Gostaria de saber como posso obter sucesso em vendas de roupas nas ruas.
Estamos começando agora e gostaríamos de algumas dicas.
quennedi bugattiNovo na comunidade
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Boa tarde Quennedi. Uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento. Esses critérios são fundamentais para quem se dedica às vendas do tipo porta a porta. Mas quem deseja aperfeiçoamento precisa ficar atento às demandas do mercado, aproveitando as potencialidades que podem resultar na melhoria das vendas e na fidelização dos clientes.
Dicas para tornar-se ainda mais competitivo:
1- Planejamento
Uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento. Esse momento não pode ser negligenciado pelos vendedores autônomos. O planejamento deve levar em conta o perfil dos produtos e as características de compra do público-alvo, além de traçar metas para atrair novos clientes e expandir os negócios.
Planejar não significa necessariamente elaborar planilhas complexas ou produzir um extenso relatório. A simples organização das estratégias e a descrição dos objetivos e do perfil do negócio são pontos de partida para estruturar um plano inicial. Se o planejamento for parte da rotina, a tomada de decisões e a expansão dos negócios tornam-se mais fáceis. Um bom exercício para começar é estabelecer horários de trabalho, uma planilha com os clientes a serem visitados e outra com o controle das peças.
2- Identidade
Assim como nas lojas físicas, o vendedor autônomo precisa criar uma identidade, que deve abranger todas as etapas e materiais envolvidos no ato da venda: dos cartões de visita até a padronização do mostruário e das embalagens. Uma dica é elaborar uma embalagem personalizada para presente, com o nome da marca e o contato. Além de encantar o cliente, isso auxilia, ainda, na divulgação do seu serviço.
3- Atendimento
Atender bem é obrigatório em qualquer negócio, mas na venda direta esse é um quesito essencial. Pontualidade, profissionalismo e o cuidado com a aparência são pontos que devem ser bem observados por um profissional autônomo de vendas. Um bom atendimento é fundamental para a fidelização da clientela, portanto, quesitos como simpatia, comunicação fácil, informações detalhadas sobre os produtos e conhecimento das tendências de moda também são cruciais.
Estratégias para vender mais:
1- Investir no marketing pessoal
É indispensável para um profissional autônomo, principalmente para estabelecer e expandir a rede de contatos, ampliando as possibilidades de vendas.
2- Marcar presença na rede
Quando bem exploradas, redes sociais e aplicativos de compartilhamento são ferramentas excelentes para divulgar o seu negócio, principalmente pela facilidade de acesso e baixo custo envolvido na divulgação. A imagem nas redes sociais é um fator que não deve ser esquecido. Todo conteúdo deve reforçar a identidade do negócio, com atenção especial para a qualidade das imagens divulgadas e dos textos que serão publicados.
3- Promoções e descontos
São atrativos permanentes para quem trabalha no varejo de moda. Uma ação que pode apresentar bons resultados é a organização de bazares – que podem ser realizados nos finais das temporadas para queimas de estoque.
4- Investir em nichos de mercado pouco explorados
Como roupas para bebês, vestuário masculino, peças plus size, moda evangélica, roupas e acessórios para pets, além de aproveitar o mercado crescente de brechós e peças usadas podem ser uma boas opções para quem quer ampliar o público-alvo.
Formalização:
Uma ação importante para qualquer profissional é a formalização. Além de dar acesso a direitos trabalhistas – como auxílio-doença, auxílio-maternidade, aposentadoria, entre outros benefícios – a formalização contribui para o fortalecimento do mercado.
Vendedores autônomos podem ser MEIs:
Outra dica importante e que deve ser levada em conta é que os vendedores autônomos de roupas podem se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI). O processo é gratuito e tem zero burocracia. O MEI é enquadrado no Simples Nacional e é isento de tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Tem despesas apenas com a Previdência Social (INSS) e ICMS ou ISS. O microempreendedor individual é registrado no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Isso facilita a abertura de conta bancária, o acesso a empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Vendedores autônomos de roupas: dicas para o sucesso profissional.