Oscar Perez
  • 2
Novo na comunidade

Como abrir uma floricultura online?

  • 2

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Boa tarde Oscar. As flores são objetos consumidos à longa data e, ao contrário do que muitos pensam, a demanda pelo produto não é apenas em datas comemorativas. Prova disso é o fato de que esse mercado (floricultura) movimenta cerca de R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais). Montar uma floricultura online pode ser um ótimo empreendimento.

    Todo o negócio precisa ser bem estruturado, uma floricultura deve ser administrada de forma rigorosa, com um ótimo plano de negócios. Importante: A floricultura online + física permite uma expressiva alavancagem dos lucros e redução de custos.

    1- Clientes

    Conhecer o nicho de mercado que irá ser seu público alvo e analisar o comportamento dos clientes é fundamental para obter sucesso no negócio. Normalmente, os clientes que buscam floriculturas são homens com o intuito de presentear alguém em particular. Além disso, empresas de decoração ou organizadores de eventos recorrem frequentemente às flores para executar seu trabalho.

    2- Concorrentes

    Como ao montar uma floricultura online você terá como foco a região em que está localizada e suas redondezas próximas, as floriculturas existentes na cidade serão as concorrentes direta da empresa, porém, caso elas ainda não tenham um e-commerce, você já estará na “frente”.

    3- Fornecedores

    Um bom fornecedor significa: variedade de flores e produtos (possibilidade de escolha), qualidade (flores bonita e que demoram a murchar), eficiência (entrega em poucos dias). Monte em uma planilha uma lista de fornecedores, analise qualidade e preço. Tenha em mente que costuma ser obrigatória uma quantidade mínima de pedidos.

    4- Exigências Legais Específicas

    Para montar uma floricultura é preciso obter o alvará de funcionamento junto à prefeitura e registrar-se na junta comercial.

    Dica: No início é aconselhável fazer uso do Sebrae, o qual tem um plano excelente para micros empreendedores que atinjam uma renda mensal mais baixa, aproximadamente R$ 2.400,00 reais. Assim, pagar-se-á apenas uma taxa fixa mensal. (cerca de R$ 50,00 reais).

    5- Estrutura

    A estrutura é um dos critérios mais importantes para uma floricultura, pois a empresa é voltada para a venda de produtos “delicados”, assim, ter uma estrutura bonita, bem apresentável, confortável e “delicada” é imprescindível.

    A floricultura deve possuir no mínimo 2 espaços internos, 1 voltado para expor as mercadorias e atendimento ao público e outro para armazenar os produtos.

    6- Equipamento

    Para montar uma floricultura, será necessário no mínimo:

    – Um entregador + moto/carro
    – Balcão
    – Freezer específico para armazenamento de flores
    – Mostruários
    – Ferramentas para corte e confecção de arranjos e buques
    – Embalagens
    – Matéria-prima (flores e acessórios)
    – Computador
    – Internet
    – Site

    7- Canais De Distribuição

    Os canais de distribuições devem ser estabelecidos quando a floricultura iniciar a venda de seus produtos. Para descobrir quais serão os canais de distribuição deve-se fazer a seguinte pergunta: para onde e até onde eu venderei?

    Por se tratar de uma floricultura online, deve-se especificar as localidades que estão dentro da entrega, caso contrário poderá ter compradores de diversos estados.

    8- Investimentos

    O investimento desprendido para montar uma floricultura online + física gira em torno de R$ 14.000,00 reais. É preciso manter um valor resguardado de pelo menos 50% do capital investido, ou seja, para ter uma tranquilidade e poder trabalhar durante alguns meses até se obter a clientela, precisa-se de pelo menos R$ 7.000,00 reais guardados para emergências.

    9- Divulgação

    A divulgação e publicidade de um negócio é fundamental, sendo responsável por trazer os primeiros clientes e aumentar o sucesso de vendas. Podemos pensar da seguinte forma: a divulgação será responsável por trazer clientes e o bom atendimento e qualidade por mantê-los e fideliza-los. Em uma floricultura física + online é preciso fazer divulgação de 2 formas:

    Física: Carro de som, jornal, anúncios, promoções, boca a boca e folhetos (as melhores).

    Online: Por se tratar de interesse regional, postar anúncios no FACEBOOK e criar uma “comunidade/perfil” para a empresa é uma boa forma de angariar clientes, podendo postar fotos dos produtos.

    Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-floricultura-online/

     

  2. Uma dica! Após abrir uma floricultura, se afilie a sites que vendem Coroas de Flores para velório como por exemplo Coroa de Flores Agora. Assim você terá demanda a partir de parceiros.