Marcus Telo
  • 0
Novo na comunidade

Como calcular meta de vendas?

  • 0

Olá pessoal, espero que estejam bem.

Gostaria do apoio de vocês e aceito sugestões para definir minha meta de vendas com base no seguinte cenário:

 

O custo do meu produto é em média 65% da minha venda.

A alíquota do imposto no Simples Nacional fica em torno de 6% do valor do faturamento (vendas).

Meu custo operacional é de 10.000,00 reais.

Eu parcelo minhas vendas geralmente: 01/30/60/90/120 dias.

Eu consigo parcelar minhas compras de mercadoria (custo do produto) geralmente: 30/60/90 dias

*O simples nacional é sempre cobrado no mês seguinte (30 dias).

Qual deve ser minha meta de venda (faturamento) para meu caixa ficar sempre positivo?

Atentem se aos prazos de recebimento & prazo de pagamento

Essa é uma análise proposta olhando para o caixa e não para a competência.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Olá Marcus Telo, obrigado por entrar em contato com nosso canal de comunicação.

    Vamos encaminhar aqui abaixo algumas informações para que possa ajudar você com a sua estrutura de meta de vendas.
    Porém sabemos que a solução melhor seria criar uma análise completa para seu uso e definir essa meta.
    Acredito que essas informações vão encaminhar você para um caminho de sua meta, mas aconselho a procurar uma agência do Sebrae mais próxima para a criação desta analise de uma forma mais especifica.

    A seguir acompanhe:

    Como calcular as metas de vendas?

    Além de saber como estabelecer metas de vendas, é importante que você saiba também como calculá-las.

    E quando falamos em cálculo, estamos nos referindo ao número ou percentual que deve ser alcançado, tais como converter 40% dos leads no próximo mês, aumentar as vendas em 75% etc.

    Para isso, o primeiro passo é entender que não existe uma fórmula única a ser seguida. Ou seja, o número a ser alcançado em cada meta de venda é definido conforme a realidade da empresa.

    Porém, há alguns fatores que você deve considerar na hora de fazer o seu cálculo:

    • Sazonalidade: nem todos os meses do ano permitem bons volumes de vendas, especialmente considerando o segmento e produto ou serviço que está sendo comercializado.
    • Perfil e experiência de cada vendedor: vendedores mais experientes tendem a vender mais do que os que entraram na empresa há pouco tempo (em casos assim, as metas podem ser diferentes por determinado período).
    • Objetivo geral da empresa: quanto a empresa, como um todo, quer crescer naquele período e quanto é preciso vender para chegar a esse resultado.
    • Número de profissionais disponíveis: a quantidade de vendedores deve ser compatível com a meta que a empresa quer alcançar, a fim de evitar sobrecarga dos profissionais.
    • Recursos disponíveis para o time de vendas: por exemplo, se o vendedor precisa de um veículo para ir até os clientes, a empresa vai disponibilizar um ou oferecer um auxílio combustível? Essa resposta impacta diretamente no cálculo da meta a ser atingida, pois é necessário dar as ferramentas certas para execução das tarefas.
    • Tempo para cumprimento das metas: antes de apresentar o número a ser alcançado por seus vendedores, considere se o tempo (dias, meses etc) que têm para isso permite atender à meta estabelecida.

    Para ficar mais claro como definir metas de curto, médio e longo prazo e calculá-las, vamos usar um exemplo. Imagine uma loja de sapatos que queria aumentar seu volume de vendas em 300% no próximo mês.

    Considerando o produto, pode ser que tenha mais sucesso em meses comemorativos, como Dia dos Pais, das Mães ou Natal. Dessa forma, dependendo do mês que a meta esteja sendo definida, pode ser necessário um ajuste nesse percentual.

    No caso, a empresa conta com apenas 5 vendedores e, dividindo esses 300%, cada um precisará vender 60% mais.

    Se em um dia de bom movimento cada profissional consegue, em média, fazer 5 negócios (25 vendas diárias na loja toda, 750 ao mês), para chegar aos 60% estabelecidos individualmente, será preciso que cada um faça mais 3 vendas por dia.

    Com esse cálculo de meta, se o gestor considerar que seu time tem as ferramentas necessárias para alcançá-la, além de tempo e experiência, basta informar aos vendedores e colocar a proposta em prática.

    Como estabelecer metas para a sua empresa?

    Agora que sabe de tudo isso, chegou o momento de aprender como estabelecer metas para a sua empresa.

    Para isso, basta seguir estes 5 passos:

    1. Tenha um objetivo claro
    2. Faça uma análise do mercado
    3. Verifique seus indicadores de vendas
    4. Considere a capacidade de entrega do time e da empresa
    5. Use a metodologia SMART
    6. Mensure os resultados

    Confira a seguir como aplicar cada uma das etapas a seguir e aprenda como definir metas de vendas.

    1. Tenha um objetivo claro

    O primeiro passo para saber como estabelecer metas de vendas é responder algumas questões como “Por qual motivo essa meta está sendo criada?” ou “Qual crescimento quero gerar para a empresa ao atingir esse número?”.

    As respostas vão lhe dar o direcionamento de como criar objetivos e metas desafiadoras e que realmente façam diferença para a expansão do negócio.

    2. Faça uma análise do mercado

    Para que os números estabelecidos sejam alcançados, é preciso que o mercado esteja a seu favor.

    Ou seja, de nada adianta saber como estabelecer metas de vendas e “cobrar” resultados do seu time se o seu ramo de atuação não estiver aquecido na mesma proporção.

    Assim, antes de definir seus números, faça uma pesquisa e veja como os consumidores estão respondendo aos produtos e serviços que a sua marca oferece.

    3. Verifique seus indicadores de vendas

    As metas de vendas futuras podem (e devem) ser baseadas em resultados anteriores. Afinal, a ideia é conseguir vender cada vez mais ou, no mínimo, não reduzir esse volume.

    Por isso, antes de defini-las, veja seus indicadores de vendas anteriores, analise períodos que geraram mais ou menos vendas, entre outros pontos que podem servir como base para a nova definição.

    4. Considere a capacidade de entrega do time e da empresa

    Lembra que, anteriormente, falamos que é importante considerar a quantidade de vendedores antes de estabelecer as metas? O mesmo critério vale para a capacidade da empresa em cumprir o prometido pelo time.

    Por exemplo, suponha que seus vendedores atingiram as metas e “prometeram” aos novos clientes entregar o produto adquirido em até 10 dias.

    No entanto, a sua empresa ainda precisa fabricar o item em questão e, considerando o novo volume de pedidos, vai precisar de, pelo menos, mais 5 dias além do prazo inicial.

    Ou seja, a empresa, de modo geral, precisa ter capacidade para atender o estabelecido pelas metas. Do contrário, pode comprometer sua imagem e a relação com os clientes.

    5. Use a metodologia SMART

    A metodologia SMART é usada para a definição de objetivos das empresas, entretanto, também pode ser usada para a criação de metas claras, que facilitam a compreensão do que deve ser alcançado pelo seu time.

    Como apresentamos no nosso artigo, “Objetivo SMART: o que é e como aplicar no seu atendimento? [GUIA COMPLETO]”,  uma meta SMART deve ser:

    • (Specific ou Específico): definição clara de qual é o objetivo, bem como o detalhamento de qual ponto se deseja alcançar.
    • (Measurable ou Mensurável): definição da forma de mensuração, a qual precisa ser numérica.
    • (Attainable ou Atingível): o objetivo a ser alcançado deve ser realmente possível de ser atingido.
    • (Relevant ou Relevante): o objetivo definido deve gerar impacto positivo na empresa e nos clientes, bem como estar alinhado com o seu planejamento estratégico.
    • (Time based ou Temporal): definição da data (prazo) que o período deve ser alcançado, por exemplo, mês, trimestre, semestre etc.

    Um exemplo de meta SMART é: “aumentar em 15% a venda do produto “nome do produto” dentro da loja virtual durante do período de Black Friday em relação às vendas no mesmo período do ano passao”.

    6. Mensure os resultados

    Mas não basta saber como estabelecer metas de vendas, é preciso também fazer uma análise, de tempos em tempos, para ver se estão realmente sendo atingidas.

    Uma boa maneira de fazer isso é contando com as ferramentas certas. Um CRM de vendas, por exemplo, contribui para que você tenha uma visão geral da evolução do seu time, identificando os pontos positivos e os que precisam ser melhorados.

    Além disso, utilizar um software de CRM otimiza o trabalho da equipe e ajuda a identificar valiosas oportunidades de negócios.

    Fonte de Pesquisa:
    Como estabelecer metas de vendas da maneira correta? 6 passos (zendesk.com.br)

     

     

     

  2. Olá ,

    Aconselho você a dar uma olhada no curso de gestão financeira do SEBRAE que irá te auxiliar muito nesta situação. Acredito que uma análise que te ajudaria enormemente a traçar as suas estratégias de venda seja o Ponto de Equilíbrio Financeiro, mas lembrando que é uma ferramenta e não substitui uma consultoria especializada e ajustada à sua situação. Outra questão que é prevista no mesmo curso citado acima é que você aumente o giro do estoque da sua empresa reduzindo o prazo de recebimentos e aumentando o prazo de pagamentos a fornecedores. Assim, é aconselhável que priorize alongar ao máximo o prazo com fornecedores (pagar mais tarde desde que obviamente isso não incorra em aumento de custos para você) e diminua o prazo de recebimento com os clientes (preferencialmente à vista, e se for à prazo oferecer prazos menores, no máximo 30 dias). Isso te permite ter mais fôlego e girar seu estoque mais rápido, possibilitando junto às outras medidas de gestão financeira obter resultados positivos.
    Atenciosamente