Marcelo Veloso Pereira
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir um mini empório?

  • 0

Como fazer para abrir um empório de alimentos de alta qualidade e importados?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Olá Marcelo,

    Nesse link você vai encontrar roteiros completos para implantar mais de 350 tipos de negócio. Os mais próximos que encontrei de empóio são mercearias e minimercados. Boa parte do conteúdo poderá ser aplicado.

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias

    Sobre quais são os produtos mais vendidos, sugiro dois caminhos: Conversar com um proprietário de empório em um outro bairro e conversar com distribuidores de produtos alimentícios.

    De todo modo, essa é uma informação que você só terá de fato quando abrir a empresa e monitorar as vendas e o giro de estoque, pois isso irá variar de acordo com o posicionamento do seu empório. Pode ser que você dê um foco à produtos saudáveis, ou a produtos locais, ou a produtos da fazenda… enfim, não existe uma resposta padrão.

    Atenciosamente,

    Mauricio

     

  2. Bom dia!

    empório é um comércio varejista, que também pode ser chamado de mercearia, que oferece produtos chamados secos e molhados. Na maioria das vezes são alimentos de alta qualidade e importados.

    Os produtos comercializados por empórios são: geleias, embutidos, queijos, castanhas, grãos, antepastos, produtos artesanais, como macarrão, entre outros. Alguns empórios combinam esses produtos com cervejas artesanais, vinhos e, também, com algumas especiarias de padaria.

    O empório é um comércio varejista, que também pode ser chamado de mercearia, que oferece produtos chamados secos e molhados.

     

    Os produtos comercializados por empórios são: geleias, embutidos, queijos, castanhas, grãos, antepastos, produtos artesanais, como macarrão, entre outros.

    Independente do tamanho , faz-se necessário determinar um foco ao abrir um empório. Por exemplo: o empreendedor deseja abrir um negócio voltado à venda de cervejas ou vinhos; a partir dessa definição, ele busca desenvolver o mix de produtos que sejam complementos para os produtos carro-chefes.

    Deve-se atentar também para os seguintes aspectos:

    1- Localização do Empório

    • Para definir a localização do empório, deve levar em consideração o perfil do público alvo do negócio. Os consumidores dos produtos desse tipo de empreendimento normalmente são pessoas de classe A e B. Dê preferência a um local que seja de fácil acesso, próximo à bairros, em vias movimentadas e próximas a outros comércios. Faça um levantamento de quem serão seus concorrentes diretos e indiretos, próximos de onde pretende instalar seu negócio.
    • Primordial observar se o imóvel  atende aos seguintes pontos:
    • A planta aprovada pela Prefeitura do município.
    • Ponto é de fácil acesso, possui estacionamento para veículos (local, próximo ou conveniado), área para carga e descarga de mercadorias e conta com serviços de transporte coletivo nas redondezas.
    • Certificar-se de que  as atividades a serem desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento do Município.
    • Atentar para que placas de identificação do estabelecimento, letreiros e outdoors estão em conformiade com as  leis de zoneamento.

    2- Estrutura e Layout do Empório

    Os mais modernos empórios apostam em um conceito que remete aos antigos armazéns mantidos por imigrantes europeus, com um design rústico, itens de charcutaria pendurados, preços e informações escritos manualmente em pequenas lousas, iluminação não muito forte, móveis e equipamentos com lindo design e máxima qualidade.O empório pode congregar ainda um ambiente para os clientes desfrutarem de vinhos, cervejas e deliciosos petiscos ou tomar um saboroso café.

    3- Móveis e Equipamentos do Empório

    Escolha os móveis, equipamentos e utensílios corretamente para evitar gastos excessivos. Busque uma equipe especializada e a ajuda de um arquiteto para realizar toda a estrutura do empreendimento.

    Confira alguns itens necessários para um empório:
    – Gôndolas;
    – Prateleiras;
    – Balcão de atendimento;
    – Freezer;
    – Geladeira;
    – Balcão frigorífico;
    – Balança;
    – Cortador de frios;
    – Estantes;
    – Mesas;
    – Cadeiras;
    – Copos;
    – Pratos;
    – Travessas;
    – Talheres;
    – Chapa;
    – Mesa de inox.