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Rosana Andrade
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Como empreender em cidade pequena?

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Gostaria de abrir um pequeno negócio em minha cidade. Porém, como a cidade é pequena não sei o que montar. o que devo levar em consideração?

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4 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Rosana. Pequenas franquias, podem ser uma boa opção para montar em uma cidade pequena. Esse tipo de negócio tem a vantagem de trazer a experiência e a credibilidade da marca. Verifique em sua cidade o que está faltando, veja quais opções de franquia tem mais chances de sucesso em sua cidade.

    A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.

    A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

    1- Defina o objetivo da pesquisa

    O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

    2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

    São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

    3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa

    Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

    4- Elabore um roteiro básico de perguntas

    Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

    5- Elabore o questionário

    Inclua as perguntas já testadas e validadas.

    6- Aplique o questionário

    Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

    7- Reúna os resultados

    Depois de reunidos, analise as respostas.

    Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.

    Tudo o que você precisa saber sobre pesquisa mercadológica.

    6 passos para abrir seu novo negócio.

    Ideias de negócios para montar em cidade pequena.

  2. Resposta foi editada

    Abrir empresa pode ser o sonho de muitos, mas poucos realmente conseguem torná-lo realidade. E, como se não bastasse enfrentar os obstáculos para abrir um negócio, mantê-lo é ainda mais desafiador.

    Em uma cidade pequena, não é diferente, planejamento e o meio mais seguro, traçar o seu caminho, buscar informações, são princípios.  Começar o negócio com mais informações e estratégias possuem mais chances de sucesso.

    As primeiras dicas que poderia compartilhar:

    1. Entender se seu produto/serviço é viável

    Independentemente do local, saber se há um mercado rentável é o primeiro passo. E, como continuidade, devem ser analisadas as formas de abrir a empresa, explorando as oportunidades que esse mercado possui. Para isso, devem ser consideradas tanto as características do produto (custo, público-alvo, entregas de valor, canais de distribuição e relacionamento), quanto as características do mercado (concorrentes, dores e desejos do público-alvo, disposição a pagar, formas de consumo, etc).

    Quando tratamos de viabilidade de mercado, aplicar uma pesquisa de mercado torna-se uma solução.

    1. Existe público para o seu produto?

    O comportamento do consumidor e as tendências de consumo precisam ser levadas em consideração antes de um lançamento de produto ou serviço inovador. Caso o público não esteja “pronto” para a novidade, o investimento em marketing deve ser muito maior, já que o esforço deverá ser de educação sobre o produto e posicionamento da marca.

    Para conhecer melhor o seu público, considere realizar uma pesquisa de mercado – com pontos quantitativos e qualitativos.

    1. Analise se o mercado está saturado antes de abrir um negócio

    Ter ou não ter concorrentes não necessariamente significa um obstáculo de mercado. Afinal, o que faz o sucesso de uma empresa não são os fatores exclusivamente mercadológicos, embora estes também devam ser levados em consideração.

    Por outro lado, o lançamento de franquias deve ser analisado com muito mais cuidado. Atualmente, os franqueadores que oferecem uma análise do mercado regional antes da aquisição de uma franquia são vistos como diferenciais. Isso porque há um alto risco de que o público simplesmente não veja valor no lançamento daquele ponto de venda.

    1. Saiba qual o capital inicial necessário para abrir a empresa

    Quanto você precisa de recurso financeiro para começar o seu empreendimento? Se você não sabe o valor exato para essa resposta – com base em dados e pesquisas -, cuidado! Um dos maiores riscos ao abrir uma empresa é não levar em consideração todos os custos necessários.

    Maquinário, aluguel do ponto de venda, confecção e hospedagem do site, funcionários e custo com divulgação são alguns dos exemplos que devem ser analisados antes de fazer o investimento. Nem sempre essa é uma tarefa fácil. Afinal, o empreendedor normalmente analisa os dados mais exatos com uma perspectiva mais otimista do que realmente acontece na prática. Além disso, dificilmente analisam fontes alternativas de captação de investimento. Por isso, muitos empreendedores recorrem às consultorias empresariais.

    1. Tenha certeza de que vai cobrar o preço certo

    Um dos maiores desafios do empreendedor é gerir a área financeira de forma que a empresa não apenas “sobreviva”, mas tenha condições de ter uma saúde financeira positiva. Apesar de toda a estrutura financeira ser essencial para aumentar as chances de longevidade da empresa, a precificação torna-se um dos principais pilares ao se abrir um negócio.

    Para colocar o preço certo em um produto ou serviço, você precisa levar em consideração não somente o custo, mas a concorrência, a percepção de valor por parte do consumidor e a sua disposição a pagar. Ou seja, toda a análise mercadológica citada anteriormente terá influência direta na precificação. Se somada à estruturação de um fluxo de caixa, em que há a previsão de receitas e despesas, o empreendedor contará com ainda mais informações diferenciadas para uma tomada de decisão mais assertiva.

    Como é possível observar, um bom planejamento aumenta exponencialmente as chances de sucesso de uma empresa. Afinal, estar preparado é sempre uma ótima solução. Por isso, há alguns pontos não listados acima que também devem ser analisados na hora de abrir um negócio:

  3. Olá Rosana! Em cidade pequena as opções parecem sempre limitadas não é mesmo? Que tal Montar o seu Próprio Negócio de Marmitas FIT em Casa e Ganhar de 4 à 12 Mil Reais por Mês Trabalhando 1 ou 2 dias por semana? Acesse o link e saiba mais: https://is.gd/monteseunegociomarmitasfit