CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Pagar em dia é sempre mais barato

É comum ouvir as pessoas dizendo que não gostam de pagar contas. Mas, algumas delas, além de não se sentirem bem, não conseguem pagá-las em dia, ficando perdidas na quantidade de contas que aparecem cotodianamente. Quando se tem uma empresa, a quantidade de contas é muito maior. Algumas vezes, o que falta não é o dinheiro, mas a organização – o que pode fazer com que as contas fiquem mais caras, diminuindo o lucro da empresa. Assim, este texto tem o objetivo de informar um pouco sobre melhores formas de você organizar seus pagamentos.

Um dos itens que tem trazido facilidade na hora de organizar as contas é o cartão empresarial. Trata-se de um cartão de débito e crédito direcionado às pessoas jurídicas. Ele proporciona facilidades para compra de bens e serviços para as empresas e funciona exatamente como os cartões para pessoas físicas, permitindo compras parceladas e sem juros. Os limites são negociados diretamente com os bancos.

Como um cartão comum, ele traz o benefício de uma compra a prazo desburocratizada com os fornecedores, inclusive com pagamento parcelado sem adicional de juros. O cartão também não precisa ficar restrito ao dono do empreendimento, ele pode ser utilizado pelos funcionários da empresa que exercem atividades externas, permitindo a centralização das despesas como combustível, alimentação, hospedagem, etc.

Além da vantagem de centralização, que permite aperfeiçoar o fluxo de caixa da empresa e a conversão para uma única data de pagamento, há, ainda, uma opção de acesso a crédito fornecida pelo BNDES. O banco oferece às empresas um cartão que permite o parcelamento das compras realizadas em fornecedores previamente cadastrados, com taxas de juros reduzidas.

O cartão empresarial pode ser um grande aliado na administração de sua empresa. Porém, se alguns cuidados não forem tomados, ele pode se tornar um grande vilão. É necessária uma utilização adequada, pois a facilidade em efetuar gastos pode levar ao endividamento excessivo. Deve-se dar muita atenção ao dia de vencimento da conta do cartão, dado que os juros e encargos cobrados pelo parcelamento do saldo devedor ou pelo atraso no pagamento são muito altos. Por isso, a conta do cartão deve ser quitada integralmente. Lembre-se que o cartão serve para facilitar os pagamentos e não para se tomar dinheiro emprestado.

Também existe o serviço de débito automático, até mais conhecido, mas que muitas pessoas não utilizam. Ele pode facilitar e muito a tarefa de executar despesas. O débito automático é uma autorização, dada aos bancos por parte do empresário, para efetuar débitos na conta-corrente da empresa referentes a diversas despesas, nos respectivos vencimentos, de forma automatizada. Ele gera a comodidade de que pagamentos referentes a salários, títulos, tributos e fornecedores sejam todos agendados. A utilização do débito automático ainda dá desconto em algumas situações, o que levar a um ganho financeiro.

O débito automático geralmente não vem com tarifas adicionais, mas requer do empresário um controle maior sobre a conta-corrente, já que só é efetivado se houver saldo suficiente. Então, deve haver um monitoramento para saber se realmente a conta foi paga no dia marcado.

Se você tem problemas para gerenciar o pagamento de suas contas e isso influencia no resultado de seu negócio, esses são apenas alguns dos serviços que podem ajudá-lo nessa tarefa – há, ainda, outras formas. Procure o SEBRAE. Juntos, poderemos encontrar soluções.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae