Qual o passo a passo para abrir um negócio de produtos de limpeza?
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Boa tarde Semi. A produção artesanal de produtos de limpeza é, sem a menor sombra de dúvida, uma extraordinária alternativa de renda para aqueles que pretendem abrir um novo negócio ou simplesmente querem ocupar o tempo de maneira útil e agradável.
1- Qualidade
Para aqueles que pretendem comercializar e ter sucesso com a fabricação de produtos de limpeza artesanais, é muito importante o cuidado com a qualidade. Nunca abra mão dela. Lembre-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes e cientes de seus direitos. Para atraí-los e conquistá-los, seu produto deverá superar os já existentes no mercado.
2- Preço de venda
O preço de venda de cada produto pode ser o seu custo multiplicado por três. Por exemplo: no caso do amaciante, se foi gasto R$ 0,47 para fazer um litro, pode-se vender, no mínimo, por R$ 1,00 cada litro de amaciante pronto.
3- Matéria-prima
Se fizer uma quantidade maior de produto, você pode comprar as matérias-primas muito mais barato, e, assim, aumentar os seus lucros. Quanto maior a quantidade de matéria-prima adquirida, mais barato fica o seu produto de limpeza devido à economia de escala.
4- Pontos de venda
Os pontos de venda para esses produtos podem ser simples, mas devem ser muito bem organizados para atrair a atenção.
5- Padronização
Você deve colocar os produtos em galões de um determinado volume. O ideal é que sejam padronizados para uma boa apresentação. Cada galão com as devidas etiquetas, para a rápida identificação. Você pode comercializar o galão ou a granel se o cliente trouxer a embalagem. Basta vender por um preço mais baixo o que vai estimular essa ação.
6- Marketing
Ao lançar a sua linha de produtos no mercado, considere o marketing um fator importante para o sucesso do seu negócio. Com tantos desafios como abertura de mercado, condições econômicas, concorrência, a utilização do marketing o ajudará a transformar desafios em oportunidades. Aprofunde no assunto marketing. O marketing o apoiará no desenvolvimento do seu negócio.
7- Mercado
Busque conhecer primeiro o mercado. Pesquise a fundo. Conhecendo-o você definirá o seu alvo com facilidade, o que lhe permitirá explorar mercados com grande potencial. Descobriu um mercado favorável para atuar, ótimo. Após essa etapa, o importante é pesquisar para conhecer as necessidades de seus clientes. Procure descobrir algo novo que eles queiram. Forme um nicho de mercado para atuar.
8- Cliente
Uma etapa importante a ser citada é a conscientização de todos sobre o valor do cliente. Todos em conjunto devem desenvolver as suas ações de forma integrada em prol de um único objetivo: o cliente.
9- Lucro
Lembre-se que a lucratividade não pode ser considerada como primeiro objetivo. Mas sim como consequência por atender bem os seus clientes.
10- Marca
Crie uma marca forte. Agregue valores a esta marca. Faça o cliente conhecê-la, respeitá-la, consumi-la até mesmo admirá-la. Crie novas embalagens chamativas, seguras, originais e práticas. Considere a embalagem junto ao rótulo a roupagem de seu produto. Por isso, valorize também o seu rótulo. Dê a ele a mesma importância merecida.
Como montar uma loja de produtos de limpeza?
1- Localização
O primeiro ponto e talvez o mais importante na montagem deste novo negócio é a escolha do local onde a sua loja irá funcionar. Este tipo de empreendimento pede dois modelos de locais: bairristas ou em grandes centros comerciais. Em ambas as opções há um público relativamente variado e amplo, mas o investimento necessário para começar pode ser mais elevado na segunda opção, por isso é preciso escolher.
2- Concorrência
Este tipo de produto é vendido amplamente no mercado e por isso deve-se levar em consideração a concorrência também antes de montar o ponto comercial. São seus principais concorrentes: lojas do mesmo segmento, grandes redes de supermercado e mercadinhos locais.
O ideal é não ter uma concorrência direta, ou seja, evite montar sua loja de produtos de limpeza na mesma rua em que haja outro comércio. Prefira partir para pontos estratégicos como avenidas e cruzamentos, próximos a paradas de ônibus e em área de movimento de pessoas.
3- Estrutura
O mais importante é montar um espaço com muitas prateleiras, que podem ser feitas sob encomenda ou instaladas com a compra de gôndolas específicas para pontos comerciais, que são vendidas por metragem e feitas de metal, ótimas para produtos mais pesados.
No mais, é preciso montar apenas banheiro e mais dois ambientes: estoque e administrativo, que pode ser um pequeno escritório em uma sala fechada com divisórias ou apenas um local próximo ao caixa, caso já tenha espaço fechado para ser seu local para administração.
4- Investimento Inicial
O valor a ser investido inicialmente para montar uma loja de produtos de limpeza gira em torno de R$ 70 mil. Nestes custos estão incluídos o valor de montagem da loja, produtos, estrutura e também de serviços mensais para os primeiros dois meses como internet, água, luz e telefone, bem como os custos com funcionários.
5- Documentos Necessários
Como em toda empresa, para funcionar é preciso ter a abertura de firma, registro de CNPJ e da loja em órgãos competentes como a junta comercial da cidade, prefeitura e corpo de bombeiros. Os gastos com esta etapa do processo de abertura de loja giram em torno de R$ 1 mil, não muito mais que isso nem muito menos.
Toda essa documentação também é básica para quem quer trabalhar com cartão de crédito e conta bancária para depósito, pois é preciso que sejam abertos e registrados em nome da empresa e apenas com o número do CNPJ é possível conseguir tal processo.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, CNAE, planejamento e outros sobre como montar um serviço de conservação e limpeza.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-conservacao-e-limpeza,b4687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
10 dicas para o sucesso da sua produção artesanal.
Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-loja-de-produtos-de-limpeza/
Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.
Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.
Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.
Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.
Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.