forte declínio e assim por diante.

    Mas, nessa etapa podem surgir informações muito positivas como: negócio de alta demanda, baixo investimento ou alta rentabilidade.

    2- Da Localização E Concorrência

    Estudar a localização e a concorrência é essencial para a definição do lugar mais adequado para empreender. E pra quem já exerce uma atividade, monitorar a concorrência e o território pode suscitar insights para novos investimentos como abertura de mais uma loja ou para mudança de
    localização.

    3- De Tendências E Oportunidades na Internet

    Ferramentas do Google TrendsTwitterGoogle Alerts e o Facebook Insights são excelentes ferramentas gratuitas para explorar tendências e oportunidades

    4- De Parcerias E Fornecedores 

    Descobrir novos canais e fornecedores faz parte de toda pesquisa de mercado pra quem quer abrir um negócio. O Sebrae Canvas é uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido.

     

    Como fazer pesquisa de mercado na internet, Google ou Facebook.

    Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.

    Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.