Silvio Nogueira
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Como está o mercado para prestação de serviços elétricos?

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Qual o atual cenário para o Ramo de prestação de serviços elétricos?

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  1. Boa tarde Silvio. Calcula-se que o Brasil conta com cerca de 62,8 milhões de residências, segundo a PNAD-IBGE, sendo 73% de casas e 27%, de apartamentos. Deste total, estima-se que 80% necessitem de manutenção pelo menos uma vez ao ano.

    1- Mercado Consumidor

    As empresas de serviços de eletricista residencial e predial têm conquistado mercado devido à crescente falta de tempo dos consumidores e porque, de certa forma, oferecem maior segurança jurídica. A vida atribulada nas grandes cidades faz com que muitas pessoas, na hora de realizar uma manutenção elétrica, optem por uma empresa especializada, evitando eventuais contratempos na contratação de trabalhadores informais e também em busca de maior segurança, tendo em vista o perigo de incêndio e de outros acidentes graves, por conta de serviços prestados com baixa qualidade.

    2- Mercado Fornecedor

    O mercado fornecedor do segmento é formado principalmente por grandes e médias empresas fabricantes de equipamentos, produtos e utensílios necessários à prestação do serviço. Há também as lojas de equipamentos que fornecem todos os produtos em um mesmo local. Por isso, indica-se uma pesquisa por fornecedores que ofereçam produtos de qualidade a preços mais acessíveis e uma análise do que compensa ser comprado em atacado e no varejo.

    Por se tratar de uma empresa de prestação de serviços é necessário que os empregados contratados tenham expertise neste segmento e nos serviços oferecidos.

    3- Mercado Concorrente

    Negócios de serviços de eletricista residencial e predial têm apresentado crescimento contínuo nos últimos anos, impulsionados pela alta demanda por terceirização de serviços – que, muitas vezes, eram feitos de forma amadora –, para a conveniência e a comodidade dos consumidores. Embora não existam estatísticas oficiais, trabalhadores informais exercem uma concorrência significativa sobre os empreendedores deste segmento.

    4- Formação de preços

    Em relação à forma de cobrança pelos serviços prestados, algumas empresas optam por cobrar por tipo de serviço que será prestado; outras cobram por hora de trabalho. É importante prestar atenção e optar por formas de pagamento que atendam às necessidades dos consumidores locais, isto é, os potenciais clientes.

    Os serviços devem ser pagos após terem sido prestados. Por se tratar se uma Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), o empreendimento de serviços de instalação e manutenção elétrica deve emitir Nota Fiscal aos seus clientes. É importante também entregar a garantia do serviço prestado ao cliente, informando o prazo de validade.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como como fornecer serviços de eletricista residencial e predial.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-fornecer-servicos-de-eletricista-residencial-e-predial,edbda36382b3f510VgnVCM1000004c00210aRCRD