Como abrir uma loja online de decoracao?
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Paula, penso que além do que foi proposto pela Thamiris, ainda é necessário fazer uma pesquisa extensa sobre como estão se saindo as empresas que hoje em dia prestam esse tipo de trabalho.
A primeira pergunta que eu me faria é: eu compraria um serviço de decoração pela internet?
Posso estar até enganado pois não é minha área, mas essencialmente eu vejo que esse é um mercado predominantemente feminino. E, pelo que eu percebo na minha experiencia do dia a dia é que as mulheres gostam de ir até o estabelecimento, conversar com um vendedor, trocar ideias sobre a decoração e inclusive, receber uma visita de um especialista na área para avaliar o ambiente e somente depois disso fechar a compra.
Como eu disse, posso estar até equivocado, mas mesmo assim é preciso fazer uma pesquisa com seu potencial público.
Espero ter contribuído. Sucesso nos negócios.
Boa tarde Paula. Quais são os seus objetivos em longo e curto prazo? Como fará para atingir as metas propostas? O planejamento é a primeira etapa e o seu maior guia para construir um empreendimento de sucesso.
1. Montando um plano de negócios
É preciso buscar o máximo de informações sobre o mercado em que seus produtos se encaixam. Não se engane, pois o foco de suas ações não será em vender produtos e sim em compreender os anseios do público-alvo. O sucesso da sua futura loja de decoração online está nas necessidades dos clientes que ainda não foram atendidas pelos concorrentes.
Entender em quais canais sua loja atuará e o quanto será gasto em processos para colocá-la no ar faz parte do seu plano de negócios. Para não se perder em meio aos gastos, determine um montante anual e divida-o igualmente entre os meses. Não se esqueça de contabilizar gastos com automações e definir um orçamento para marketing!
2. Escolhendo a plataforma de e-commerce
Para decidir a melhor plataforma para vender online, verifique qual delas oferece recursos adequados à escalabilidade do seu negócio. Você não quer, em pouco tempo, migrar de plataforma e ter o trabalho de recomeçar quase tudo, certo? Seu sistema de e-commerce deve oferecer recursos como:
3. Definindo meios de pagamento
Você já deve conhecer os meios de pagamento mais comuns e ter alguma ideia de quais deles oferecer. Tendo em vista que o maior volume de compras na internet é realizado com cartões de crédito, oferecer o diferencial de pagamento com dois cartões pode ser uma ótima ferramenta para elevar o ticket médio. Para gerir essas transações, existem três maneiras: os intermediadores, os gateways e as integrações diretas com operadoras de cartão de crédito.
4. Garantindo a segurança do site
A grande preocupação em relação às transações comerciais realizadas pela internet é a segurança das informações. Para não perder nenhuma venda por conta dessa questão, é fundamental investir em deixar os usuários confortáveis mostrando que existe uma preocupação real em proteger dados pessoais e financeiros.
O SSL é um recurso obrigatório em lojas virtuais e funciona protegendo dados informados em formulários de cadastro e checkout.
5. Montando estratégias de marketing
Em um mercado cada vez mais competitivo, é um grande desafio trabalhar com marketing digital. Ao iniciar uma loja do zero, você precisa captar, fidelizar e reter o maior número de clientes possível.
Identidade visual: Uma loja de decoração online deve ter a identidade visual como ponto chave. Mais uma vez, a plataforma pode ser um diferencial, oferecendo liberdade de customização de layout, temas prontos e toda a estrutura necessária para a loja ter a “cara” do seu público-alvo. Lembre-se: você vende estilo, conforto e personalidade!
Redes Sociais: Enquanto você não tem certeza de quais são os canais favoritos do seu público, trabalhe com os comuns: Facebook e Instagram. Além do Instagram, que é um ótimo caminho para trabalhar com imagens bem produzidas, o Pinterest pode ser útil para gerar reconhecimento junto aos fãs de decoração de interiores.
E-mail marketing: Uma loja virtual de sucesso tem o e-mail marketing como sua principal ferramenta! Ele é fundamental para desenvolver relacionamentos com o cliente, obter feedbacks e agitar sua base em expansão.
Anúncios pagos: Talvez você esteja se perguntando se deve ou não investir em publicidade paga. Se houver possibilidade, é um ótimo jeito de conseguir as primeiras vendas rapidamente! Faça testes seguros com aproximadamente 5% do seu faturamento.
6. Entendendo a logística
A logística é uma das grandes preocupações de um gerente de loja virtual. É importante ter um planejamento de prazos e planos de contingência para eventualidades. Além disso, o consumidor precisa ser informado sobre cada passo dado pela mercadoria até o recebimento.
Os meios de entrega mais utilizados no e-commerce são os Correios, as transportadoras privadas e a retirada na loja física, quando existe a possibilidade. A decisão logística depende também do volume da mercadoria, já que os Correios trabalham com limite de peso e tamanho.
7. Conhecendo a legislação
Estar por dentro das legislações que regem o comércio eletrônico é fundamental para evitar prejuízos e conhecer direitos — o seu e o do consumidor.
MEI: Boa parte dos lojistas, pequenos ou médios, atuam como Microempreendedor Individual. Atualmente, ter uma empresa legalizada é fundamental para que você consiga inclusive despachar encomendas nos Correios.
Lei do E-commerce: O comércio eletrônico têm regras específicas para a exibição de dados da empresa, preços e custos adicionais com frete, por exemplo. O Decreto Federal nº 7.962/2013 é o que regulamenta a defesa do consumidor no comércio eletrônico.
Direito de Arrependimento: A devolução de mercadorias também funciona de maneira diferente comparado às lojas físicas. No e-commerce, o consumidor é resguardado com um prazo de 7 dias corridos para devolver a mercadoria e solicitar a devolução integral dos valores pagos.
Fonte: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/monte-a-sua-loja-de-decoracao-online-em-7-passos-simples/