EVANILDO OLIVEIRA
  • 0
Novo na comunidade

ABRIR MEI

  • 0

BOM DIA MINHA FILHA TEM 17 ANOS E FAZ 18  ANOS EM JANEIRO DE 2023. MORA COMIGO. ELA PODE ABRIR UMA MEI AGORA COM ESSA IDADE?

SE A RESPOSTA FOR SIM, O QUE FAZER PARA AGILIZAR OS TRAMITES?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Instrução Normativa nº 81, de 10 de junho de 2020, assegura a possibilidade de admissão de sócios menores de idade em sociedades limitadas desde que representados pelos pais ou responsáveis legais (se maiores de 16 anos e menores de 18 anos) ou assistidos (se menores de 16 anos). Os menores de 16 anos, porém, não podem exercer a função de administração na sociedade.

    Menores emancipados (com 16 ou 17 anos) também podem se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEI). Nesse caso, é obrigatório, ao se inscrever no Portal do Empreendedor, o preenchimento eletrônico da Declaração de Capacidade, com o seguinte texto: “Declaro, sob as penas da Lei, ser legalmente emancipado”.

    Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/socio-menor-de-idade,c4e89e665b182410VgnVCM100000b272010aRCRD#:~:text=Menores%20emancipados%20(com%2016%20ou,Lei%2C%20ser%20legalmente%20emancipado%E2%80%9D.

  2. Parabéns pela iniciativa, abrir u novo negócio, é um desafio, uma palavra que minimiza este desafio é PLANEJAMENTO, saber onde está e onde quer estar e fundamental para iniciar o novo negócio.

    Temos coisas importantes que você deve considerar antes de comprometer seu tempo e dinheiro para começar um negócio.

    Qual o seu melhor negócio?

    O que o mercado está precisando?

    Qual será o seu ramo de atividade?

    Bom três perguntas essenciais que te coloca no mercado.

    Talvez já tenha definido, você gosta de uma atividade, tem conhecimento técnico sobre ela e, a partir disso, enxerga um bom potencial de mercado, motivando a abertura do negócio.

    Agora coloque no papel, procure ou faça uma pesquisa, monte um planejamento onde você quer estar na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano e finalmente daqui a 5 anos, preste atenção este o momento onde vê o seu sonho tornando realidade, as dificuldades são importantes, não para você parar mas para você saber como trata-las no momento que acontecer.

    Algumas dicas que podem ajudar neste momento, responda estas perguntas:

    Quais são sei interesses?

    Esta reposta ajudará dar foco

     

    Quanto você quer lucrar em quanto tempo?

    Planejamento e a raiz de todo o seu sucesso, verifique antecipadamente quanto pretende investir e como vai investir, em principalmente por quanto tempo

     

    Quais são seus pontos fortes?

    Ninguém sabe tudo.  Estas respostas te encaminham para duas ações, se a atividade exige algo que não tem, invista em melhorara-lo ou buscar parceiros para suprir a necessidade, ou o segundo destaque seus pontos fortes de forma a mostrar como o seu diferencial em relação aos seus concorrentes

    Qual é a forma de trabalho que costuma se sair melhor?

    • Você gosta de pessoas ou prefere trabalhar sozinho?
    • Você gosta de servir ou prefere evitar as pessoas?
    • Você prefere servir qual faixa etária?

    O seu negócio é o seu cliente, tem que mudar alguma coisa? trabalhar isolado, ou evitar pessoas, as vezes é uma estratégia que leva ao fracasso.

     

    Qual os riscos que está disposto a correr?

    Abrir um negócio pode ser assustador, principalmente nos primeiros anos. Alguns negócios são mais assustadores que outros. Se você não quer ficar noites acordado pensando em como pagará seus empréstimos, ou se será processado, talvez seja melhor um negócio para o qual não seja necessário um capital tão grande no início.

     

    E o planejamento, já tem claramente objetivos, metas e planos?

     

    Você está atualizado?

    Estude, tudo o que está envolvido em sua ideia, analise o que deu certo, entenda o que deu errado, busque caminhos que outros já percorreram, para você melhorá-los, aperfeiçoar.

     

    Você sabe exatamente onde você quer chegar?

    Planejamento novamente, você só chega a seu destino caminhando, para isto tenha em mente onde quer chegar.

     

    Evite aborrecimentos fiscais, você conhece os aspectos legais do negócio que pretende abrir?

    Dispensar um contador, um consultor, ou um advogado, pode ser uma falsa economia neste momento, portanto não dispense este cuidado, ele te dará uma clara noção de obrigações que estão além do dia a dia de sua empresa.

     

    Também poderá encontrar maiores detalhes no link a seguir do sebrae  https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

     

    Bom como disse no início, planejamentos, conhecer onde ira dedicar tempo e dinheiro e primordial para o sucesso.

    Enfatizo a dica, conhecer as dificuldades não é para desistir e sim prepará-lo para supera-las

     

     

    Conte conosco