Sebrae Respostas Latest Perguntas

Alexandre Corrêa da Silva
  • -4
  • -4
Novo na comunidade

Como abrir uma escola particular?

  • -4
  • -4
Quais ferramentas necessárias para atrair o público para a sua escola particular?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Alexandre. Para que todo o processo de abertura do estabelecimento ocorra de maneira organizada, estratégica e regularizada, é preciso entendê-lo a fundo. Afinal, mesmo que você já tenha em mãos um serviço essencial, ainda precisa de todas as ferramentas necessárias para atrair o público para a sua escola, e não para a concorrência.

    1. Faça a análise de mercado e concorrência

    O primeiro passo para abrir uma escola é analisar o mercado em que você estará inserido e, em seguida, as demais instituições de ensino que operam dentro dele. Qual nível ou níveis de educação sua escola vai oferecer? Quem é o público-alvo (classe média, classe alta, jovens de determinado nível educacional)? Com as respostas dessas e outras perguntas em mãos, você deve analisar a fundo sua concorrência. O que eles estão fazendo que está dando certo? Quais são os diferenciais de cada instituição? De que forma elas buscam atrair mais alunos — com programas diferenciados, infraestrutura, laboratórios?

    Mais do que isso, analise o que elas não oferecem que você pode oferecer: é assim que você vai abrir uma escola que se destaque em meio às demais. Se você proporcionar o que as outras não têm, ou se oferecer um serviço com muito mais qualidade, você irá inaugura a instituição com o pé direito e terá os argumentos necessários para conquistar seu público-alvo.

    2. Avalie o capital inicial de investimento

    Depois de analisar a concorrência e decidir quais serão os recursos e diferenciais da sua própria escola, é hora de pensar em quanto tudo isso vai custar. Pode ser que, nesse momento, você perceba que seus planos são mais ambiciosos do que seu capital inicial de investimento. Aí, cabe a você tomar uma importante decisão: vai reduzir o alcance do planejamento ou correr atrás do valor que falta? Você pode conquistar investidores que vão querer embarcar na sua ideia e ajudar você a tirar sua escola do papel. Outro caminho é pedir um empréstimo.

    Quando tiver o valor definitivo para o capital inicial de investimento em mãos, é fundamental organizar seu orçamento por meio de uma listagem detalhada de quanto cada coisa vai custar dentro do processo de abrir e manter uma escola. Para que isso seja feito com eficiência, não deixe de considerar que, nos primeiros meses (ou até mesmo anos — você pode descobrir essa informação ao implementar o passo anterior), a escola não dará lucro: é preciso esperar um tempo até que os negócios se estabilizem um pouco e você passe a receber além daquilo que gasta

    3. Planeje a estrutura necessária para abrir uma escola

    A não ser que você vá construir sua escola do zero, muito provavelmente terá que adaptar o imóvel alugado ou adquirido para que ele tenha tudo sua instituição de ensino precisa. Isso inclui salas de aula, espaço para os professores e para o intervalo dos alunos, banheiros e bebedouros em quantidades suficientes, laboratórios, biblioteca etc.

    Por isso, é fundamental que você planeje exatamente o que sua escola vai oferecer e quantos alunos pretende comportar — isso influenciará no tamanho (quantos estudantes cada turma terá, em média?) e na quantidade de salas. A lei exige que cada sala de aula tenha um espaço mínimo de 1,2 metro quadrado por aluno.

    A faixa etária da turma também afeta a capacidade máxima. Alunos mais novos requerem uma atenção diferenciada dos mais velhos e, portanto, devem ficar em turmas mais reduzidas: o número recomendado aqui é de, no máximo, 25 crianças para os alunos de até 4 anos. Depois, eles podem ficar em turma com até 30 pessoas. Na adolescência, é possível até aumentar esse número, desde que exista o espaço mínimo exigido.

    Há ainda as mesas, cadeiras e quadros para cada sala de aula, além de móveis e equipamentos para a sala dos professores e para a cozinha, objetos/obras para decoração e, caso você invista em educação infantil, um espaço onde os pequenos possam brincar.

    Não se esqueça também dos computadores, redes de internet, sistemas e demais itens do setor de TI. Atualmente, a inovação é fundamental em todas as áreas do mercado. Quando falamos de instituições de ensino, a tecnologia tem um papel importante não apenas para modernizar a gestão e estabelecer um diferencial, mas também para proporcionar as melhores e mais novas ferramentas para a educação dos alunos.

    4. Cuide da documentação requerida

    A regularização para abrir uma escola é feita junto à prefeitura da cidade, à Secretária da Educação, ao Ministério da Educação e à delegacia municipal de ensino. Se tudo estiver em ordem no seu plano de negócio, eles vão fornecer todos os documentos necessários.

    É fundamental que esses documentos estejam sempre em ordem e atualizados, pois o consumidor dos serviços de qualquer instituição de ensino tem o direito de solicitá-los.

    5. Contrate os funcionários adequados para sua escola

    Uma escola não é nada sem os alunos e sem o quadro de colaboradores, não é mesmo? Enquanto os professores se dedicam a transmitir os conteúdos de suas disciplinas com eficiência e atraindo a atenção e o interesse da turma, todos os demais integrantes da equipe — zeladores, funcionários da lanchonete e/ou cozinha, segurança, secretários e, é claro, os gestores e a equipe administrativa — devem dar o seu melhor todos os dias para proporcionar um ambiente seguro e inspirador onde a criatividade e a inteligência dos alunos possa se desenvolver.

    Além da equipe de professores, que deve receber constantes oportunidades para desenvolvimento contínuo, você também precisará de profissionais para o departamento financeiro e para o departamento administrativo. É importante contar ainda com um suporte técnico, que pode ser terceirizado, e com uma equipe de limpeza e zeladoria: fundamentais para a gestão escolar no dia a dia da instituição, são eles os responsáveis por fazer com que tudo funcione e resulte na educação de qualidade e na satisfação dos alunos e responsáveis.

    6. Forneça segurança e higiene na escola

    Você deve valorizar a importância que a instituição de ensino tem na rotina e na vida de seus alunos. Para isso, é imprescindível investir na segurança e na higiene da escola. Isso vai desenvolver um ambiente agradável, confortável e, como já mencionamos, propício para que os estudantes possam focar em seu desenvolvimento intelectual e pessoal ali dentro sem maiores preocupações.

    A segurança e a higiene são grandes prioridades dos pais e responsáveis que buscam sua escola pensando em matricular seus filhos, e tem tanta importância quanto elementos diretamente relacionados ao ensino, como a infraestrutura escolar. Assim, investir para que sua instituição seja referência também nesses quesitos levará você ainda mais longe em meio à concorrência.

    Para tanto, você deve contar com alarmes e câmeras de vigilância, além de orientar os professores e demais integrantes da equipe a cumprir determinadas ações em suas rotinas, como sempre trancar a sala e não deixar os alunos menores sem supervisão. Ter funcionários na portaria durante todo o tempo de funcionamento também é muito eficiente.

    Quanto à higiene, você deve seguir todas as normas e regulamentos. Isso garantirá a qualidade de tudo o que for fornecido ou vendido aos alunos (banheiros, água nos bebedouros, lanches etc.) e dos espaços frequentados por eles e por sua equipe. Preste especial atenção a lugares como laboratórios e bibliotecas, onde a sujeira, a umidade e a ação de pragas podem danificar os equipamentos e materiais.

    7. Pense na localização da escola

    Antes de mais nada, a localização da escola influencia diretamente no alcance que você terá, já que ela estará em concorrência com as demais escolas da região — além daquelas que podem estar mais distantes, mas tem um perfil ou estilo similar. Há, ainda, a questão da segurança do bairro, algo fundamental para que os responsáveis tomem suas decisões, especialmente se os alunos vão para a escola ou voltam para casa sozinhos.

    Outro ponto que mostra o quão fundamental é acertar nessa escolha é o fato de que essa informação pode fazer toda a diferença quando os responsáveis e alunos forem pensar na logística para ir e voltar da escola todos os dias. Portanto, considere a possibilidade de ter um estacionamento para os pais ou, pelo menos, um espaço na frente da entrada onde eles possam parar com segurança para buscar os alunos.

    8. Defina a linha pedagógica

    Há diferentes sistemas de ensino aplicados nas escolas brasileiras. Cada um deles foi desenvolvido por especialistas e aprimorado ao longo do tempo e, portanto, trazem diferentes benefícios, desafios e diferenciais. Cabe a você escolher aquele mais alinhado com sua experiência, suas prioridades e com a proposta que você deseja para a escola.

    A linha pedagógica é fundamental para isso, pois os pais e responsáveis buscam instituições de ensino cujos preceitos estejam alinhados com suas próprias prioridades e com o perfil das crianças e jovens. De que maneira você e sua equipe farão a diferença na vida e no futuro dos alunos? Os responsáveis precisam sentir confiança nesse ponto, já que entregarão uma boa parte do desenvolvimento dos alunos em suas mãos.

    9. Monte uma estratégia eficiente de marketing

    Atualmente, o público não aceita mais apenas a publicidade tradicional, com comerciais na televisão e anúncios na mídia impressa. Eles ainda são relevantes, mas não podem ser a única forma de divulgar sua instituição de ensino. Para estabelecer sua escola como um nome forte e de confiança no mercado, invista no marketing de conteúdo e na presença na internet e nas redes sociais. O mercado de conteúdo visa levar, como o nome indica, conteúdo relevante para seu público, estabelecendo sua experiência e reputação.

    Enquanto isso, na internet e nas redes sociais, esse conteúdo pode ser levado para os usuários e seguidores por meio de blog posts, e-books e imagens, vídeos e postagens nas redes sociais, espaços onde você pode conquistar compartilhamentos e outros engajamentos que aumentarão o alcance da escola para além dos clientes já fidelizados.