Rosilene de Marco Pellegrine
  • 0
Novo na comunidade

Como montar um centro de recreação?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Olá Rosilene!

    A atividade empreendedora requer planejamento e uma ferramenta indicada seria o plano de negócio. Nele, você vai aprofundar na busca de informações necessárias como pesquisa de mercado, necessidade de investimentos, plano de marketing…

    Acesse: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

  2. Boa tarde Rosilene. Ao mesmo tempo que deve lhe render uma boa quantia mensal, o segmento de recreação para crianças não vai deixar você cair na rotina. Essa ideia é ainda mais interessante se você tiver filhos pequenos, que também possam aproveitar do seu negócio.

    1- Investimento inicial

    Não há um valor fechado para a definição do investimento, pois isso irá depender da localização do espaço escolhido, do tamanho desse espaço, do número de funcionários contratados, dos tipos de atividades oferecidas, da qualidade dos brinquedos disponibilizados no espaço e dos custos com a divulgação.

    Entretanto, você pode prever um valor de investimento ao fazer um planejamento inicial, que é o próximo item que vamos falar. É claro que, além disso, você pode procurar por empresas que apoiam e ajudam pequenos negócios a nascerem, como o Sebrae, por exemplo.

    2- Planejamento inicial

    Como todo empreendedor, você vai precisar fazer um bom planejamento antes de tirar as suas ideias do papel. E uma das coisas que vai no plano inicial é a listagem de tudo o que você vai precisar para infraestrutura e outras coisas que serão necessárias antes de abrir a sua empresa.

    Outro ponto que já entra no planejamento são os gastos com a regulamentação do negócio e todas as normas envolvidas, informações que você deve verificar com profissionais do ramo, como contadores e advogados.  Outro ponto é registrar tudo o que seu estabelecimento precisa cumprir, conforme o que determinam os órgãos responsáveis pela fiscalização, como a Prefeitura e a Vigilância Sanitária.

    Para tudo isso e mais informações importantes de serem mapeadas antes de começar um centro de recreação infantil,  existe o plano de negócios. Ele é uma ferramenta usada para traçar o perfil do mercado que você está planejando entrar, do serviço e das atitudes do público-alvo.

    3- Estrutura física e localização

    Não é regra, mas o ideal é que o espaço do seu centro de recreação infantil tenha acima de 90 m² para que as crianças possam se locomover e brincar com segurança. A organização também é fundamental, pois você precisará colocar cada modelo de atividade em um lugar definido, lembrando sempre da iluminação, limpeza e decoração do ambiente.

    Já no caso da localização, é preciso escolher um local que seja de fácil acesso para que os pais levem seus filhos e possam estacionar sem problemas. Seria muito interessante se fosse um lugar onde eles pudessem se distrair enquanto esperam pelas crianças com calma e segurança, como um shopping ou uma área com muitas lojas.

    4- Monitores

    É preciso saber selecionar os monitores que irão ministrar as oficinas, entreter as crianças e zelar pela sua segurança. Todos devem ter a habilidade de comunicação com as crianças de diferentes idades, saber entreter e ensinar coisas interessantes e divertidas ao mesmo tempo, além de ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados.

    Uma boa dica é contar com a ajuda de uma empresa de recrutamento ou de um profissional de recursos humanos para realizar a seleção dos seus funcionários.

    5- Atividades e serviços oferecidos

    Ao fazer o planejamento de quais atividades e serviços oferecer em seu centro de recreação infantil, lembre-se que o foco deve ser a interação entre as crianças. Portanto, dê preferência aos brinquedos mais tradicionais e lúdicos.

    Atualmente, é muito mais prático comprar brinquedos com fornecedores online, pois os preços são bem mais flexíveis, assim como as formas de pagamento. Além da variedade de opções de brinquedos, modelos e cores serem muito maior.

    6- Dicas de serviços e parcerias

    Que tal oferecer atividades em parceria com alguma instituição ambiental para ensinar às crianças como cuidar e respeitar os animais? Ou promover gincanas em datas comemorativas com personagens vivos dos seus desenhos favoritos? Dessa forma, o retorno positivo das crianças — e, principalmente, dos pais — estará garantido!

    Fonte: http://blog.bestplay.com.br/como-montar-um-centro-de-recreacao-infantil/