Gemio Andrade Vieira
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Barbearia – Como atrair clientes?

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Comecei há dois anos cortando cabelo masculino, mas o negócio não vai muito bem. Por isso, devo procurar um emprego para investir, melhorar, ampliar e trazer novidades para a barbearia. Por enquanto tô trabalhando meio período na barbearia e em outro setor, e procurando um financiamento de algum Banco.

Já consegui uma pequena quantidade de clientes fixos que trazem novos clientes, mas devo trazer produtos de beleza também, roupas masculinas e outros produtos mas sem perder o foco na barbearia. Se alguém tiver dicas vou ficar grato.

Perguntas relacionadas

2 Respostas

  1. 10 dicas para sua barbearia “bombar”

    Com inovação, o mercado se reinventou e hoje está em expansão, com espaços incrementados e serviços diferenciados. Por focar no público masculino, as barbearias precisam de estratégias diferenciadas de marketing, para atrair e reter clientes, neste caso, o homem moderno. Por essa razão, as estratégias de marketing para barbearias também têm as suas peculiaridades.

    1- Aprenda Empreendedorismo

    Estude, faça cursos, leia, aprenda,aperfeiçoe-se. Uma das maiores dificuldades dos empreendedores da área é a falta de conhecimento sobre gestão e marketing. Cursos na área podem ajudar a superar as dificuldades do dia a dia.

    2 – Invista na divulgação da sua Barbearia

    Crie pacotes mensais, descontos e serviços diferenciados e conte com a ajuda das redes sociais para a divulgação. Hoje, elas são o melhor boca a boca. Faça sorteios de serviços para atrair novos públicos e aumentar sua carteira de clientes. Venda “combos” de barba e cabelo. Com criatividade é possível ter retorno sem investir muito.

    3 – Monte uma estratégia para fidelizar seus clientes

    Uma das melhores estratégias de marketing para barbearias é a fidelização. Como fazer isso? Crie um programa de fidelidade com descontos e benefícios como, por exemplo, a cada 4 cortes, ganha uma barba. Ou a cada cinco barbas, ganha um brinde. Seja criativo, inove!

    4 – Invista no seu atendimento

    Uma coisa que faz toda a diferença quando se trata de estratégias de marketing para barbearias é o atendimento. Entre em contato com o cliente para lembrar do horário, ligue no dia do aniversário e faça pesquisas para avaliar o nível de satisfação com o atendimento. Peça retorno e implemente melhorias.

    5 – Defina metas para sua barbearia crescer

    Para crescer, sua empresa precisa saber para onde quer ir. Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Uma das principais dificuldades apontadas por profissionais da área é não conseguir definir metas. Pode ser desde comprar um equipamento novo, até abrir uma filial.

    6 – Tenha os melhores profissionais

    Motive sua equipe, cobre resultados e saiba elogiar um trabalho bem feito. Uma grande dificuldade para as empresas do setor é a falta de profissionais preparados. Prepare os seus e motive-os para que eles sejam seus parceiros.

    7 – Fique atualizado!

    Em um mercado tão dinâmico, estar atualizado é fundamental. Participe de cursos de atualização, palestras, workshops, feiras e eventos do setor. Esteja por dentro das novidades, leia, pesquise, saiba o que é tendência. Essa estratégia permite que você esteja sempre um passo a frente dos seus concorrentes.

    8 – Qual seu público alvo?

     

    Uma grande dificuldade de muitos empreendedores da área é não conhecer seus clientes e seu público alvo. Pesquise, vá ao concorrente, analise o que ele tem de bom, converse com seu público, pergunte, saiba o que eles querem. Assim, você consegue otimizar recursos e investir onde, realmente, importa.

    9 – Barbearia? Ambiente masculino SIM!

    Um dos principais diferenciais da barbearia moderna é o ambiente. A maioria tem investido em decoração retro. Outros elementos como bar, cervejinha gelada, revistas masculinas e TV com futebol, também fazem sucesso entre os homens.

    10- Surpreenda o seu cliente!

    Essa é a dica definitiva e que faz toda a diferença neste mercado tão peculiar que são as barbearias. Surpreenda seu cliente, ofereça algo que ele não espera ou que ele não encontra nos seus concorrentes. Faça-o se sentir especial e querer voltar a barbearia

    Agora que você conheceu estas dicas, que tal aplicar um pouco delas em seu negócio e contar para a gente os resultados que teve? Até a próxima!

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  2. Boa tarde Gemio. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.

    A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    1- Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2- Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3- Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes

    Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.

    5- Faça promoções pelas redes sociais

    Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.

    Como atrair a lealdade de seus clientes.

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

    Curso gratuito Como Vender pela Internet.

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