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Os segredos que impulsionam empresas de sucesso usando o Instagram para negócios

Os segredos que impulsionam empresas de sucesso usando o Instagram para negócios

A primeira lição é que para alcançar o sucesso  nos dias atuais, é preciso ter presença digital e está bem posicionado. Em 2020, todos os negócios precisaram se reinventar para sobreviver e a internet foi o ponto de partida das pequenas empresas e até mesmo as de grande porte precisaram se destacar no meio digital.

Neste universo, não basta apenas está online, você precisa ser visto e interagir com o público, e para isso o melhor caminho são as mídias sociais.

Atualmente, a maior parte das novas e pequenas empresas possuem uma conta nas redes sociais, mas muitas vezes esses perfis estão trabalhando a marca da maneira errada, sendo mal alimentados ou com conteúdo que não geram engajamento. Para alcançar o sucesso no meio digital, é preciso atrair a atenção dos usuários e atingir a expectativas do seu público, caso o contrário o seu negócio poderá fracassar nessas plataformas.

Sócio de três empresas de segmentos destintos, o empreendedor Diogo Felix acredita que o meio mais rápido de atrair resultados para uma marca é as redes sociais, e a única coisa em comum nas suas empresas são o método e a participação no mundo digital. “Todas as nossas marcas possuem uma presença forte e sólida nas mídias sociais, descobrir o que o nosso público espera da gente talvez seja a parte mais difícil, ganhar seguidores no Instagram, atrair o público alvo e gerar engajamento é um trabalho constante, e apesar de possuímos uma equipe de social media que cuida do setor, semanalmente acompanhamos os relatórios e o desempenho de cada perfil”, pontuou Felix.

As pequenas empresas precisam dar uma atenção especial a suas contas nas mídias sociais, mas se acertarem na comunicação desses perfis podem alcançar resultados imensuráveis.

No Instagram, o conteúdo talvez seja a parte mais importante a ser trabalhada, é preciso entender o que seu público alvo curte e com que tipo de conteúdo você conseguirá atrair a atenção de seus possíveis clientes. Uma boa foto ou vídeo pode não ser suficiente para gerar engajamento.

Explore as ferramentas, os Stories, Reels e o Feed. É preciso produzir um conteúdo atual para gerar comentários espontâneos e fazer com que as pessoas tenham interesse em compartilhar o conteúdo com os amigos.

Enquetes, assuntos sobre curiosidades e até dicas são muito importantes neste processo e podem fazer seu engajamento nas redes sociais aumentar. Um case de sucesso é o site de notícias “FocoPolítico”, que recentemente anunciou algumas mudanças na sua programação digital com o intuito de atrair um maior número de leitores, e a alternativa foi investir no SEO e no Google, de onde vem o seu maior tráfego atualmente. Um nicho delicado, pois com conteúdo político regional encontrou dificuldades de expansão, mas foi na própria internet que encontrou uma plataforma que lhe garantiu resultados.

A grande vantagem da rede é o ambiente democrático, que atende grandes e pequenas empresas sem a necessidade de altos investimentos para se destacar e ser atrativo na internet.

Independente do nicho de mercado, é preciso criar estratégias para posicionar uma marca na internet. A arquiteta Eduarda Moraes iniciou seu escritório a mais de 10 anos, e atualmente 95% do seus clientes surgem através do Instagram. Com uma equipe para cuidar das redes sociais, seu perfil profissional é mais que um portfólio, a rede social é a forma principal de captação de clientes e coleciona mais de 100 mil seguidores.

Com um smartphone já é possível fazer vídeos e fotos e começar a gerar conteúdo, mas é preciso planejar e analisar o interesse do seu público em cada plataforma. No Instagram, não basta só postar, mesmo que já tenha gerado comentários e curtidas sua empresa precisa se manter presente, comentar, opinar, a interação faz parte da engrenagem e não pode ser descartada.

Uma das melhores maneiras para alcançar o engajamento e conseguir com que as pessoas interajam com sua marca é interagindo, respondendo os comentários. Eles precisam entender que estão recebendo atenção, e cada seguidor tem uma grande importância para a empresa. Manter um relacionamento com seus seguidores é o primeiro passo para o sucesso, pois essa interação tem a capacidade de criar confiança e fidelidade à marca.

Nas redes sociais, a constância é uma ferramenta fundamental para aumentar o alcance, e um cronograma de publicações deve auxiliar as pequenas empresas. Postagem em horário pré-definido e diariamente tende a fidelizar o público e ajuda os algoritmos de algumas plataformas como é o caso do Instagram a impulsionar para mais pessoas.

Mais importante que quantidade, é a qualidade, e por isso você precisa escolher bem seus posts e planejar o conteúdo de acordo com o interesse dos seguidores.

Para facilitar, existem ferramentas que permitem agendar suas postagens no Instagram, mas em sua maioria esses serviços não são gratuitos. A vantagem é que mesmo que você e sua equipe estejam ocupados com outras atividades, sua empresa continua publicando nas redes.

Não existe atalho para alcançar o sucesso sem trabalho, mas existem ferramentas que não devem ser menosprezada. Então se você tem uma publicação gerando muito engajamento, pode impulsionar para que esse mesmo conteúdo alcance ainda mais pessoas. Os anúncios (ADS) também ajudam sua empresa a atrair novos seguidores segmentados com baixo custo de investimento, e com apenas R$ 10 reais você já consegue promover suas publicações e ter um retorno imediato no alcance de futuros clientes.

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