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Boa tarde Marcelo. Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. Mas, para alcançar sucesso no universo online, é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital. Caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.
1. Esteja preparado para entrar na internet
Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.
2. Tenha um site 100% funcional
Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.
3. Seja verdadeiro
Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
4. Possua obsessão pela logística
Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
5. Ofereça multicanais ao cliente
É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.
6. Monte uma equipe preparada e bem treinada
Para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing. Todos esses profissionais devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
7. Anuncie
Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques do empreendimento em mecanismos de busca como Google e Yahoo) ou pelas mídias sociais.
8. Invista em SEO (Search Engine Optimization)
A tradução do termo, Otimização para Mecanismos de Buscas, já diz muito. O trabalho de SEO é otimizar um site e direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.
9. Tenha um site seguro
Há diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.
10. Invista na gestão do negócio
O Back Office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
Vender na internet: conheça 10 dicas de sucesso.
Conheça todas as etapas da venda virtual.
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Uma boa plataforma de e-commerce já faz uma grande diferença;
Junte isso com investimentos em publicidade paga no Google e no Instagram que muita coisa melhora.
Más (…,) isso só não basta.
Pense em canais de atendimento funcionando por mais tempo, e mais importante, que permaneçam ativos pelo maior tempo que você conseguir – poderia ser até as 23h de todos os dia ou mais.
Encontre outras formas de pagamento que tenham boas taxas e escolha os melhores prazos para não perder dinheiro absorvendo ou repassando os custos da plataforma para seu público.
Outra coisa que um bom gestor de e-commerce jamais pode aceitar, é abrir mão dos comentários dos seus clientes sobre sua empresa e seus produtos/ e também, não deixará de informar claramente no rodapé do site ou em outro lugar visível os dados da sua empresa (CNPJ, endereço, telefone e horário de atendimento).
É obvio que tem mais coisas que podes mudar para melhorar seu negócio, faça uma coisa por vez. Imagino que poderia dar uma olhada na forma como vem gerenciando seu negócio que sempre tem como melhorar um pouco. Acredito nisso. Quanto mais reduzir os gastos com coisas que podem ser deixadas ou esquecidas, mais enxuta fica suas obrigações e mais dinheiro para outras coisas lhe sobram, como por exemplo, mais recursos para departamento de marketing.
Boa sorte 😀
Olá Marcelo, como vai? Sou consultor de E-commerce com mais de 20 anos de experiência.
Para melhorar a sua loja virtual, você precisa se concentrar em 5 pilares:
Com estes 5 pilares muito bem desenvolvidos, certamente você terá mais sucesso no seu negócio. Se quiser mais detalhes, me procure que te ajudo!
Grande abraço e sucesso!