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Sebrae

Como deve proceder o contribuinte que perdeu a cópia da Declaração de Ajuste Anual do ano anterior e não tem dados para preencher a Declaração de Bens e Direitos?

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Como deve proceder o contribuinte que perdeu a cópia da Declaração de Ajuste Anual do ano anterior e não tem dados para preencher a Declaração de Bens e Direitos?

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3 Respostas

  1. Se o contribuinte perdeu a cópia da Declaração de Ajuste Anual do ano anterior e não tem os dados para preencher a Declaração de Bens e Direitos, ele pode solicitar uma segunda via da declaração anterior junto à Receita Federal.

    Boa noite!

    Para isso, é necessário acessar o site da Receita Federal e buscar a opção de “Declaração” no menu principal. Em seguida, o contribuinte deve clicar em “Acesso ao Meu Imposto de Renda”, selecionar o correspondente e seguir as instruções para gerar uma cópia da declaração anterior.

    Se o contribuinte não tiver sucesso na obtenção da segunda via da declaração, ele pode tentar recuperar os dados solicitados por meio de outros documentos, como extratos bancários, notas fiscais, recibos de pagamento e contratos de compra e venda.

    Caso o contribuinte ainda assim não tenha acesso aos dados necessários para preencher a Declaração de Bens e Direitos, ele deve procurar um contador ou um advogado tributário para obter orientação sobre como proceder.

    Advogado Magnus especialista no direito médico e da saúde

  2. Se o contribuinte perdeu a cópia da Declaração de Ajuste Anual do ano anterior e não tem os dados para preencher a Declaração de Bens e Direitos, ele pode solicitar uma segunda via da declaração anterior junto à Receita Federal.

    Boa noite!

    Para isso, é necessário acessar o site da Receita Federal e buscar a opção de “Declaração” no menu principal. Em seguida, o contribuinte deve clicar em “Acesso ao Meu Imposto de Renda”, selecionar o correspondente e seguir as instruções para gerar uma cópia da declaração anterior.

    Se o contribuinte não tiver sucesso na obtenção da segunda via da declaração, ele pode tentar recuperar os dados solicitados por meio de outros documentos, como extratos bancários, notas fiscais, recibos de pagamento e contratos de compra e venda.

    Caso o contribuinte ainda assim não tenha acesso aos dados necessários para preencher a Declaração de Bens e Direitos, ele deve procurar um contador ou um advogado tributário para obter orientação sobre como proceder.

    Advogado Magnus especialista no direito médico e da saúde

  3. O auxílio-doença é destinado a segurados do INSS que, por doença ou acidente, ficam temporariamente incapazes para o trabalho. É necessário cumprir carência de 12 contribuições mensais e comprovar a incapacidade em perícia médica. Vou providenciar um exemplo de Modelo de Auxílio Doença.