Ana Caroline
  • 0
Novo na comunidade

Como analisar a hora de ampliar seu negocio?

  • 0
Como analisar a hora de ampliar seu negocio?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde Ana. Essa é uma decisão importante, que merece profunda atenção e analise. Muitos empreendedores costumam ter a expectativa de uma grande demanda, mas é melhor começar pequeno e verificar a necessidade dos consumidores e ir crescendo gradualmente com solidez a cada passo dado. Assim, você eleva o total de capital investido com mais segurança e tem certeza de que há procura para o que você oferece. Por outro lado, é preciso ter atenção com um aspecto relevante: aproveitar as oportunidades.

    De modo geral, o momento certo para expandir a empresa é o período em que ela está oferecendo retorno consistente e satisfatório. Porém, é necessário calcular adequadamente os indicadores de rentabilidade e lucratividade, principalmente, para ampliar o empreendimento de maneira precisa. Se os números forem positivos, você pode pensar na expansão e verificar o melhor caminho para isso. A escolha passa pela análise do mercado, da estrutura, de sua capacidade de investimento e de tendências gerais.

    1- Ter um plano

    O planejamento é fundamental para qualquer empreendimento. Apesar disso, muitos negócios surgem e funcionam sem considerar essa questão. O resultado? Uma dificuldade maior para o processo de expansão.

    Tenha em mente que sua empresa terá mais chances de progredir e ampliar suas atividades se tiver um plano de negócios bem elaborado. Também é necessário ter um modelo de como o empreendimento estará em um futuro próximo a partir de indicadores e patamares encontrados.

    2- Conhecer o mercado

    O seu negócio já saiu do papel e sua estratégia e produtos foram testados. Isso significa que você conhece o mercado e sabe em que ponto ele está. Avalie as situações que ocorreram ao longo do caminho e aprenda com elas. Comemore suas conquistas, analise a jornada e ajuste o que for necessário. Depois é só seguir em frente!

    Pense também nas tendências para o segmento de mercado em que atua. Se a expectativa é positiva, expandir pode ser um bom negócio. Outra possibilidade é quando você tem um produto que está em alta. Nesse caso, pode valer a pena continuar a empreender. Muitas vezes estão nas necessidades as maiores oportunidades, fique atento a isso.

    3- Ter independência

    Um bom sinal é quando sua empresa possui receitas próprias e não requer investimentos para expandir seu negócio. Perceba que receber investimentos ou fazer empréstimos pode ser interessante em determinados cenários, mas nem sempre é a melhor estratégia, porque pode ser difícil manter a sustentabilidade do negócio.

    No entanto, se você precisar de capital de giro, analise as possibilidades. Essa é uma alternativa interessante em muitos casos. Perceba que não há uma fórmula mágica para expandir a empresa. Por isso, se for necessário, procure uma consultoria.

    4- Comprovar as vendas

    O objetivo aqui é comprovar que suas vendas e receitas são escaláveis, ou seja, podem ser expandidas. Essa é uma questão que também depende da demanda dos clientes. Por isso, uma boa ideia é ter um relacionamento próximo para ver se é possível crescer.

    Além disso, acompanhe a demanda por produto. Os seus clientes indicarão onde é melhor investir. Outra maneira de fazer essa avaliação é acompanhar o giro de estoque. Se é necessário repor as mercadorias com frequência ou há falta de produtos na prateleira, pode saber: é a hora de investir.

    5- Ter motivos que justificam a expansão

    A ampliação das atividades pode ter dois motivos: a demanda e a necessidade. O primeiro ponto considera o cliente. Nesse caso, você precisa se atentar aos pedidos dos clientes e identificar um volume maior de solicitações. Já o crescimento por necessidade ocorre devido à situação financeira. Nesse caso, você pode procurar alternativas, como contratar um contador e ter um sistema eficiente, que podem trazer mais sustentabilidade ao negócio.

    Nesse caso, você pode tomar algumas atitudes, como fazer mais encomendas aos fornecedores e aumentar a venda de produtos. Lembre-se de que é recomendado que a sua empresa cresça conforme a economia e o segmento em que está inserida.

    6- Ser capaz de escalar o negócio

    Essa é uma das principais habilidades para conseguir expandir o seu negócio. O objetivo dessa ideia é aumentar as vendas sem elevar os investimentos e o custo fixo na mesma proporção. Ou seja, você pode gastar ou aplicar seu dinheiro um pouco mais, mas é importante que o total de itens comercializados seja muito maior.

    O que é necessário para expandir um negócio?

    Fonte: http://richtergruppe.com.br/saiba-como-identificar-o-momento-certo-de-expandir-seu-negocio/