A melhor forma de abrir um negócio é fazendo um empréstimo ou usando o cartão de crédito?
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Olá Jarbas,
Em qualquer uma das opções deve-se levar em consideração o custo da dívida que você está adquirindo (juros), a rentabilidade do negócio, bem como a sua capacidade de pagar a dívida. As duas opções citadas são as que possuem maiores taxas de juros no mercado onde os juros do empréstimo pessoal podem variar segundo o Banco Central entre (13,25% a.a – 776,57% a.a) dependendo da instituição financeira e para o Cartão de Crédito (5,72% a.a – 1.184,31 a.a). Vale lembrar que Cartão de crédito é mais adequado para o consumo e os custos com ele podem variar muito conforme valor pago da fatura (há juros e impostos nos parcelamentos da fatura).
Dessa forma, é aconselhável que você faça contas e compare qual a melhor opção. Tenho que destacar também, que uma outra opção de crédito é o consignado, aliás é o que possui as menores taxas no mercado. Ainda assim é preciso ter cuidado, pois no consignado você será descontado mensalmente o valor das parcelas na fonte (folha de pagamento, contracheque, etc) ou seja, você já recebe sua renda descontada, além disso é uma dívida de longo prazo.
Outras alternativas muito interessantes são o financiamento público pelo BNDES, investidores anjo, formar uma sociedade, crowdfunding, etc.
Há inúmeras possibilidades com prós e contras que devem ser friamente analisados por você, mas o importante é não comprometer o seu orçamento.
Espero ter ajudado!