Como aplicar marketing digital na área da gastronomia ramo pizzaria?
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Boa tarde Lana. Um marketing gastronômico bem produzido pode gerar resultados incríveis para um empreendimento. Isso porque o setor de Marketing é tão fundamental para o crescimento de restaurantes, bares e qualquer negócio na área da alimentação quanto o administrativo e o financeiro.
O Marketing gastronômico é uma categoria específica do marketing direcionado para a área gastronômica, englobando negócios do ramo alimentício, sejam físicos ou online. O objetivo dessa tendência é elaborar estratégias de divulgação para garantir maior alcance e comunicação com o público alvo de restaurantes, bares e afins.
Para isso, realiza-se uma pesquisa de mercado com o propósito de conhecer e entender a fundo o conceito do seu negócio, o segmento, o perfil e as necessidades dos clientes. Assim, criar e evidenciar os diferenciais do negócio é um dos principais focos do marketing voltado à gastronomia.
1. Participe de eventos
Uma boa estratégia de divulgação é levar seu restaurante a festivais e eventos gastronômicos (ou não!). Parafraseando um ditado muito popular: se o cliente não vai até o seu restaurante, seu restaurante vai até o cliente. É dessa forma que você poderá conquistar potenciais clientes que talvez nem sabiam da existência do seu negócio.
2. Faça sorteios
Realizar sorteios é um método eficiente de fazer seus clientes interagirem com seu negócio. Afinal, quem é que não ama participar de um sorteio e ter a chance de ganhar algo? Principalmente, quando se trata de uma experiência gastronômica! Sorteios fazem o maior sucesso entre os clientes e ainda faz seu restaurante ficar mais conhecido.
3. Ofereça Cupons de Desconto
Depois dos sorteios, outra coisa que os clientes amam são os descontos! A oferta de cupons de desconto é uma excelente estratégia para atrair clientes novos e fidelizar os mais antigos. Com o Programa Consumer, você mesmo pode criar cupons de desconto e promoções personalizadas e editá-los de forma simples e rápida. Use sua criatividade para criar promoções!
4. Faça Parcerias
Hoje em dia, os influenciadores de opinião têm feito a cabeça dos consumidores. Eles promovem marcas e negócios em suas redes sociais, atraindo clientes para seus patrocinadores. Em alguns casos, vale a pena fazer parcerias com influenciadores especializados na gastronomia para atingir seu público, pois é uma forma de ganhar bastante visibilidade. Outra oportunidade é fazer parcerias para ações beneficentes. Por exemplo, reverter uma porcentagem das vendas de determinados produtos para causas ou projetos sociais costumam fortalecer a imagem do negócio.
5. Invista em Marketing Gastronômico Digital
As mídias digitais tornaram-se o braço direito do marketing. Principalmente na área da gastronomia. Por isso, ter presença nos meios digitais é obrigatório para negócios que querem se destacar. Caso contrário, os clientes dificilmente se lembrarão de você. Uma dica valiosa é contratar um analista de redes sociais.
Ele saberá analisar quais são as redes mais apropriadas para seu restaurante e como elaborar uma identidade personalizada da sua marca. Além disso, também vale a pena:
– programar o ckeck-in no Facebook para o cliente conseguir acessar o wi-fi do seu estabelecimento;
– criar uma página do seu restaurante no Meu Negócio do Google;
– Fazer um concurso de melhor fotografia dos pratos pratos servidos em seu cardápio.
Quanto mais seu restaurante despertar o interesse e atenção dos clientes na internet, mais ele atrairá novos clientes curiosos em conhecê-lo.
Como anunciar sua empresa no Mercado Azul do Sebrae?
https://mercadoazul.sebrae.com.br/
Fonte: https://www.programaconsumer.com.br/blog/5-dicas-valiosas-para-crescer-seu-negocio-com-marketing-gastronomico/
Olá Lana
A divulgação na área de gastronomia rende bons resultados quando é feita nas redes sociais, pois é um produto típico de marketing de display. Para saber o passo a passo para isso, sugiro que você leia o artigo deste link https://www.guiadomarketing.com.br/como-divulgar-uma-empresa-nas-redes-sociais/
Se você tiver uma loja física, outra boa sugestão é divulgar gratuitamente a sua pizzaria no Google Meu Negócio, uma ferramenta do Google para a divulgação de pequenos negócios locais. Para saber mais, acesse o tutorial neste link https://www.academiadomarketing.com.br/o-que-e-google-meu-negocio/
Um grande abraço e sucesso!