Edson Geraldo dos santos
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como escolher missão e visão para ima loja de materiais de construção?

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  • Para uma pequena loja de matérias elétrico e de construção, qual a melhor definição para se adotar para a missão e visão da loja?

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2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Olá Edson, tudo bem?

    Há alguns dias atrás houve uma pergunta parecida aqui então vou transcrever o que respondi no dia porque acredito que sirva para a sua pergunta também, tá bom? Espero ajudar a sanar sua dúvida!

    A missão e valores devem ser definidos pelo(a) dono(a) do negócio.

    Basicamente a missão é a razão de existir da empresa. Então para defini-la pode-se fazer as perguntas: Qual o motivo ou a razão deste negócio existir? O que ele oferece ao público-alvo? O que ele contribui para a sociedade como um todo?

    visão envolve uma projeção do futuro da empresa e fazer as seguintes perguntas pode ajudar a defini-la: Onde eu enxergo que nós (empresa e funcionários) estaremos daqui a 5 anos? Quais objetivos pretendemos alcançar?

    Os valores são os princípios e crenças básicas em que o dono da empresa, assim como funcionários que fazem parte dela, acreditam, ou devem se basear para que a missão e visão sejam cumpridas.

    Cabe lembrar que como a empresa é uma organização viva, composta de seres vivos e sob constante mutação, esses três conceitos acima podem mudar ao longo da vida da empresa. Sendo assim, eles devem ser sempre revistos e ajustados, quando se fizer necessário, para que a empresa se adapte ao ambiente de negócios e às exigências do mesmo. Além disso, você pode pesquisar rapidamente por missões, visões e valores de empresas diversas para compreender melhor ou ter uma ideia de por onde começar, mas lembre-se, que você deve defini-las com base no seu negócio, jamais copiá-las.

  2. Parabéns, pela iniciativa, muitos acreditam que definir missão, visão e valroes e apenas para as grandes empresas, entendo que esta pode ser um importante ferramenta de gestão, uma vez que quando estiver em conflito com uma decisão pode recorrer a estes princípios e tomar a decisão com base no que acredita.

    Acredito que os conceitos já possui, por isto vou focar apenas na sua pergunta, se precisar podemos explorar melhor o conceito, em uma outra oportunidade.

    Como escolher uma missão, visão e valores

    Missão

     

    Para definir a missão é necessário saber para que ela existe. Se a empresa ainda não existe, ela é uma ideia que está na cabeça do empreendedor. Se ela já existe, os elementos para a construção da missão já estão postos e precisam ser identificados e descritos. A missão estabelece a estratégia de crescimento, os objetivos, metas e indicadores do negócio. Uma excelente definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o cliente.  Hoje muito comum responder “Qual a experiência que você quer proporcionar ao seu cliente?”, A missão deve propor desafios a todos e alimentar o engajamento à empresa.  Ela precisa ser clara, limpa e simples, traduzindo em poucas palavras o sentido e propósito da organização. Então responda dentro da Missão:

    1. Repito: “Qual a experiência que você quer proporcionar ao seu cliente?”
    2. Qual o principal benefício que sua empresa entrega ao cliente?
    3. Qual é o seu diferencial competitivo?
    4. O que o torna diferente da concorrência?
    5. Qual é o seu algo especial?

    Com base nesta reflexão, construa uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva. Mostre, apresente e valide com todos que entende ser importante e pergunte se faz sentido para eles para eles.

    Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

    Visão

    Visão é o seu sonho, até onde é o seu horizonte, onde quer ir, onde vai chegar, como ira medir, a visão deve ser séria e concreta, estabeleça suas metas ce curto, médio e longo prazo. A visão é o seu combustível.

    1. Qual é o seu sonho?
    2. Qual o seu horizonte? Qual o seu plano de 1 ano, 3 anos, 5 anos, 20 anos?
    3. Quais indicadores, como pode medir?
    4. Crie um documento em que fique claro quais objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período. Se possível, identifique os pontos de corte e objetivos intermediários.
    5. Agora resuma, valide com seus pares e divulgue?
    6. Em uma frase, você deve resgatar tudo o que planejou?

    Bons negócios,

    Estamos aptos para construir o seu plano,

    José Roberto Cassiano