Gostaria de disponibilização de dicas e conteúdos de como atuar estrategicamente com Marketing de Comunidade na minha empresa.
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Boa tarde Nicolle. Marketing de comunidade é uma estratégia que tem o objetivo de criar uma presença de marca e uma relação mútua de comunicação entre seus membros.
1- Desenvolva a telepatia
O termo “telepatia”, aqui, é utilizado para exemplificar o quanto você precisa aproveitar cada informação sobre os desejos da comunidade. Ao desenvolver uma comunidade, é preciso entender que as pessoas reagem de maneira diferente quando estão sendo observadas ou, em outras palavras, participando de um grupo. É como se você tivesse que entrar na mente das pessoas tanto em seu comportamento individual, quanto em seu ambiente coletivo.
Ter as próprias opiniões levadas em consideração é algo apreciável por todas as pessoas, e é o primeiro passo para construir uma imagem que vai permear as ações e escolhas dos membros da sua comunidade. Uma vez que você desenvolve essa telepatia, mais claros serão as intenções das pessoas ao participar de um time. Automaticamente, será uma nova fonte de insights para o seu planejamento.
2- Ofereça conteúdo relevante todos os dias
Gerir uma comunidade significa, antes de tudo, desenvolver o seu próprio tom de voz e ajudar sempre. Por isso, um dos seus principais esforços deve ser o de oferecer toneladas de recursos para desenvolver a comunidade.
Não se trata apenas de publicar novos materiais sempre, mas de ir atrás das pessoas que precisam e oferecer tudo isso sem pedir nada em troca. Faça os membros e potenciais membros da sua comunidade enxergar a sua marca como um porto seguro de informações confiáveis que vão desenvolvê-las pessoalmente.
Comunidade significa retenção, engajamento. Então, é preciso criar uma estratégia que faça o seu conteúdo chegar às pessoas sem que elas tenham que procurar demais, mesmo que isso não seja importante para a aquisição de novos clientes e parceiros. Esteja presente não somente nos meios tradicionais de marketing de conteúdo, como os blogs, e-books e redes sociais. Acompanhe os membros da sua comunidade onde quer que estejam, seja em fóruns, canais de chat, grupos de facebook etc.
3- Aprenda com os membros da comunidade
Se você está criando uma comunidade em torno do seu projeto ou negócio, isso significa que milhares de pessoas vão circular ali diariamente. Evidentemente, sua empresa como agente central deve fornecer conteúdos e ensinamentos todos os dias. No entanto, aprender com os membros da comunidade não só trará mais conhecimento para desenvolvê-la, mas também desenvolverá o sentido de importância no grupo.
4- Faça muitas perguntas
No fim das contas, você precisa impressionar os membros da sua comunidade. Crie um ambiente em que você possa sempre aprender com eles. Além do aprendizado técnico, descobrir pontos de melhoria por meio de feedbacks vai te poupar muito trabalho de tentativas e erros. Por isso, há diversas formas de perguntar à sua comunidade o que você pode fazer para torná-la melhor. Conheça alguns exemplos:
Net Promoter Score: você pode utilizar um aplicativo especializado ou perguntar por e-mail à sua comunidade.
Canais de chat: uma janela de chat no seu blog, site ou mídia social é uma fonte contínua de informações da sua comunidade. Dezenas de serviços hoje podem te ajudar a implementá-los.
Surveys e enquetes: fazer perguntas publicamente ou para uma base específica é uma forma de engajar a sua comunidade. Nesse caso, é importante realizar ações que mostrem que as respostas estão sendo utilizadas para construir coisas novas.
Pesquisas: Levantar dados, estatísticas e insights sobre algum assunto relevante para a comunidade é um trabalho muito valorizado. Assim, a sua empresa trabalha em função de ajudar a todos, fornecendo informações à sua comunidade que dificilmente seriam obtidos por indivíduos isolados.
Caixas de comentários: comentários são uma métrica de engajamento da sua comunidade, além de mostrar para o público qual é o tom de voz adotado pela sua empresa e sua marca.
Depoimentos: uma das vantagens de ter uma comunidade é que nela há pessoas que adorariam publicar algumas palavras sobre o quanto a sua empresa gera valor para elas. Depoimentos têm grande poder de influência, além de serem um retorno gratificante sobre o seu trabalho.
Fonte: https://inteligencia.rockcontent.com/marketing-de-comunidade/