Mas para aproveitar bem essa data, é preciso planejar. Pesquisas de mercado analisam desejos de consumo da clientela e ajudam a identificar que tipo de produto tem mais adesão com seu público-alvo. Isso pode evitar desperdícios e gastos desnecessários.
“O empresário deve calcular bem as compras, porque a Páscoa é um evento sazonal e se houver sobra pode haver encalhe de produto no estoque”, explica Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.
1) Conquiste o cliente pelo olhar: Uma vitrine atraente pode ser meio caminho para o cliente fazer uma compra. Decoração com enfeites que façam menção a Páscoa pode mexer no estado de espírito das pessoas e nessa época é a emoção que faz a compra.
2) Bons produtos: Variedade e boa exposição são essenciais para despertar o desejo de comprar. Mas tome cuidado para não entupir a loja com produtos semelhantes.
3) Motivação: Ter uma equipe em harmonia e empenhada em vender mais é fundamental. Motive o time com premiações, aumento de comissões e bônus.
4) Entre no clima: Mesmo que seu estabelecimento não tenha ligação direta com a Páscoa, vale investir em uma decoração temática. Isso mostra que o empreendedor está sintonizado com momento e gera percepção positiva. Pense em como relacionar seu carro-chefe com a data.
5) Alma do negócio: A propaganda continua sendo uma boa dica para o varejo. Reserve uma verba para essa finalidade, principalmente para divulgar as ofertas.